Iron Maiden: em 1984, um dos maiores registros da historia
Resenha - Powerslave - Iron Maiden
Por Mateus Ribeiro
Postado em 29 de julho de 2019
No ano de 1984, as coisas iam muito bem para o Iron Maiden. Formação consolidada, músicos entrosados, discos bem sucedidos e shows lotados em vários lugares. Para coroar o bom momento, em setembro daquele ano o Maiden lançou não apenas seu disco mais emblemático, mas também, um dos melhores registros da historia do heavy metal: "Powerslave", quinto trabalho de estúdio da banda inglesa.
Não há dúvidas que "Powerslave" representa o ápice da banda, tanto que dali em diante, mesmo com ótimos discos, o nível atingido ali jamais foi repetido. Desde os primeiros acordes até a última nota, tudo o que se ouve no disco é metal em sua mais pura essência. As músicas são todas especiais, cada uma com sua qualidade, e vão desde a empolgante "2 Minutes To Midnight" até a épica e longa "The Rime Of The Ancient Mariner", com muita versatilidade, técnica e maturidade musical.
Além das citadas faixas, "Aces High", um dos maiores sucessos da banda, é uma faixa de abertura perfeita e inesquecível, e tal qual "2 Minutes...", fala sobre guerra. A instrumental "Losfer Words (Big 'Orra)" faz o ouvinte viajar e abre o caminho para as músicas que falam sobre a cultura egípcia no álbum: a ótima e subestimada "Flash Of The Blade", "The Duellists", "Back In The Village" e o clássico que leva o mesmo nome do disco, uma das composições mais marcantes do Iron até os dias atuais. A gigante "The Rime Of The Ancient Mariner" fecha o álbum com chave de ouro.
Por mais incrível que possa parecer, após os maravilhosos "The Number Of The Beast" (1982) e "Piece Of Mind" (1983), o Maiden consegui o que parecia impossível: superar o que havia sido feito. Bruce cantou como nunca, Adrian Smith e Dave Murray, que já funcionavam bem, em "Powerslave" pareciam estar possuídos, da mesma forma que Nicko e o patrão Steve Harris.
Trinta e cinco anos após seu lançamento, continua sendo um dos discos mais influentes de toda a historia do metal, seja pela quantidade enorme de sucessos, seja pela capa magnífica, seja pelo conteúdo das letras. Na época, o Maiden já era uma das maiores bandas do planeta, e "Powerslave" reafirmou essa verdade, que ficou muito mais forte depois do distante e inesquecível 03 de setembro de 1984.
Se você for uma das poucas pessoas do planeta que não conhece o trabalho da banda, esse disco fenomenal é uma ótima oportunidade. Caso for fã, ouça seu vinil cd, mp3, que seja. afinal, tudo o que é bom merece ser ouvido sempre!
Up The Irons!
Ano de lançamento: 1984
Faixas:
"Aces High"
"2 Minutes to Midnight"
"Losfer Words (Big 'Orra)"
"Flash of the Blade"
"The Duellists"
"Back in the Village"
"Powerslave"
"Rime of the Ancient Mariner"
Formação:
Bruce Dickinson: vocal
Steve Harris: baixo
Adrian Smith: guitarra
Dave Murray: guitarra
Nicko McBrain: bateria
Outras resenhas de Powerslave - Iron Maiden
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps