Nervosa: Mais brutal do que nunca
Resenha - Downfall Of Mankind - Nervosa
Por Renan Soares
Postado em 02 de junho de 2018
Nota: 9 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
Se há uma banda que tem conseguido se provar cada vez mais na cena nacional é o power trio feminino da Nervosa. Após assinar contrato com a Napalm Records e fazer shows fora do país, as meninas mostram que estão conseguindo agregar tudo isso ao seu som.
Após os ótimos "Victim of Yourself" e "Agony", o trio paulista chega esse ano com o disco "Downfall of Mankind", o terceiro de sua carreira, e o primeiro com Luana Dametto assumindo as baquetas.
Logo na primeira audição já posso dizer que esse novo trabalho superou todas as minhas expectativas, pois nele, a Nervosa apresenta um som mais brutal do que qualquer outro mostrado nos dois discos anteriores.
Um coisa que já se destaca em praticamente todo o trabalho são os riffs de guitarra da Prika Amaral, que mostrou nesse novo disco o como evoluiu no instrumento desde o primeiro EP lançado pela banda em 2012, lembro de ter lido muitas criticas direcionadas a técnica dela no início da carreira do trio, mas agora imagino que nenhum desses críticos tenham algo para reclamar sobre isso.
Imagino também que a entrada de Luana na bateria possa ter influenciado nessa sonoridade mais pesada e rápida adotada nesse novo disco, pois ela demonstra uma boa velocidade nas baquetas, superando o que era apresentado pela antiga baterista Pitchu Ferraz.
E acompanhado do instrumental, o vocal da Fernanda Lira se mostrou muito mais potente nas faixas do trabalho, onde ela demonstrou toda a raiva que conseguia em cima de uma sonoridade agressiva até o último extremo, principalmente em temas que exigiam esse sentimento.
Como o nome do disco já diz, as letras retratam todo o lado podre da humanidade que ocasionou o mundo injusto que vivemos, tendo, mais uma vez, um enfoque maior nas questões político-sociais.
O disco já começa com toda potência com as faixas "Horrordome" e "Never Forget, Never Repeat", sendo a segunda, inclusive, a melhor faixa do trabalho ao meu ver, superando inclusive o single "Kill The Silence".
Ressalto também a referência feita ao "...And Justice For All" do Metallica feita na faixa "...And Justice For Whom?", além da mesma ser uma ótima música com uma letra bastante pertinente, assim como "Raise Your Fist!".
A música "Cultura de Estupro", certamente, tem o machismo como temática, que é algo que elas com certeza podem falar com propriedade, pois, sofrem com isso na pele diariamente. Mas, acho que a letra poderia ter sido melhor trabalhada, principalmente se tratando de um tema tão importante na sociedade atual. Ou talvez, se a música tivesse sido escrita em inglês, ao invés de português, poderia ter soado melhor.
No mais, no "Downfall Of Mankind" a Nervosa nos entrega o que considero o melhor disco em seu repertório até o momento, com uma grande evolução técnica em relação aos trabalhos anteriores.
TRACKLIST:
01 Intro
02 Horrordome
03 Never Forget, Never Repeat
04 Enslave
05 Bleeding
06 ...And Justice For Whom?
07 Vultures
08 Kil the Silence
09 No Mercy
10 Raise Your Fist!
11 Fear, Violance and Massacre
12 Conflict
13 Cultura de Estupro
14 Selfish Battle
Outras resenhas de Downfall Of Mankind - Nervosa
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Copa do Mundo do Rock: uma banda de cada país classificado, dos EUA ao Uzbequistão
A música pela qual Brian May gostaria que o Queen fosse lembrado
A melhor capa de disco, segundo Derrick Green, vocalista do Sepultura
A melhor música que Bruce Dickinson escreveu para o Iron Maiden, segundo a Metal Hammer
Edu Falaschi comenta mudanças em sua voz: "Aquele Edu de 2001 não existe mais"
Paul Di'Anno tem novo álbum ao vivo anunciado, "Live Before Death"
A primeira música do Sepultura que Max Cavalera ouviu em uma estação de rádio
A música do Genesis que a banda, constrangida, talvez preferisse apagar da história
A melhor capa de disco de todos os tempos, segundo Vinnie Paul
Rockstadt Extreme Fest anuncia 81 bandas para maratona de 5 dias de shows
O cantor para quem Jimi Hendrix foi avisado para nunca mais tocar
Com ex-membros do Death, Left to Die anuncia álbum "Initium Mortis"
Edu Falaschi lembra emoção no show do Angra: "Acabou aquilo que sofri pra caralh*!"
O álbum do Iron Maiden eleito melhor disco britânico dos últimos 60 anos
O conselho da mãe que Roger Waters carregou pela vida inteira
"Slave Machine", o novo álbum de estúdio da Nervosa, é lançado
À véspera do próximo álbum, Nervosa revela "Impending Doom", seu novo single; veja o clipe.
Prika Amaral explica por que a Nervosa precisou sair do Brasil
Iron Maiden: "The Book Of Souls" é uma obra sem precedentes


