In Flames: em 2016, um duplo ao vivo que esquece do passado
Resenha - Sounds From The Heart of Gothenburg - In Flames
Por Mateus Ribeiro
Postado em 18 de setembro de 2019
Nota: 9 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
"Sounds From The Heart of Gothenburg" é o segundo disco ao vivo do In Flames, lançado em 23 de setembro de 2016. O álbum duplo é o último registro do baterista Daniel Svensson, que participou da formação mais duradoura da banda.
Na época, o In Flames estava divulgando 'Siren Charms", décimo primeiro disco de estúdio. Por este motivo, o ao vivo conta com sete músicas do então lançamento mais recente, a grande maioria presente na primeira parte do trabalho. Na verdade, o disco retrata muito mais o que a banda fez neste século e praticamente esquece do passado glorioso vivido por Björn Gelotte e sua turma.
Se você for aquele fã true, preso na trilogia formada pelos maravilhosos "The Jester Race", "Whoracle" e "Colony", talvez vá achar o trabalho uma bela de uma desgraça. Por outro lado, se você já presenciou alguma apresentação da banda, sabe que os caras são competentes ao extremo, e são capazes de transformar a mais enfadonha das músicas em uma usina de energia. De fato, "Sounds From The Heart of Gothenburg" mostra toda a competência da banda em cima de um palco.
Apesar de eu, particularmente, achar "Siren Charms" o disco mais chato e sem alma lançado pelo grupo, suas canções funcionam ao vivo, com destaque para a balada "With Eyes Wide Open", a explosiva "In Plain View", "Everything´s Gone", "Paralyzed" (um dos melhores momentos do show) e "Rusted Nail". Até mesmo a vexatória "Through Oblivion" acaba ficando audível.
Ainda falando sobre os discos mais recentes, o maravilhoso "Sounds Of a Playground Fading" é muito bem representado pelas ótimas "Fear Is the Weakness", "Where the Dead Ships Dwell", "Ropes" e "Deliver Us". O não menos competente "A Sense Of Purpose" é lembrado com "Delight And Angers", a imensa e emocionante "The Chosen Pessimist" e o hit "The Mirror´s Truth".
Já a fase de transição da banda traz clássicos como "Take This Life", "The Quiet Place", "Trigger" e "Cloud Connected". Já da fase "Clayman" pra trás, só temos "Only For The Weak" e "Resin".
Gravado na cidade natal da banda em 2014, "Sounds From The Heart of Gothenburg" é um excelente registro, que mostra não apenas o poder do In Flames ao vivo, mas as razões pelas quais a banda sueca é um dos maiores nomes de sua geração.
Seja você fã da velha guarda, seja admirador dos trabalhos, mais novos, vale a pena ouvir. Se você tem o azar de não conhecer o trabalho dos caras, esse ao vivo é uma excelente oportunidade!
Ano de lançamento: 2016
Faixas:
Disco 1:
"In Plain View"
"Everything's Gone"
"Fear Is the Weakness"
"Trigger"
"Resin"
"Where the Dead Ships Dwell"
"With Eyes Wide Open"
"Paralyzed"
"Through Oblivion"
"Ropes"
Disco 2:
"Delight and Angers"
"Cloud Connected"
"Only for the Weak"
"The Chosen Pessimist"
"The Quiet Place"
"When the World Explodes"
"Rusted Nail"
"The Mirror's Truth"
"Deliver Us"
"Take This Life"
formação:
Anders Fridén: vocal
Björn Gelotte: guitarra
Niclas Engelin: guitarra
Peter Iwers: baixo
Daniel Svensson: bateria
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Confira os vencedores do Grammy 2026 nas categorias ligadas ao rock e metal
O rockstar dos anos 1980 que James Hetfield odeia: "Falso e pretensioso, pose de astro"
Novo disco do Megadeth alcança o topo das paradas da Billboard
Veja Andreas Kisser de sandália e camiseta tocando na Avenida Paulista de SP
As bandas "pesadas" dos anos 80 que James Hetfield não suportava ouvir
A humildade de Regis Tadeu ao explicar seu maior mérito na formação da banda Ira!
Polêmica banda alemã compara seu membro com Eloy Casagrande
Mike Portnoy admite não conseguir executar algumas técnicas de Mike Mangini
A música feita na base do "desespero" que se tornou um dos maiores hits do Judas Priest
Produtor descreve "inferno" que viveu ao trabalhar com os Rolling Stones
Bruce Dickinson grava novo álbum solo em estúdio de Dave Grohl
Músicos do Angra encontram Bruce Dickinson gravando novo disco em estúdio de Dave Grohl
As cinco bandas de rock favoritas de Jimi Hendrix; "Esse é o melhor grupo do mundo"
Os 5 melhores álbuns de todos os tempos, segundo Nick Mason do Pink Floyd
Para Lars Ulrich, o que tornava o Slayer interessante era seu extremismo

Mikael Stanne relaciona a existência do Dark Tranquillity e do In Flames a Tomas Lindberg
A contundente opinião de Anders Fridén, vocalista do In Flames, sobre religião
O ícone do metal moderno que "deu carteirada" para assistir show do Kiss com o filho
A importância do In Flames na formação musical de Matt Heafy, vocalista do Trivium
Loudwire lista álbuns de rock e metal que completam 30 anos em 2026; "Roots" fica de fora
Em 1977 o Pink Floyd convenceu-se de que poderia voltar a ousar


