Nawather: Metal com Folk Oriental
Resenha - Wasted Years - Nawather
Por José Sinésio Rodrigues
Postado em 18 de abril de 2020
Nota: 9 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
Tem umas bandas que aparecem, de vez em quando, que são simplesmente incríveis e muito inovadoras, de modo que não tem como descrevê-las de outra maneira! E mais: às vezes, umas bandas assim surgem em lugares que a gente nem se lembra de que existem. Quem poderia imaginar que num país sem a menor tradição no Metal, como a Tunísia, surgiria uma banda tão excelente, tão versátil e tão criativa quanto o NAWATHER?

É bem verdade que da Tunísia já conhecemos as bandas PERSONA e MYRATH (particularmente esta última já goza de certa fama no cenário europeu, já tendo, inclusive, se apresentado no festival Wacken Open Air). Mas o NAWATHER é a banda que faltava no Heavy Metal. Imagine que este pessoal conseguiu fundir a sonoridade folclórica típica do Oriente Médio com o Metal. Imagine que eles introduziram na música pesada, de modo magnífico, o kanun (também chamado de qanun; trata-se de um instrumento de cordas, basicamente um tipo de harpa, que surgiu no Irã, no Século X – tive de pedir ajuda ao Google, claro, para saber isso). O resultado é uma banda cujo som é uma excelente mistura de Metal Progressivo com música folclórica do Oriente Médio, algo que eu, particularmente, ainda não tinha visto – ou melhor: ouvido.
Outra curiosidade: a banda é um sexteto e tem dois vocalistas: Wajdi Manal, que faz o vocal masculino gutural, e Ryma Nakkach, nascida em Oman, que faz o vocal feminino feérico e limpo. Os outros integrantes fundem com perfeição a sonoridade de seus instrumentos com as vocalizações. O resultado é simplesmente surpreendente!
Até o momento, o NAWATHER possui apenas um álbum, que foi lançado lá em 2016, quase três anos após a formação da banda. Trata-se de Wasted Years, um trabalho que contém nove faixas, sendo uma delas instrumental. E que músicas excelentes este trabalho contém! Em cada uma delas, a atmosfera de Oriente Médio se faz presente. Algumas músicas, como "Falling Down The Slope", são marcadas por vocais masculinos guturais, típicos do Death Metal; contudo, as belas vocalizações limpas femininas se fazem presentes em cantos mais duradouros.
As músicas apresentam algumas evidentes diferenças entre si. "Daret Layyem", por exemplo, apresenta um início com cordas e tambores, algo a desafiar descrição; a voz viajante da vocalista Ryma surge delicada e viajante. "Raped Dreams" se mostra mais profunda e sombria, havendo maior profusão de vocais Death até algumas passagens eletrônicas ao fundo, nada que prejudique seu resultado final. E por falar em resultado final, vamos resumir a conversa: o álbum Wasted Years é um trabalho excelente, magistral, destes que, quando aparecem, a gente nem acredita! Antes de terminar, uma curiosidade: habitualmente, em suas músicas, a banda aborda como temática a esperança, mas também o terrorismo!
Formação do NAWATHER no álbum Wasted Years:
• Wajdi Manai – Vocal;
• Hichem Ben Amara - Baixo;
• Yazid Bouafif – Guitarra;
• Nidhal Jaoua – qanun;
• Ryma Nakkach – Vocal.
Track List do álbum Wasted Years:
61. Portals to Edinya;
62. Falling Down the Slope;
63. Daret Layyem;
64. Raped Dreams;
65. Broken-Winged Bird;
66. Time to Raise the Curtains;
67. Defnouna;
68. Succubus Romance;
69. Kont Trab
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



As 5 maiores bandas da história do heavy metal, em lista da Forbes
Eloy Casagrande anuncia ter finalizado suas partes para o próximo álbum do Slipknot
U2 anuncia quarto e último show no Brasil da Tour The Greatest Show On Earth 2027
Neil Peart, David Gilmour e Sid Wilson não concordam sobre o maior baterista do mundo
Regis Tadeu aponta problema no show do Iron Maiden e explica atitude do atual baterista
Falta de dedicação teria afastado o baterista Nick Menza do Slayer, segundo Kerry King
A banda de heavy metal que Josh Homme ama, mas não quer imitar de jeito nenhum
Os 50 artistas de rock e metal mais ouvidos de todos os tempos no Spotify
A cantora que usou música do Slayer para combater o patriarcado
A música favorita de Pete Townshend, do The Who; "É tudo o que eu gostaria de fazer"
O cover que o Black Sabbath mais tocou ao vivo durante toda a carreira
A faixa de "Reign in Blood" que Tom Araya não é muito fã
Eminem iria gravar música do primeiro disco solo de Tony Iommi
David Ellefson comenta relação entre "Go to Hell", do Megadeth e "Enter Sandman", do Metallica
Roqueiro doidão não tem mais vez no mercado, afirmam produtores musicais
Duff McKagan: "Nikki Sixx, do Motley Crue, é um gênio!"
Bandas Novas: 10 coisas que vocês jamais devem dizer no palco

"Gates of Twilight", a estreia certeira do Wings of Steel
Nunslaughter retorna disparando blasfêmia de grosso calibre no ótimo "Satanic Chaos Legions"
Immolation mantém a extremidade intacta com "Descent"
The Hellacopters revê sua transformação em "Cream Of The Crap! Volume 3"
O ocultismo britânico ganhou novos contornos com "Woodland Rites" do Green Lung
Biohazard retorna afiado com "Divided We Fall"
Tyketto recupera o fôlego com "Closer to the Sun", seu primeiro disco em uma década



