My Indigo: se não fosse da Sharon den Adel, seria descartável
Resenha - My Indigo - My Indigo
Por Victor de Andrade Lopes
Fonte: Sinfonia de Ideias
Postado em 28 de maio de 2018
Após uma divulgação inicialmente desastrosa nas redes sociais, que levou muitos fãs a perderem os cabelos (quem não se lembra do "Official Sharon den Adel statement coming soon..." com fundo preto publicado em novembro de 2017?), a cantora holandesa Sharon den Adel tratou de acalmar seus fãs, que normalmente a conhecem por seu trabalho à frente do septeto de metal sinfônico Within Temptation. O que ela tinha para anunciar era nada mais, nada menos que seu primeiro projeto solo.
Within Temptation - Mais Novidades
Muitas vezes, artistas usam carreiras solo paralelas a suas bandas principais para explorarem gêneros com os quais normalmente não lidam. Contudo, digamos que, com My Indigo, Sharon resolveu chutar o balde mesmo.
My Indigo é um disco de pop, puro e simples. Ou quase puro, pois temos um violãozinho aqui e um violoncelinho lá. Mas não tem praticamente nenhuma relação musical com o som que ela desenvolve com o Within Temptation.
Em termos de criatividade, o álbum é fraquíssimo. Uma salada de modismos pop quase totalmente desprovida de momentos verdadeiramente empolgantes ou impactantes. Alguns virão com adjetivos desesperados para tentar colocar o trabalho lá em cima. "Intimista", "vulnerável", "introspectivo", etc. Mas não há etiqueta que se pendure nele que possa esconder a superficialidade de seu som.
Mas My Indigo tem um outro fator que compensa tudo isso. Trata-se de um diferencial bastante difícil de bater: o canto de Sharon. Se ela não fosse dona de uma das melhores vozes femininas em atividade, este projeto seria tão descartável quanto 90% das músicas mais tocadas nas rádios brasileiras.
Pode soar como chuva no molhado, mas a artista é responsável por manter os próprios fãs atentos ao disco do começo ao fim. Claro que os mais conservadores provavelmente o desprezarão logo nos primeiros minutos, se é que chegarão a ouvi-lo.
Mas aí eles deixarão de acompanhar a evolução do álbum, que começa a ficar melhor a partir da terceira faixa, "Black Velvet Sun". Não que o pop fácil ceda espaço para algo um pouco mais elaborado. Apenas ocorre que as composições ficam mais cativantes e permitem uma exibição melhor da vocalista.
E, ao mesmo tempo em que as canções soam todas artificiais, é improvável que você não encontre ao menos uma ou duas para chamar de "suas", pois elas são todas bem independentes entre si, como manda o manual do pop - não por um acaso, será o primeiro gênero a abandonar a lógica do álbum.
Abaixo, o vídeo de "My Indigo":
Track-list (pode diferir entre diferentes versões):
1. "My Indigo"
2. "Crash and Burn"
3. "Black Velvet Sun"
4. "Indian Summer"
5. "Out of Darkness"
6. "Star Crossed Lovers"
7. "Someone like you"
8. "Safe and Sound"
9. "Lesson Learned"
10. "Where is my Love"
Fonte: Sinfonia de Ideias
http://bit.ly/myindigo2018
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A banda de rock que lucra com a infantilização do público adulto, segundo Regis Tadeu
O melhor compositor de rock de todos os tempos, segundo Elton John
Como está sendo a adaptação de Simon Dawson ao Iron Maiden, de acordo com Steve Harris
Por que David Gilmour é ótimo patrão e Roger Waters é péssimo, segundo ex-músico
Por que não há músicas de Bruce Dickinson em "Somewhere in Time", segundo Steve Harris
Baterista Jay Weinberg deixa o Suicidal Tendencies
Playlist - Uma música de heavy metal para cada ano, de 2000 a 2025
A canção pop com "virada de bateria" que Ozzy Osbourne achava o máximo da história da música
O melhor álbum conceitual da história do metal progressivo, segundo o Loudwire
O baixista que, para Geddy Lee, está acima de Paul McCartney - e que o próprio Paul não nega
Como Charlie Benante conseguiu sua vaga no Anthrax, segundo Scott Ian
O legado do Iron Maiden, nas palavras do baixista e fundador Steve Harris
Alchemia - morre o tecladista Wally D'Alessandro
Foo Fighters realiza primeiro show de 2026; confira setlist e vídeos
Mamonas Assassinas: qual a real diferença de preço entre Guarujá e Itaquaquecetuba?
Paulo Ricardo lembra quando alucinação bizarra fez Tim Maia dar cano na Globo
Estudo aponta qual a banda de Heavy Metal que mais vendeu discos na história
As bandas de rock que não saíam dos ouvidos do saudoso piloto Ayrton Senna


A reação da "diva" Tarja Turunen ao ouvir o Within Temptation pela primeira vez
O grande problema do Within Temptation atual, segundo Ambre do Xandria
Metallica: "72 Seasons" é tão empolgante quanto uma partida de beach tennis



