Angra - Um ciclo de equilibrio no novo álbum
Resenha - Cycle Of Pain - Angra
Por Pedro Humangous
Postado em 30 de outubro de 2023
Como todo lançamento do Angra, muita expectativa é criada em torno de um novo álbum da banda. E com "Cicles Of Pain" não foi diferente, acompanhei os reports do estúdio disponibilizado pela banda no Youtube periodicamente. Pelos vídeos senti que o clima estava bom, os membros mais calmos, mais maduros – e até mais sérios – bem diferente dos reports dos álbuns anteriores, onde as piadinhas tomavam conta. E será que esse clima afetou as composições? Eu diria que sim.
Angra - Mais Novidades
Ouvindo as novas músicas, senti um clima mais pesado, mais sombrio, ainda mais prog e moderno. É notório que atualmente as bandas têm usado mais peso nas gravações, guitarras cada vez com mais cordas. E aqui temos a mesma situação – acredito que muito se deve à influência do Andreoli nas composições de guitarra – um peso absurdo, afinação baixa. Combina com o Angra? Com o antigo não, mas com a proposta atual, sim.
Para início de conversa, adorei a escolha da arte da capa, vívida, cheia de easter eggs remetendo à álbuns anteriores, bela sacada. Após uma rápida intro, "Cyclus Doloris" (que lembra muito as boas introduções da época de "Rebirth"), recebemos a primeira faixa, "Ride Into The Storm", veloz, todos os músicos soltando o braço, naquele Metal "Speedone" como gostam de chamar. Destaque para a cama de teclados e orquestrações e, obviamente, a voz do Lione, super bem encaixada com o instrumental, bem mais agressivo e confortável. E que refrão viciante! "Dead Man On Display" vem soturna, diferente, quebradona e não menos interessante – destaque total para o Bruno Valverde, meteram até um breakdown no meio da música! "Tide Of Changes Part I e II" a gente já tinha ouvido nos singles que soltaram antecipadamente e agradam em cheio, apesar do refrão diferente, que leva um tempinho pra se acostumar.
A surpresa vem com "Vida Seca", uma semi balada, cantada em português pelo Lenine, seguida pelo Lione em inglês, com uma ambientação que vai crescendo e ganhando corpo. Vale mencionar que praticamente todas as faixas possuem uma pequena intro que antecede a música em si, achei um belo toque. Com isso chegamos em "Gods Of The World", com letras um pouco mais incomuns se tratando de Angra, mas bem atuais e certeiras. Lembrou um pouquinho de Dream Theater, destaque para os solos emocionantes.
A faixa título tira o pé do acelerador e serve como balanço na audição, com linhas de baixo absurdamente lindas e inspiradas. "Faithless Sanctuary" surpreende trazendo uma brasilidade ao som, seguida de uma quebradeira prog de deixar o queixo no chão. "Here In The Now" é mais uma das baladas, sinceramente uma das menos interessantes do álbum. Isso porque na sequência, com "Generation Warriors", temos uma das melhores composições do disco, veloz, guitarras gêmeas, aquela pegada do Angra "das antigas" que tanto amamos. Candidata a virar clássico nos setlists futuros da banda. E pra fechar, "Tears Of Blood" traz um climão sombrio, cheio de piano, parecendo trilha sonora de filme. Um lindo refrão com Lione cantando no estilo ópera acompanhado da talentosa (arroz de festa) Amanda Somerville.
Um álbum bastante coeso, balanceado, longe da zona de conforto, escancarando a nova face do Angra. Nas primeiras audições senti dificuldade de digerir o que estava sendo proposto, os refrãos não grudam logo de cara, é preciso ter paciência e atenção para entender a mensagem completa que "Cycles Of Pain" traz. Vai dividir opiniões, certamente estará em muitas listas de melhores do ano. Apenas uma certeza, é o melhor disco da fase Lione.
FONTE: Hell Divine Magazine
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Metal Hammer e Classic Rock ranqueiam discografia do Metallica do pior ao melhor
Brian May diz que ele e Tony Iommi estão no novo álbum do Capitão Kirk
A canção que Renato Russo escreveu e a Legião Urbana preferiu esconder do público
Regis Tadeu explica por que o Slipknot deve agradecer de joelhos a Eloy Casagrande
Os 3 artistas considerados "rock de tiozão" pelo baixista do Nirvana Krist Novoselic em 1992
Tony Iommi recusou gravar último álbum com o Black Sabbath original
Regis Tadeu elege melhores e piores shows do primeiro fim de semana do Rock in Rio 2026
As dez melhores músicas de thrash lançadas entre 2000 e 2020, segundo a Metal Hammer
O melhor baterista de todos os tempos, segundo Lito Sousa, do Aviões e Músicas
A canção que Axl Rose gravou sob efeito de cogumelos e que deixou o Guns N' Roses furioso
"Não chego aos pés dele"; o guitarrista contemporâneo admirado por Jimmy Page
O momento que Duff McKagan considera um dos mais importantes da história do Guns N' Roses
A música que Bruce Springsteen escreveu tentando criar o maior rock de todos os tempos
Por que o último show do Sepultura mudou do Pacaembu para uma casa menor?
As dez melhores músicas de thrash lançadas entre 1983 e 1985, segundo a Metal Hammer

Rafael Bittencourt explica por que o Angra voltou a olhar para a fase Andre Matos
O e-mail de Andre Matos que deu aval para Bruno Sutter ser vocalista do Angra
Angra celebra a força dos palcos em novo videoclipe de "Lisbon"
Como era o mundo do metal quando ocorreram os atentados de 11 de setembro, há 25 anos
Vozes eternas do Heavy Metal brasileiro
O álbum do Angra que Edu Falaschi menos ouve, segundo o próprio
Por que é impossível ter carreira de heavy metal no Brasil, segundo Bill Hudson
Angra não tem planos para criar músicas novas no momento, afirma Rafael Bittencourt
Metallica: And Justice For All é um álbum injustiçado?


