Green Day: Aquele que virou a chave
Resenha - Dookie - Green Day
Por Lucas Vicenzo Mariano
Postado em 03 de março de 2024
Em uma época, em que eu nem imaginava nascer, era lançado um álbum marcante e influente até hoje.
Green Day - Mais Novidades
Há 30 anos atras, no dia 01 de fevereiro de 1994, o Green Day lançava o álbum, "Dookie". 15 anos após o seu lançamento (2009), um moleque de apenas 10 anos, pegou da coleção do seu tio esse CD, depois de ouvir uma música dessa mesma banda em um filme, e resolveu colocar para escutá-lo e conhecer mais sobre essa banda que tanto o empolgou.
O Estrago estava feito, e não tinha mais volta.

Desde o primeiro momento, eu ouvi aquelas músicas e sabia que alguma coisa ia mudar na minha vida, eu fui pego e absorvido por esse álbum, que não conseguia parar de ouvir. Simplesmente, me viciei, e chegar da escola a tarde, e colocá-lo para ouvir, era meu maior prazer, e meu conforto.
Após anos no cenário independente, e alternativo, o Green Day resolveu "se vender ao sistema" (contém ironia), assinar com uma grande gravadora, e ganhar muito dinheiro com o que sabem fazer de melhor.
Com somente três semanas de gravação/produção, "Dookie" nasceu, e com ele, um retrato dos anos 90, uma mudança de rumo no Punk Rock, e uma virada chave na música da época. Segundo meu pai, que assistia MTV todo dia na época, "Basket Case" se tornou "insuportável" de tanto que tocou na TV, e rádios, o "pop punk" chegava as massas, pela primeira vez.
Sim, "Basket Case" é um hit com "R" maiúsculo, mas há tantas músicas boas no álbum, que são capazes de mudar a vida de moleque, ao mesmo tempo, agradar a qualquer um, empolgar uma corrida, um dia exercício, ou uma viagem, o que seja.
"Burnout" é um singelo, "caguei" para tudo, e todos. "Welcome to Paradise", é capaz de fazer você escalar um prédio, de tão empolgante. "Longview", se encaixa naquele dia, em que você se sente um inútil, e cobra a si mesmo por algo que deveria estar fazendo, ou se está preso em uma rotina de merda. "She", fala direto com você, sim, você mesmo, que acha que ninguém te escuta, ou não te dá atenção. "Coming Clean" tem um tema, que segue atual, até os dias de hoje, são apenas alguns exemplos.
Lá se vão 30 anos de lançamento, e 15 anos de que eu ouvi pela primeira vez, e após isso, minha vida mudou, eu só conseguia falar nisso, perguntava para todo mundo "conhece Green Day?" "Já ouviu Green Day?".
Hoje, eu te pergunto, "Conhece Green Day?", caso não, ou se só conhece as mais famosas, te convido a ouvir esse álbum pela primeira vez, por completo, com certeza, não será "um caso perdido".
De 1994, até hoje, "Dookie" vendeu 25 milhões de álbuns em todo o mundo.
Outras resenhas de Dookie - Green Day
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



20 bandas que nunca lançaram um disco ruim, de acordo com a Metal Hammer
Rhapsody se despedirá com formação clássica ao lado do Epica na América do Sul
Dave Lombardo comenta lenda dos 33 minutos de "Reign in Blood"
Live anuncia cancelamento de shows no Brasil
A cantora que conquistou James Hetfield com sua voz "de cheiro de cigarro"
A melhor música de rock progressivo de todos os tempos, segundo os leitores da Prog
Em clima de Copa do Mundo, Angra lança videoclipe da releitura de "Pra Frente Brasil"
A banda que Brian May achava que deveria ter sido gigantesca; "Eles foram nossos mentores"
O clássico que quase foi para o lixo por ser "pop" e parecer música de parque de diversões
John Bush não lamenta ter feito menos sucesso que colegas de geração
A música em que Dio disse ter cantado "como uma garota"
A música dos anos sessenta em que Ozzy Osbourne ouviu o começo do metal
Classic Rock ranqueia discografia do Bon Jovi do pior ao melhor álbum
As quatro melhores músicas do Led Zeppelin, segundo Robert Plant
A música do Black Sabbath que poderia ter sido do Iron Maiden segundo a Kerrang!

Green Day: os 30 anos do sucesso de "Dookie"
O melhor álbum de pop punk de todos os tempos, segundo o Loudwire
O disco punk clássico que Billie Joe Armstrong chamou de "um monte de merda"
Álbuns clássicos do rock e metal que quase tiveram outros nomes, segundo a Loudwire
10 músicas ligadas ao rock que entraram para o "Clube do Bilhão" do Spotify em 2026
RHCP: O monstro saiu da jaula com um de seus melhores trabalhos


