Iron Maiden: em 1984, um dos maiores registros da historia
Resenha - Powerslave - Iron Maiden
Por Mateus Ribeiro
Postado em 29 de julho de 2019
No ano de 1984, as coisas iam muito bem para o Iron Maiden. Formação consolidada, músicos entrosados, discos bem sucedidos e shows lotados em vários lugares. Para coroar o bom momento, em setembro daquele ano o Maiden lançou não apenas seu disco mais emblemático, mas também, um dos melhores registros da historia do heavy metal: "Powerslave", quinto trabalho de estúdio da banda inglesa.
Não há dúvidas que "Powerslave" representa o ápice da banda, tanto que dali em diante, mesmo com ótimos discos, o nível atingido ali jamais foi repetido. Desde os primeiros acordes até a última nota, tudo o que se ouve no disco é metal em sua mais pura essência. As músicas são todas especiais, cada uma com sua qualidade, e vão desde a empolgante "2 Minutes To Midnight" até a épica e longa "The Rime Of The Ancient Mariner", com muita versatilidade, técnica e maturidade musical.
Além das citadas faixas, "Aces High", um dos maiores sucessos da banda, é uma faixa de abertura perfeita e inesquecível, e tal qual "2 Minutes...", fala sobre guerra. A instrumental "Losfer Words (Big 'Orra)" faz o ouvinte viajar e abre o caminho para as músicas que falam sobre a cultura egípcia no álbum: a ótima e subestimada "Flash Of The Blade", "The Duellists", "Back In The Village" e o clássico que leva o mesmo nome do disco, uma das composições mais marcantes do Iron até os dias atuais. A gigante "The Rime Of The Ancient Mariner" fecha o álbum com chave de ouro.
Por mais incrível que possa parecer, após os maravilhosos "The Number Of The Beast" (1982) e "Piece Of Mind" (1983), o Maiden consegui o que parecia impossível: superar o que havia sido feito. Bruce cantou como nunca, Adrian Smith e Dave Murray, que já funcionavam bem, em "Powerslave" pareciam estar possuídos, da mesma forma que Nicko e o patrão Steve Harris.
Trinta e cinco anos após seu lançamento, continua sendo um dos discos mais influentes de toda a historia do metal, seja pela quantidade enorme de sucessos, seja pela capa magnífica, seja pelo conteúdo das letras. Na época, o Maiden já era uma das maiores bandas do planeta, e "Powerslave" reafirmou essa verdade, que ficou muito mais forte depois do distante e inesquecível 03 de setembro de 1984.
Se você for uma das poucas pessoas do planeta que não conhece o trabalho da banda, esse disco fenomenal é uma ótima oportunidade. Caso for fã, ouça seu vinil cd, mp3, que seja. afinal, tudo o que é bom merece ser ouvido sempre!
Up The Irons!
Ano de lançamento: 1984
Faixas:
"Aces High"
"2 Minutes to Midnight"
"Losfer Words (Big 'Orra)"
"Flash of the Blade"
"The Duellists"
"Back in the Village"
"Powerslave"
"Rime of the Ancient Mariner"
Formação:
Bruce Dickinson: vocal
Steve Harris: baixo
Adrian Smith: guitarra
Dave Murray: guitarra
Nicko McBrain: bateria
Outras resenhas de Powerslave - Iron Maiden
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A banda que dá "aula magna" de como se envelhece bem, segundo Regis Tadeu
Show do Guns N' Roses no Rio de Janeiro é cancelado
Dave Mustaine: "Fizemos um esforço para melhorar o relacionamento, eu, James e Lars"
Os discos do U2 que Max Cavalera considera obras-primas
A música que Bruce Dickinson fez para tornar o Iron Maiden mais radiofônico
Para Mille Petrozza, humanidade vive retrocesso e caminha de volta à "era primitiva"
A voz mais pura do rock de todos os tempos, segundo Bruce Springsteen
Por que Ricardo Confessori e Aquiles ainda não foram ao Amplifica, segundo Bittencourt
Filmagem inédita do Pink Floyd em 1977 é publicada online
O disco nacional dos anos 70 elogiado por Regis Tadeu; "hard rock pesado"
Os 11 maiores discos de onze bandas gigantes dos anos oitenta, segundo a Loudwire
O álbum que, segundo John Petrucci, representa a essência do Dream Theater
Sepultura anuncia última tour norte-americana com Exodus e Biohazard abrindo
A banda que estava à frente do Aerosmith e se destruiu pelos excessos, segundo Steven Tyler
Cinco álbuns que foram achincalhados quando saíram, e que se tornaram clássicos do rock

Iron Maiden: 30 anos de "Powerslave"
A ligação profunda de Aquiles Priester com "Somewhere in Time", do Iron Maiden
Adrian Smith reconhece que o Iron Maiden teria acabado se Nicko McBrain não saísse
Playlist - Uma música de heavy metal para cada ano, de 1970 até 1999
31 discos de rock e metal que completam 20 anos em 2026
Polícia faz operação "Fear of the Pix" contra venda ilegal de ingressos para o Iron Maiden
A importância do In Flames na formação musical de Matt Heafy, vocalista do Trivium
O dia em que Lars Ulrich exaltou o Iron Maiden durante conversa com Steve Harris
O aspecto do Iron Maiden que mais orgulha Steve Harris, segundo ele mesmo
As melhores músicas de heavy metal de cada ano, de 1970 a 2025, segundo o Loudwire
Metallica: em 1998, livrando a cara com um disco de covers
Whitesnake: Em 1989, o sobrenatural álbum com Steve Vai


