Green Day: Aquele que virou a chave
Resenha - Dookie - Green Day
Por Lucas Vicenzo Mariano
Postado em 03 de março de 2024
Em uma época, em que eu nem imaginava nascer, era lançado um álbum marcante e influente até hoje.
Green Day - Mais Novidades
Há 30 anos atras, no dia 01 de fevereiro de 1994, o Green Day lançava o álbum, "Dookie". 15 anos após o seu lançamento (2009), um moleque de apenas 10 anos, pegou da coleção do seu tio esse CD, depois de ouvir uma música dessa mesma banda em um filme, e resolveu colocar para escutá-lo e conhecer mais sobre essa banda que tanto o empolgou.
O Estrago estava feito, e não tinha mais volta.

Desde o primeiro momento, eu ouvi aquelas músicas e sabia que alguma coisa ia mudar na minha vida, eu fui pego e absorvido por esse álbum, que não conseguia parar de ouvir. Simplesmente, me viciei, e chegar da escola a tarde, e colocá-lo para ouvir, era meu maior prazer, e meu conforto.
Após anos no cenário independente, e alternativo, o Green Day resolveu "se vender ao sistema" (contém ironia), assinar com uma grande gravadora, e ganhar muito dinheiro com o que sabem fazer de melhor.
Com somente três semanas de gravação/produção, "Dookie" nasceu, e com ele, um retrato dos anos 90, uma mudança de rumo no Punk Rock, e uma virada chave na música da época. Segundo meu pai, que assistia MTV todo dia na época, "Basket Case" se tornou "insuportável" de tanto que tocou na TV, e rádios, o "pop punk" chegava as massas, pela primeira vez.
Sim, "Basket Case" é um hit com "R" maiúsculo, mas há tantas músicas boas no álbum, que são capazes de mudar a vida de moleque, ao mesmo tempo, agradar a qualquer um, empolgar uma corrida, um dia exercício, ou uma viagem, o que seja.
"Burnout" é um singelo, "caguei" para tudo, e todos. "Welcome to Paradise", é capaz de fazer você escalar um prédio, de tão empolgante. "Longview", se encaixa naquele dia, em que você se sente um inútil, e cobra a si mesmo por algo que deveria estar fazendo, ou se está preso em uma rotina de merda. "She", fala direto com você, sim, você mesmo, que acha que ninguém te escuta, ou não te dá atenção. "Coming Clean" tem um tema, que segue atual, até os dias de hoje, são apenas alguns exemplos.
Lá se vão 30 anos de lançamento, e 15 anos de que eu ouvi pela primeira vez, e após isso, minha vida mudou, eu só conseguia falar nisso, perguntava para todo mundo "conhece Green Day?" "Já ouviu Green Day?".
Hoje, eu te pergunto, "Conhece Green Day?", caso não, ou se só conhece as mais famosas, te convido a ouvir esse álbum pela primeira vez, por completo, com certeza, não será "um caso perdido".
De 1994, até hoje, "Dookie" vendeu 25 milhões de álbuns em todo o mundo.
Outras resenhas de Dookie - Green Day
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Mastodon oficializa nova formação, que conta com músico brasileiro
A música do AC/DC que Angus Young escolheu como sua favorita na guitarra
A banda que bateu um recorde dos Beatles e afundou em poucos anos
Ex-baterista do Guns N' Roses fala sobre o Axl Rose que a maioria não conhece
A gigante do rock que irritou Chris Cornell e virou alvo constante de Kurt Cobain
Nicko McBrain surpreende ao eleger os álbuns do Iron Maiden do pior ao melhor
O significado de "Highway to Hell", do AC/DC, segundo Angus Young
O disco de 1983 que Dave Grohl sabe tocar de cor e salteado; "Conheço cada virada de bateria"
O clássico do Whitesnake que foi gravado durante um bate boca aos berros no estúdio
Bruce Dickinson escolhe qual turnê do Iron Maiden é a sua preferida
Bono manda a real sobre o motivo do rock ter perdido espaço para o hip-hop nos anos 2000
O pior álbum dos Beatles de acordo com George Harrison
Mick Jagger não vê nada de bom em envelhecer, mas admite uma vantagem inesperada
Bono explica por que U2 colocou "Vertigo" em comercial da Apple: "Você tem que lidar com o diabo"
O vocalista que Robert Plant julgava inalcançável e que idolatrava o cantor do Led Zeppelin
Green Day: os 30 anos do sucesso de "Dookie"
Show no cemitério onde Dee Dee Ramone está enterrado celebrará 50 anos do Ramones
Green Day disponibiliza nova música, "I'm Never Gonna R.I.P."
O melhor álbum de pop punk de todos os tempos, segundo o Loudwire
O disco punk clássico que Billie Joe Armstrong chamou de "um monte de merda"
O melhor disco ao vivo de rock de todos os tempos


