The Exploited: o disco mais político de uma lenda do punk inglês
Resenha - Let's Start a War ... (Said Maggie One Day) - Exploited
Por Ricardo Seelig
Fonte: Collectors Room
Postado em 06 de julho de 2019
Terceiro álbum da banda inglesa The Exploited, "Let’s Start a War … (Said Maggie One Day)" está sendo relançado no Brasil pela Hellion Records. O disco saiu em 1983 e seu título é uma crítica à decisão da então Primeira Ministra britânica, Margaret Thatcher, de declarar guerra à Argentina pela disputa das Ilhas Malvinas - as Falklands, para os ingleses -, em 1982. O disco traz um forte discurso anti-Thatcher, posicionamento bastante presente nos anos iniciais do The Exploited e que permaneceu agressivo até Thatcher deixar o poder, em 1990.
"Let’s Start a War" marcou também a estreia da nova formação do quarteto, que foi totalmente reformulado na época. Apenas o vocalista Wattie Buchan permaneceu no grupo, cuja formação foi completada por Billy (guitarra), Wayne Tyas (baixo) e Willie Buchan (bateria). O álbum é considerado o trabalho mais político do Exploited, refletindo o período conturbado vivido pela Inglaterra, com a classe trabalhadora, de onde vinham os músicos do grupo, sendo um dos principais focos da política econômica de Margaret Thatcher.
O que temos em "Let’s Start a War" são doze faixas de um punk rock simples e agressivo, tosco em alguns momentos, mas sempre bastante sanguíneo e energético, como o Exploited foi durante toda a sua carreira. O apuro instrumental e técnico nunca esteve entre as prioridades da banda, e o disco é um exemplo desse desapego. O uso de backing vocals imprime mais profundidade a algumas canções, enquanto em certas faixas os riffs de guitarra aproximam-se, mesmo que timidamente, da cena mais extrema do metal da época, como Motörhead e Venom. O álbum conta com diversas introduções na abertura das músicas trazendo falas reais de Margaret Thatcher e manchetes televisivas, recurso esse que funciona como uma espécie de pilar documental do que a banda sentia e vivia no período.
Entre as músicas, destaque para "Rival Leaders", "Psycho" e "Kidology", um trio de canções rápidas e que mostra a veia hardcore do The Exploited. E vale mencionar que a arte da capa é uma das mais icônicas do gênero, com a caveira com moicano que se tornou a marca registrada do Exploited.
Se você é fã de punk rock e gosta do estilo, "Let’s Start a War … (Said Maggie One Day)" é um disco bem legal para ter na sua coleção. A nova edição brasileira é uma ótima oportunidade para adquirir um dos álbuns mais marcantes do punk dos anos 1980.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Show do Guns N' Roses no Rio de Janeiro é cancelado
Dave Mustaine: "Fizemos um esforço para melhorar o relacionamento, eu, James e Lars"
Por que Ricardo Confessori e Aquiles ainda não foram ao Amplifica, segundo Bittencourt
Morre aos 70 anos Rob Hirst, baterista e membro fundador do Midnight Oil
O gesto inesperado de John Myung em show do Dream Theater que rendeu alguns dólares ao baixista
SP From Hell anuncia sua primeira atração internacional; festival será realizado em abril
Adrian Smith reconhece que o Iron Maiden teria acabado se Nicko McBrain não saísse
A reação de Anette Olzon à polêmica do Nobel sobre María Corina Machado e Donald Trump
A banda que dá "aula magna" de como se envelhece bem, segundo Regis Tadeu
O disco nacional dos anos 70 elogiado por Regis Tadeu; "hard rock pesado"
A banda que é "obrigatória para quem ama o metal brasileiro", segundo Regis Tadeu
O cantor fora da curva que Lemmy citava como influência, mesmo sabendo que jamais alcançaria
Mike Portnoy se declara feliz por não ter sido convidado a tocar com o Rush
A jam espiritual que virou música e iniciou tradição presente em todos os discos do Soulfly
A voz mais pura do rock de todos os tempos, segundo Bruce Springsteen


"Fuck The System", último disco de inéditas do Exploited relançado no Brasil
Metallica: em 1998, livrando a cara com um disco de covers
Whitesnake: Em 1989, o sobrenatural álbum com Steve Vai


