Há 40 anos atrás o Rush ficava mais sombrio com "Grace Under Pressure"
Resenha - Grace Under Pressure - Rush
Por Ricardo Bellucci
Postado em 09 de maio de 2024
O Rush sempre trabalhou no estado da arte na criação dos seus álbuns. O 10º álbum da banda foi lançado em 12 de abril de 1984. O título de Grace Under Pressure pode ter parecido a admissão de um estado de espírito combativo dentro do Rush na época. Afinal de contas, o som deles estava evoluindo de um heavy prog do passado para formas mais direcionadas ao pop, o que acabou por afastar dos seus fãs, principalmente quando eles abraçaram a tecnologia.
Rush - Mais Novidades
A verdade na realidade era muito menos complexa, no entanto, e o título do álbum simplesmente aludia à escalada das tensões da Guerra Fria em meados dos anos 80 e ao seu papel na inspiração de muitos dos temas escritos pelo baterista e letrista da banda, Neil Peart.
Ironicamente, as letras designam Grace Under Pressure como um dos álbuns mais sombrios e pessimistas do Rush. Isso contrasta diretamente com a produção limpa inventada pela banda e pelo engenheiro Peter Henderson, que substituiu a escolha original, Steve Lillywhite. Esses sons mais brilhantes foram, é claro, em grande parte obtidos nos sintetizadores que recentemente capturaram a imaginação do vocalista do Rush, Geddy Lee.
Os sintetizadores forneceram grande parte do impulso melódico que estruturou de Grace Under Pressure, sobressaindo sobre a guitarra outrora fundamental de Alex Lifeson. E ainda assim, o infinitamente versátil Deus das seis cordas foi claramente cúmplice da agenda obcecada por tecnologia do Rush, porque ele abandonou os acordes poderosos e solos vistosos por dedilhadas afiadas que evocavam jazz e reggae.
Grace Under Pressure alcançou facilmente o 10º lugar na Billboard de seu antecessor, Signals, alcançando a certificação de platina.
A direção musical mais pop do Rush durante os anos 80 continua sendo um tema de debate acalorado entre sua base de fãs. Mas uma única rodada de Grace Under Pressure é suficiente para nos lembrar que não existe um único LP do Rush realmente ruim. Existem simplesmente versões diferentes de gênio inspirado, adequadas para atender a uma variedade de gostos musicais.
Confira o vídeo abaixo.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A sincera opinião de Pitty sobre Guns N' Roses, System of a Down e Evanescence
O clássico do rock que mostra por que é importante ler a letra de uma música
Os 5 álbuns de rock que todo mundo deve ouvir pelo menos uma vez, segundo Lobão
O guitarrista favorito de todos os tempos de James Hetfield do Metallica
"Até quando esse cara vai aguentar?" O veterano que até hoje impressiona James Hetfield
Para Geezer Butler, "13" não foi um álbum genuíno do Black Sabbath
O disco de thrash metal gravado por banda brasileira que mexeu com a cabeça de Regis Tadeu
A melhor música de heavy metal de cada ano da década de 1980, segundo a Loudwire
Steve Harris revela qual música gostaria de resgatar para os shows do Iron Maiden
O ícone do heavy metal que foi traficante e andava armado no início da carreira
Os melhores álbuns lançados por artistas brasileiros em 2025, segundo Regis Tadeu
A lenda do metal nacional cujo apelido veio após arrancarem suas calças
A banda de rock que Robert Smith odeia muito: "Eu desprezo tudo o que eles já fizeram"
A melhor banda ao vivo de todos os tempos, segundo Joe Perry do Aerosmith
O álbum dos anos 2000 que impressionou James Hetfield, do Metallica

A música do Rush que Geddy Lee diz ser "dolorosa" de ouvir
Rush anuncia morte da mãe do baterista Neil Peart
15 rockstars que são judeus e você talvez não sabia, segundo a Loudwire
A maior linha de baixo do rock, para Geddy Lee; "tocaria com eles? Nem a pau"
O álbum que, para Geddy Lee, marcou o fim de uma era no Rush; "era esquisito demais"
O guitarrista que Geddy Lee considera imbatível: "Houve algum som de guitarra melhor?"
Coldplay: Eles já não são uma banda de rock há muito tempo


