Amon Amarth: um dos grandes álbuns ao vivo da história do metal
Resenha - Pursuit of Vikings - Amon Amarth
Por Ricardo Seelig
Postado em 23 de agosto de 2019
Grandes álbuns ao vivo transformam bandas em lendas. "Made in Japan" fez isso com o Deep Purple em 1972. "Alive!" mostrou a incrível força do Kiss em 1975. "Live After Death" eternizou o auge do Iron Maiden em 1985. Exemplos não faltam.
Essa lista acaba de ganhar um novo integrante com "The Pursuit of Vikings: 25 Years in the Eye of the Storm", que comemora o aniversário da banda sueca Amon Amarth, maior nome do viking metal mundial já há alguns anos. O título acaba de sair no Brasil em um luxuoso box triplo com 2 DVDs e 1 CD. O primeiro disco traz um documentário sobre o grupo, enquanto o segundo vem com o show realizado pela banda no festival alemão Summer Breeze em 2017 e o terceiro vem com o áudio dessa apresentação. O foco deste review é apenas o CD, não o vídeo.
Gravado durante a turnê de divulgação do excelente "Jomsviking" (2016), o material traz cinco canções do disco entre as suas dezesseis faixas: "First Kill", "The Way of Vikings", "At Dawn’s First Light", "Raise Your Horns" e "A Dream That Cannot Be", essa última com a participação de Doro Pesch. O tracklist equilibra composições de toda a carreira da banda e passa a limpo uma trajetória que já entrou para a história do heavy metal.
"The Pursuit of Vikings" comprova o impacto do som do Amon Amarth junto ao público. São fartos os momentos de participação da audiência, seja cantando os refrãos ou entoando as melodias, ou apenas respondendo às interações do vocalista Johan Hegg.
A banda, entrosada ao extremo, domina o repertório e o palco. A interação entre as guitarras de Olavi Mikkonen e Johan Söderberg é intensa, enquanto o baixo de Ted Lundström recheia tudo com ainda mais peso. Como toda banda de death melódico que se preze – e essa é a essência da sonoridade dos suecos -, o trabalho de bateria é extremamente técnico e preciso, cortesia de Jocke Wallgren.
Um dos grandes álbuns ao vivo da história recente do metal, "The Pursuit of Vikings" é também o documento da força do Amon Amarth, uma banda repleta de ótimas canções e com um público que cresce a cada ano.
Que venham mais 25 anos, brothers!
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A única banda de rock brasileira dos anos 80 que Raul Seixas gostava
3 gigantes do rock figuram entre os mais ouvidos pelos brasileiros no Spotify
Site de ingressos usa imagem do Lamb of God para divulgar show cristão
O fenômeno do rock nacional dos anos 1970 que cometeu erros nos anos 1980
Shows não pagam as contas? "Vendemos camisetas para sobreviver", conta Gary Holt
O músico que Ritchie Blackmore considera "entediante e muito difícil de tocar"
A primeira e a última grande banda de rock da história, segundo Bob Dylan
Ritchie Blackmore aponta os piores músicos para trabalhar; "sempre alto demais"
Desmistificando algumas "verdades absolutas" sobre o Dream Theater - que não são tão verdadeiras
Dorsal Atlântica termina gravações do seu novo disco "Misere Nobilis" e posta vídeo reflexivo
A banda fenômeno do rock americano que fez história e depois todos passaram a se odiar
Graham Bonnet lembra de quando Cozy Powell deu uma surra em Michael Schenker
Os 50 melhores álbuns de 2025 segundo a Metal Hammer
Fabio Lione anuncia turnê pelo Brasil com 25 shows
Metal Hammer aponta "Satanized", do Ghost, como a melhor música de heavy metal de 2025

Amon Amarth anuncia turnê europeia com Soilwork e Orbit Culture para 2026


