Há 40 anos atrás o Rush ficava mais sombrio com "Grace Under Pressure"
Resenha - Grace Under Pressure - Rush
Por Ricardo Bellucci
Postado em 09 de maio de 2024
O Rush sempre trabalhou no estado da arte na criação dos seus álbuns. O 10º álbum da banda foi lançado em 12 de abril de 1984. O título de Grace Under Pressure pode ter parecido a admissão de um estado de espírito combativo dentro do Rush na época. Afinal de contas, o som deles estava evoluindo de um heavy prog do passado para formas mais direcionadas ao pop, o que acabou por afastar dos seus fãs, principalmente quando eles abraçaram a tecnologia.
A verdade na realidade era muito menos complexa, no entanto, e o título do álbum simplesmente aludia à escalada das tensões da Guerra Fria em meados dos anos 80 e ao seu papel na inspiração de muitos dos temas escritos pelo baterista e letrista da banda, Neil Peart.
Ironicamente, as letras designam Grace Under Pressure como um dos álbuns mais sombrios e pessimistas do Rush. Isso contrasta diretamente com a produção limpa inventada pela banda e pelo engenheiro Peter Henderson, que substituiu a escolha original, Steve Lillywhite. Esses sons mais brilhantes foram, é claro, em grande parte obtidos nos sintetizadores que recentemente capturaram a imaginação do vocalista do Rush, Geddy Lee.
Os sintetizadores forneceram grande parte do impulso melódico que estruturou de Grace Under Pressure, sobressaindo sobre a guitarra outrora fundamental de Alex Lifeson. E ainda assim, o infinitamente versátil Deus das seis cordas foi claramente cúmplice da agenda obcecada por tecnologia do Rush, porque ele abandonou os acordes poderosos e solos vistosos por dedilhadas afiadas que evocavam jazz e reggae.
Grace Under Pressure alcançou facilmente o 10º lugar na Billboard de seu antecessor, Signals, alcançando a certificação de platina.
A direção musical mais pop do Rush durante os anos 80 continua sendo um tema de debate acalorado entre sua base de fãs. Mas uma única rodada de Grace Under Pressure é suficiente para nos lembrar que não existe um único LP do Rush realmente ruim. Existem simplesmente versões diferentes de gênio inspirado, adequadas para atender a uma variedade de gostos musicais.
Confira o vídeo abaixo.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps