The Mist: Na linha de frente de um novo metal
Resenha - Gottverlassen - Mist
Por Ricardo Cunha
Postado em 08 de agosto de 2019
Nota: 9 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
Na post anterior dissemos que a banda não tinha nada a provar e, de fato, não tem. Se olharmos para Ashes to Ashes, Dust to Dust isoladamente, podemos dizer que ele parece meio deslogado e/ou feito às pressas. Porém, ao analisarmos no contexto do conjunto da obra, descobriremos que foi necessário para 1) manter a unidade do grupo, 2) permitir que este grupo se reinventasse musicalmente e 3) criar as condições de existência para o que viria.
Gottverlassen, mostra que os músicos amadureceram como banda e isto lhes deu disposição pra explorar novos territórios. Na verdade, a banda se aprofundou no projeto esboçado em "Ashes to Ashes". O que se ouve aqui é algo que eu descreveria como uma música de natureza híbrida entre o orgânico e o mecânico. Uma sonoridade diferente de quase tudo o que já ouvi. De acordo com meus referenciais, identifiquei nomes que podem ter influenciado à banda na concepção da obra: Voivod (War And Pain), Prong (Beg To Differ) e Sepultura (Chaos A.D). Eu não consigo dizer quem dentre os citados teve mais peso na inspiração, mas se o que digo faz sentido, a mistura foi suficientemente boa para que a banda viesse a conceber sua nova marca. As músicas não são uma grande demonstração de técnica, mas imagino que eles nem tenham se preocupado com isto. Ao contrário, estavam na linha de frente de um proto-nu metal que tomaria o mundo de assalto num futuro próximo. Os destaques do disco são: Fangs Of A Pig, Jesus Land e Devilscreen.
A banda fez algo que apontava para um futuro promissor, por esse motivo, foi realmente uma pena que tenha encerrado suas atividades pouco tempo depois. A formação que gravou esse álbum contava com Cassiano Gobbet (Vocals, Bass), Christiano Salles (Drums), Jairo Guedz (Guitars). Fábio Andrey (ex-Insanity), foi adicionado ao grupo durante a tour de suporte ao lançamento. Ele complementou a formação como segundo guitarrista e permaneceu até o encerramento oficial das atividades do grupo.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Organização confirma data do Monsters of Rock Brasil 2026
Helloween retorna ao Brasil em setembro de 2026
Guns N' Roses homenageia seleção brasileira de 1970 em cartaz do show de São Paulo
Bryan Adams retorna ao Brasil em março de 2026
Megadeth tem show confirmado em São Paulo para 2026
Trivium agradece Greyson Nekrutman e anuncia novo baterista
"Um cantor muito bom"; o vocalista grunge que James Hetfield queria emular
A melhor música que o Rush lançou nos anos 80, segundo a Classic Rock
A opinião de Slash sobre o anúncio da volta do Rush em 2026
Soulfly divulga vídeo de "No Pain = No Power", faixa de seu novo disco
Todd Sucherman, baterista do Styx, exalta reencontro com Eloy Casagrande
A banda de metal extremo que é referência para Mark Tremonti (Creed, Alter Bridge)
A banda pioneira do punk que Joey Ramone adorava; "uma das minhas bandas favoritas"
Como surgiu o icônico grito que Tom Araya dá em "Angel of Death", do Slayer
A banda de rock clássico que mudou a vida de Eddie Vedder de vez; "alma, rebeldia, agressão"

Quando o Megadeth deixou o thrash metal de lado e assumiu um risco muito alto
"Hollywood Vampires", o clássico esquecido, mas indispensável, do L.A. Guns
"Hall Of Gods" celebra os deuses da música em um álbum épico e inovador
Nirvana - 32 anos de "In Utero"
Perfect Plan - "Heart Of a Lion" é a força do AOR em sua melhor forma
Pink Floyd: O álbum que revolucionou a música ocidental


