The Mist: Na linha de frente de um novo metal
Resenha - Gottverlassen - Mist
Por Ricardo Cunha
Postado em 08 de agosto de 2019
Nota: 9 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
Na post anterior dissemos que a banda não tinha nada a provar e, de fato, não tem. Se olharmos para Ashes to Ashes, Dust to Dust isoladamente, podemos dizer que ele parece meio deslogado e/ou feito às pressas. Porém, ao analisarmos no contexto do conjunto da obra, descobriremos que foi necessário para 1) manter a unidade do grupo, 2) permitir que este grupo se reinventasse musicalmente e 3) criar as condições de existência para o que viria.
Gottverlassen, mostra que os músicos amadureceram como banda e isto lhes deu disposição pra explorar novos territórios. Na verdade, a banda se aprofundou no projeto esboçado em "Ashes to Ashes". O que se ouve aqui é algo que eu descreveria como uma música de natureza híbrida entre o orgânico e o mecânico. Uma sonoridade diferente de quase tudo o que já ouvi. De acordo com meus referenciais, identifiquei nomes que podem ter influenciado à banda na concepção da obra: Voivod (War And Pain), Prong (Beg To Differ) e Sepultura (Chaos A.D). Eu não consigo dizer quem dentre os citados teve mais peso na inspiração, mas se o que digo faz sentido, a mistura foi suficientemente boa para que a banda viesse a conceber sua nova marca. As músicas não são uma grande demonstração de técnica, mas imagino que eles nem tenham se preocupado com isto. Ao contrário, estavam na linha de frente de um proto-nu metal que tomaria o mundo de assalto num futuro próximo. Os destaques do disco são: Fangs Of A Pig, Jesus Land e Devilscreen.
A banda fez algo que apontava para um futuro promissor, por esse motivo, foi realmente uma pena que tenha encerrado suas atividades pouco tempo depois. A formação que gravou esse álbum contava com Cassiano Gobbet (Vocals, Bass), Christiano Salles (Drums), Jairo Guedz (Guitars). Fábio Andrey (ex-Insanity), foi adicionado ao grupo durante a tour de suporte ao lançamento. Ele complementou a formação como segundo guitarrista e permaneceu até o encerramento oficial das atividades do grupo.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Amy Lee relembra a luta para retomar o controle do Evanescence; "Fui tratada como criança"
O cover gravado pelo Metallica que superou meio bilhão de plays no Spotify
A condição de Ricardo Confessori pra aceitar convite de Luis Mariutti: "Se for assim, eu faria"
A curiosa lista de itens proibidos no show do Megadeth em São Paulo
A banda de abertura que fez Ritchie Blackmore querer trocar: "Vocês são atração principal"
Dez músicas clássicas de rock que envelheceram muito mal pelo sexismo da letra
Bangers Open Air inicia venda de ingressos para 2027; confira possíveis atrações
Astro de Hollywood, ator Javier Bardem fala sobre seu amor pelo Iron Maiden
Sepultura se despede entre nuvens e ruínas
A música do The Police em que Sting se recusou a tocar: "Enterrou a fita no jardim"
A banda de metal que Lars Ulrich disse que ninguém conseguia igualar: "Atitude e vibração"
O clássico lançado pelo Metallica em 1984 que revoltou os fãs: "Eles surtaram"
"Exageraram na maquiagem em nós": Chris Poland lembra fotos para álbum do Megadeth
Guns N' Roses supera a marca de 50 shows no Brasil
6 álbuns de rock/metal nacional lançados em 2025 que merecem ser conferidos
Em 1977 o Pink Floyd convenceu-se de que poderia voltar a ousar


