Soilwork: em 2007, a mudança nos rumos com Sworn To A Great Divide
Resenha - Sworn To A Great Divide - Soilwork
Por Mateus Ribeiro
Postado em 25 de junho de 2019
Nota: 8
O Soilwork é uma das grandes bandas suecas surgidas no final dos anos 90. No início da carreira, o som era um death metal melódico um pouco mais moderno, porém, com o passar do tempo, a sonoridade foi se lapidando e ganhando contornos mais comerciais. O resultado foi o que acontece com todas as bandas que resolvem mudar: fãs antigos reclamando e um número enorme de novos seguidores. Seja lá como for, "Sworn To A Great Divide" completa o ciclo iniciado em "Figure Number Five", e investe mais na melodia em si do que no peso.
Porém, é bom colocar na cabeça que apesar das tendências mais comerciais, o peso ainda está presente, em inúmeras músicas, caso da faixa título, "As The Sleeper Awakes", "The Pittsburgh Syndrome","Exile" e "Your Beloved Scapegoat". Porém, é nítido que a melodia ocupa um lugar de destaque no álbum, o que fica evidenciado em "20 More Miles", "Light Discovering Darkness", e "Breeding Thorns".
Apesar de ficar um pouco "deslocado" na discografia do Soilwork, trata se de um ótimo álbum, que serve de ponte entre a fase mais pesada e o estilo de som mais balanceado que a banda faz até os dias de hoje. Pode se afirmar que "Sworn To A Great Divide" é uma grande continuação para "Stabbing The Drama" e uma bela prévia do que seria feito de "The Panic Broadcast" em diante.
Apesar de gerar controvérsia entre alguns fãs, é um dos álbuns mais bem sucedidos comercialmente da carreira do Soilwork, além de receber críticas positivas.
"Sworn To A Great Divide" é o primeiro álbum lançado após a saída do guitarrista e compositor Peter Wichers, que foi de fundamental importância para a banda atingir o nível que mantém até hoje. Também é o último registro do guitarrista Ola Frenning, que foi substituído por Daniel Antonsson. É desnecessário afirmar que o desempenho dos músicos é excelente, já que o Soilwork sempre contou com pessoas extremamente talentosas em todas as formações.
Um bom registro, que serve para entender bem as mudanças pelas quais o Soilwork passou.
Ano de lançamento: 2007
Faixas:
Sworn To A Great Divide
Exile
Breeding Thorns
Your Beloved Scapegoat
The Pittsburgh Syndrome
I, Vermin
Light Discovering Darkness
As the Sleeper Awakes
Silent Bullet
Sick Heart River
20 More Miles
Formação:
Björn "Speed" Strid − vocal
Sven Karlsson − teclado
Daniel Antonsson − guitarra
Ola Frenning − guitarra
Dirk Verbeuren − bateria
Ola Flink − baixo
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps