COB e Amorphis: Duas representativas bandas finlandesas num split EP
Resenha - Tales From Lake Bodom - Children of Bodom/Amorphis
Por Ricardo Cunha
Postado em 31 de maio de 2018
A lenda do death metal melódico Children of Bodom promove sua nova produção I Worship Chaos, enquanto o ícone do metal progressivo Amorphis destaca o lançamento de seu álbum Under the Red Cloud. O antigo álbum é muito bom, enquanto o último é excelente e só posso recomendar a aquisição de ambos. No entanto, os fãs com orçamentos menores têm uma boa ideia do tipo de música que essas duas bandas representam enquanto que os colecionadores verão como uma boa oportunidade de obter um material raro e exclusivo.
Children Of Bodom - Mais Novidades
Coube ao Bodum introduzir este split, que começa com Suicide Bomber retirado do lançamento de I Child Worship Chaos, Música na qual as seções instrumentais são melancólicas e permeadas por climas de mistério e melodias saudosistas que encontram passagens mais rápidas e vocais agressivos. A versão ao vivo de Halo of Blood foi gravada ao vivo no Summer Breeze Open Air 2014 e é exclusiva para este lançamento. Esta versão ao vivo tem ainda mais impacto do que a versão de estúdio e é uma das músicas mais rápidas e sinistras da banda, lembrando os efeitos sonoros melódicos do black metal. Para este que vos escreve, esta música soa como a face mais séria da banda. Banda que sempre teve a capacidade de fazer covers apropriando-se das canções alheias como se fossem suas, como é o caso Black Winter Day, sua versão para o clássico do Amorphis.
Já o Amorphis, em vez de oferecer uma música do seu disco mais recente à época, inicia sua parte com uma faixa rara das sessões de gravação do disco Circle (2013) chamada '' Illusion. Assim, além dos fãs de primeira hora, muitas pessoas podem não estar familiarizadas com essa música, que eu considero uma das mais duras do Amorphis. Os vocais carismáticos de Tomi Joutsen alternam-se entre ferozes rosnados no estilo black metal e urros poderosos de death metal que confluem com vocais limpos numa grande demonstração de versatilidade. A segunda faixa é uma versão ao vivo de Hopeless Days, que foi o primeiro single de Circle. Esta versão foi gravada na edição de 2013 do famoso Loud Park Festival e todo o conserto foi incluído como um disco bônus na edição limitada japonesa do álbum Under the Red Cloud. Um dos discos ao vivo mais poderoso que eu já tive a oportunidade de ouvi. Essa música em particular é uma excelente representação dos incríveis shows ao vivo da banda. Esta versão é tão forte que você simplesmente não consegue ficar alheio enquanto a ouve.
Para efeito do split, foi acordado que cada banda fizesse um cover da outra, então, a música escolhida pelo Amorphis foi Every Time I Die, exclusiva para este split. A versão do Amorphis é um pouco mais lenta, mais melódica e ainda mais atmosférica do que as faixas originais. Os urros death metal de Tomi Joutsen adicionam exaltam de uma forma sombria a faixa, que é sublinhada por sons de teclado progressivos que lembram os sons do rock progressivo dos anos setenta. Amorphis conseguiu apropriar-se de uma música alheia como se sua fosse, e, eu pessoalmente gosto mais desta sua interpretação.
Para concluir, este split-album é altamente recomendado para fãs de ambas as bandas. As músicas do estúdio são, no mínimo, sólidas; as versões cover são executadas com maestria e respeito genuíno e as músicas ao vivo são, na verdade, os destaques legítimos do disco em questão. Essas duas bandas se complementam perfeitamente e parecem ter toneladas de respeito uma pela outra. Este lançamento prova que a Finlândia é um dos maiores nomes em relação a produção de música pesada de qualidade do mundo. Disco altamente recomendado para fãs de metal em geral.
Tracklist:
CHILDREN OF BODOM
1. Suicide Bomber (taken from album "I Worship Chaos")
2. Halo Of Blood (live at Summer Breeze 2014)
3. Black Winter Day (Amorphis Cover)
AMORPHIS
4. Illusion (taken from album "Circle")
5. Hopeless Days (live at Loudpark 2013)
6. Every Time I Die (Children Of Bodom Cover)
Nota: 10.
Referências: Encyclopaedia Metallum
Bodum:
Amorphis:
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Como uma canção "profética", impossível de cantar e evitada no rádio, passou de 1 bilhão
O disco nacional dos anos 70 elogiado por Regis Tadeu; "hard rock pesado"
A banda que é "obrigatória para quem ama o metal brasileiro", segundo Regis Tadeu
Cinco álbuns que foram achincalhados quando saíram, e que se tornaram clássicos do rock
A música de Raul Seixas que faria ele ser "cancelado" nos dias de hoje
Por que Angra não convidou Fabio Laguna para show no Bangers, segundo Rafael Bittencourt
Por que David Gilmour é ótimo patrão e Roger Waters é péssimo, segundo ex-músico
O melhor álbum de 11 bandas lendárias que surgiram nos anos 2000, segundo a Loudwire
Como é a estrutura empresarial e societária do Iron Maiden, segundo Regis Tadeu
As duas músicas do Metallica que Hetfield admite agora em 2026 que dão trabalho ao vivo
O hit de Cazuza que traz homenagem ao lendário Pepeu Gomes e que poucos perceberam
John Lennon criou a primeira linha de baixo heavy metal da história?
O riff escrito nos anos 2000 que causou inveja em Jimmy Page
Playlist - Uma música de heavy metal para cada ano, de 1970 até 1999
O álbum "exagerado" do Dream Theater que John Petrucci não se arrepende de ter feito


O saudoso Alexi Laiho precisava do caos para se sentir confortável
Por que o Children of Bodom adorava gravar covers improváveis, de Britney Spears a Kenny Loggins
Metallica: em 1998, livrando a cara com um disco de covers
Whitesnake: Em 1989, o sobrenatural álbum com Steve Vai


