The Mist: Na linha de frente de um novo metal
Resenha - Gottverlassen - Mist
Por Ricardo Cunha
Postado em 08 de agosto de 2019
Nota: 9 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
Na post anterior dissemos que a banda não tinha nada a provar e, de fato, não tem. Se olharmos para Ashes to Ashes, Dust to Dust isoladamente, podemos dizer que ele parece meio deslogado e/ou feito às pressas. Porém, ao analisarmos no contexto do conjunto da obra, descobriremos que foi necessário para 1) manter a unidade do grupo, 2) permitir que este grupo se reinventasse musicalmente e 3) criar as condições de existência para o que viria.
Gottverlassen, mostra que os músicos amadureceram como banda e isto lhes deu disposição pra explorar novos territórios. Na verdade, a banda se aprofundou no projeto esboçado em "Ashes to Ashes". O que se ouve aqui é algo que eu descreveria como uma música de natureza híbrida entre o orgânico e o mecânico. Uma sonoridade diferente de quase tudo o que já ouvi. De acordo com meus referenciais, identifiquei nomes que podem ter influenciado à banda na concepção da obra: Voivod (War And Pain), Prong (Beg To Differ) e Sepultura (Chaos A.D). Eu não consigo dizer quem dentre os citados teve mais peso na inspiração, mas se o que digo faz sentido, a mistura foi suficientemente boa para que a banda viesse a conceber sua nova marca. As músicas não são uma grande demonstração de técnica, mas imagino que eles nem tenham se preocupado com isto. Ao contrário, estavam na linha de frente de um proto-nu metal que tomaria o mundo de assalto num futuro próximo. Os destaques do disco são: Fangs Of A Pig, Jesus Land e Devilscreen.
A banda fez algo que apontava para um futuro promissor, por esse motivo, foi realmente uma pena que tenha encerrado suas atividades pouco tempo depois. A formação que gravou esse álbum contava com Cassiano Gobbet (Vocals, Bass), Christiano Salles (Drums), Jairo Guedz (Guitars). Fábio Andrey (ex-Insanity), foi adicionado ao grupo durante a tour de suporte ao lançamento. Ele complementou a formação como segundo guitarrista e permaneceu até o encerramento oficial das atividades do grupo.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Manowar tocará "Kings of Metal" e "Fighting the World" na íntegra em shows de 2027
O significado irônico de "Somos tão jovens", verso que encerra "Tempo Perdido"
Mark Wahlberg nem sabia que metal existia, revela Zakk Wylde
A banda que Chris Cornell integraria se convidassem; "Ele nunca me chamou"
O maior riff de guitarra de todos os tempos, segundo Tony Iommi do Black Sabbath
Ex-capitão da seleção inglesa é fã de heavy metal e já bateu uma bola com o Iron Maiden
A música do Queen que Freddie Mercury considerava melhor que "Bohemian Rhapsody"
Os dois melhores bateristas do rock de todos os tempos, segundo John Bonham
As 11 melhores bandas de rock progressivo dos EUA, segundo a Loudwire
Mike Mangini fala sobre primeiro show como baterista do Godsmack
As 25 melhores bandas de todos os tempos, segundo a Classic Rock
Como Paulo Ricardo faz para evitar que suas músicas soem muito metal ou hard rock
Os roqueiros da Seleção Brasileira na História das Copas do Mundo
O melhor álbum de pop punk de todos os tempos, segundo o Loudwire
Jason Newsted diz que Metallica é, na prática, uma dupla de James Hetfield e Lars Ulrich



A Lapidação da alma: O triunfo conceitual do Big Big Train em "Woodcut"
HellLight - Reafirmando seu espaço entre os melhores da safra do gênero.
"Betrayed By Obedience", do Infected Cells, é death metal bruto, técnico e direto
Há 40 anos o Queen lançava "A Kind of Magic", álbum que marcou a despedida de Freddie dos palcos
Michael Jackson - "Thriller" é clássico. Mas é mesmo uma obra-prima?


