The Mist: Na linha de frente de um novo metal
Resenha - Gottverlassen - Mist
Por Ricardo Cunha
Postado em 08 de agosto de 2019
Nota: 9 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
Na post anterior dissemos que a banda não tinha nada a provar e, de fato, não tem. Se olharmos para Ashes to Ashes, Dust to Dust isoladamente, podemos dizer que ele parece meio deslogado e/ou feito às pressas. Porém, ao analisarmos no contexto do conjunto da obra, descobriremos que foi necessário para 1) manter a unidade do grupo, 2) permitir que este grupo se reinventasse musicalmente e 3) criar as condições de existência para o que viria.
Gottverlassen, mostra que os músicos amadureceram como banda e isto lhes deu disposição pra explorar novos territórios. Na verdade, a banda se aprofundou no projeto esboçado em "Ashes to Ashes". O que se ouve aqui é algo que eu descreveria como uma música de natureza híbrida entre o orgânico e o mecânico. Uma sonoridade diferente de quase tudo o que já ouvi. De acordo com meus referenciais, identifiquei nomes que podem ter influenciado à banda na concepção da obra: Voivod (War And Pain), Prong (Beg To Differ) e Sepultura (Chaos A.D). Eu não consigo dizer quem dentre os citados teve mais peso na inspiração, mas se o que digo faz sentido, a mistura foi suficientemente boa para que a banda viesse a conceber sua nova marca. As músicas não são uma grande demonstração de técnica, mas imagino que eles nem tenham se preocupado com isto. Ao contrário, estavam na linha de frente de um proto-nu metal que tomaria o mundo de assalto num futuro próximo. Os destaques do disco são: Fangs Of A Pig, Jesus Land e Devilscreen.
A banda fez algo que apontava para um futuro promissor, por esse motivo, foi realmente uma pena que tenha encerrado suas atividades pouco tempo depois. A formação que gravou esse álbum contava com Cassiano Gobbet (Vocals, Bass), Christiano Salles (Drums), Jairo Guedz (Guitars). Fábio Andrey (ex-Insanity), foi adicionado ao grupo durante a tour de suporte ao lançamento. Ele complementou a formação como segundo guitarrista e permaneceu até o encerramento oficial das atividades do grupo.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A melhor música do Led Zeppelin de todos os tempos, segundo Ozzy Osbourne
Por que "Wasted Years" é a pior faixa de "Somewhere in Time", segundo o Heavy Consequence
A música do Iron Maiden que "deveria ter sido extinta", segundo o Heavy Consequence
A banda brasileira que sempre impressiona o baixista Mike LePond, do Symphony X
Tony Dolan não se incomoda com a existência de três versões do Venom atualmente
A música do Rainbow que Ritchie Blackmore chama de "a definitiva" da banda
Líder do Arch Enemy já disse que banda com membros de vários países é "pior ideia"
BMTH e Amy Lee - "Era pra dar briga e deu parceria"
O subgênero essencial do rock que Phil Collins rejeita: "nunca gostei dessa música"
Hulk Hogan - O lutador que tentou entrar para o Metallica e para os Rolling Stones
Brad Arnold, vocalista do 3 Doors Down, morre aos 47 anos
O álbum que é para quem tem capacidade cognitiva de ouvir até o fim, segundo Regis Tadeu
Morre Greg Brown, guitarrista e membro fundador do Cake
O que Max Cavalera deveria levar para tratar na terapia, segundo Andreas Kisser
O disco "odiado por 99,999% dos roquistas do metal" que Regis Tadeu adora


6 álbuns de rock/metal nacional lançados em 2025 que merecem ser conferidos
O disco que "furou a bolha" do heavy metal e vendeu dezenas de milhões de cópias


