Tuatha de Danann: uma ponte aérea entre Brasil e Irlanda
Resenha - In Nomine Éireann - Tuatha de Danann
Por Alexandre Veronesi
Postado em 22 de janeiro de 2021
Nota: 8 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
O subgênero Folk Metal definitivamente não está posicionado entre os mais populares no Brasil, mesmo dispondo de uma sólida base de fãs por aqui. A despeito disso, o grupo Tuatha de Danann, oriundo da mística cidade de Varginha/MG, simplesmente transcendeu o estilo e se tornou uma das maiores referências quando se fala em Heavy Metal no nosso país. Cada passo da banda é efusivamente comemorado, e não foi diferente com "In Nomine Éireann", lançado em Novembro de 2020, mais de 5 anos após seu antecessor, "Dawn Of A New Sun", de 2015 (isso considerando apenas álbuns cheios, pois em 2019 tivemos o EP "The Tribes Of Witching Souls").
Tuatha de Danann - Mais Novidades
A banda, que hoje é composta pelos excepcionais musicistas Bruno Maia, Giovani Gomes e Edgard Britto, fez em "In Nomine Éireann" um lindo tributo à música tradicional da Irlanda, país bastante rico e peculiar quando o assunto é folclore, e cuja cultura popular influencia diretamente a sonoridade do Tuatha de Danann desde os seus primórdios.
A audição do disco se revela uma experiência bastante sensorial e intrigante. Há o balanço perfeito entre peso e harmonia, muito bem representados dentro do direcionamento Celta/Folk proposto, e a sempre presente inserção de instrumentos incomuns na música pesada, como banjo, bouzouki, whistle, bodhrán e gaita irlandesa. Bruno Maia, líder e mente criativa por trás do grupo, é amplamente reconhecido por seu talento e engenhosidade descomunais, e o que ouvimos aqui faz total jus a tal reputação.
Dentre as 11 escolhas do repertório, que alternam-se entre canções tradicionais irlandesas e composições próprias, destacam-se, em especial, temas como a divertida "Molly Maguires", a intensa "Guns And Pikes", a bela "The Wind That Shakes The Barley" (que conta com a participação especial da cantora Daísa Munhoz, integrante das bandas Soulspell e Vandroya), a variada e poderosa "The Devil Drink Cider", além das boas instrumentais "Nick Gwerk's Jigs" e "The Dream One Dreamt", faixas que ostentam admirável riqueza melódica e elevado primor técnico.
Em suma, "In Nomine Éireann" é um álbum empolgante, prazeroso e recheado de vibrações positivas, tornando-se instantaneamente peça obrigatória na coleção dos fãs da banda e do gênero. Mais do que isso, um gratificante presente aos apreciadores da boa música em geral.
A versão física do material foi lançada no Brasil pelo selo Heavy Metal Rock, no formato CD, em embalagem digipack que evidencia um trabalho gráfico de alta qualidade.
Tuatha de Danann - In Nomine Éireann (2020)
Gravadora: Heavy Metal Rock
Data de lançamento: 25/11/2020
Tracklist:
01 - Nick Gwerk's Jigs
02 - Molly Maguires
03 - Guns And Pikes
04 - Moytura
05 - The Calling
06 - The Wind That Shakes The Barley
07 - Newry Highwayman
08 - The Master Reels
09 - The Devil Drink Cider
10 - The Dream One Dreamt
11 - King
Formação:
Bruno Maia - voz, guitarra, violão, banjo, bouzouki e whistle
Giovani Gomes - baixo e backing vocal
Edgard Britto - teclado e escaleta
Convidados:
Raphael Wagner - guitarra
Nathan Viana - violino
Rafael Delfino - bateria e bodhrán
Alex Navar - gaita irlandesa (faixas 1,3,4 e 10)
Kane O'Rourke - violino (faixas 1,2,4 e 8)
Finn Magill - violino (faixa 10)
Daísa Munhoz - voz (faixa 6)
Keith Fay - voz (faixa 2)
Folkmooney - voz (faixa 3)
Marcell Cardoso - bateria (faixa 6)
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



AC/DC anuncia show extra no Chile e encerra adição de datas na América do Sul
Como James Hetfield, do Metallica, ajudou a mudar a história do Faith No More
O álbum que rachou o Deep Purple: "O Jon gostou da ideia, mas o Ritchie não"
West Ham une forças ao Iron Maiden e lança camiseta comemorativa
A única música do "Somewhere in Time" do Iron Maiden que não usa sintetizadores
Os 25 melhores álbuns do metal britânico, segundo o RYM
A melhor banda de metal de todos os tempos, segundo Scott Ian do Anthrax
A melhor música de cada disco do Metallica, segundo o Heavy Consequence
O guitarrista que é o melhor da história e supera Jimi Hendrix, segundo Steve Vai
Os dois solos que, para Ritchie Blackmore, inauguraram a "guitarra elétrica inglesa"
A música do Queen que Freddie Mercury só tocava no "piano errado"
Cinco músicas totalmente excelentes lançadas em 2025
A opinião de David Ellefson sobre a icônica linha de baixo de "Peace Sells"
A música que encerrou todos os shows que o AC/DC fez no Brasil


Trio punk feminino Agravo estreia muito bem em seu EP "Persona Non Grata"
Svnth - Uma viagem diametral por extremos musicais e seus intermédios
Em "Chosen", Glenn Hughes anota outro bom disco no currículo e dá aula de hard rock
Ànv (Eluveitie) - Entre a tradição celta e o metal moderno
Scorpions - A humanidade em contagem regressiva
Sgt. Peppers: O mais importante disco da história?


