My Indigo: se não fosse da Sharon den Adel, seria descartável
Resenha - My Indigo - My Indigo
Por Victor de Andrade Lopes
Fonte: Sinfonia de Ideias
Postado em 28 de maio de 2018
Após uma divulgação inicialmente desastrosa nas redes sociais, que levou muitos fãs a perderem os cabelos (quem não se lembra do "Official Sharon den Adel statement coming soon..." com fundo preto publicado em novembro de 2017?), a cantora holandesa Sharon den Adel tratou de acalmar seus fãs, que normalmente a conhecem por seu trabalho à frente do septeto de metal sinfônico Within Temptation. O que ela tinha para anunciar era nada mais, nada menos que seu primeiro projeto solo.
Within Temptation - Mais Novidades
Muitas vezes, artistas usam carreiras solo paralelas a suas bandas principais para explorarem gêneros com os quais normalmente não lidam. Contudo, digamos que, com My Indigo, Sharon resolveu chutar o balde mesmo.
My Indigo é um disco de pop, puro e simples. Ou quase puro, pois temos um violãozinho aqui e um violoncelinho lá. Mas não tem praticamente nenhuma relação musical com o som que ela desenvolve com o Within Temptation.
Em termos de criatividade, o álbum é fraquíssimo. Uma salada de modismos pop quase totalmente desprovida de momentos verdadeiramente empolgantes ou impactantes. Alguns virão com adjetivos desesperados para tentar colocar o trabalho lá em cima. "Intimista", "vulnerável", "introspectivo", etc. Mas não há etiqueta que se pendure nele que possa esconder a superficialidade de seu som.
Mas My Indigo tem um outro fator que compensa tudo isso. Trata-se de um diferencial bastante difícil de bater: o canto de Sharon. Se ela não fosse dona de uma das melhores vozes femininas em atividade, este projeto seria tão descartável quanto 90% das músicas mais tocadas nas rádios brasileiras.
Pode soar como chuva no molhado, mas a artista é responsável por manter os próprios fãs atentos ao disco do começo ao fim. Claro que os mais conservadores provavelmente o desprezarão logo nos primeiros minutos, se é que chegarão a ouvi-lo.
Mas aí eles deixarão de acompanhar a evolução do álbum, que começa a ficar melhor a partir da terceira faixa, "Black Velvet Sun". Não que o pop fácil ceda espaço para algo um pouco mais elaborado. Apenas ocorre que as composições ficam mais cativantes e permitem uma exibição melhor da vocalista.
E, ao mesmo tempo em que as canções soam todas artificiais, é improvável que você não encontre ao menos uma ou duas para chamar de "suas", pois elas são todas bem independentes entre si, como manda o manual do pop - não por um acaso, será o primeiro gênero a abandonar a lógica do álbum.
Abaixo, o vídeo de "My Indigo":
Track-list (pode diferir entre diferentes versões):
1. "My Indigo"
2. "Crash and Burn"
3. "Black Velvet Sun"
4. "Indian Summer"
5. "Out of Darkness"
6. "Star Crossed Lovers"
7. "Someone like you"
8. "Safe and Sound"
9. "Lesson Learned"
10. "Where is my Love"
Fonte: Sinfonia de Ideias
http://bit.ly/myindigo2018
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O baterista que é um "músico bom em banda ruim", segundo Regis Tadeu
A maior banda de rock de todos os tempos, segundo Mick Fleetwood
"Esse disco acabou com minha paixão pelo heavy metal": Sergio Martins revisita clássico
Angela Gossow comenta em postagem de Michael Amott e fãs se empolgam
Cartaz oficial do Bangers Open Air é divulgado pela organização do festival
Mille Petrozza (Kreator) admite que ficaria entediado se fizesse um álbum 100% thrash metal
Como Angela Gossow se juntou ao Arch Enemy, de acordo com Michael Amott
"Heavy metal é para ser tocado com duas guitarras", opina Schmier (Destruction)
"Não tivemos escolha", diz guitarrista sobre suspensão de planos do Twisted Sister
Clássico do My Chemical Romance supera 1 bilhão de plays no Spotify
O guitarrista brasileiro que ouviu a real de produtor: "Seu timbre e sua mão não são bons"
Zakk Wylde acredita que tecnologia poderia ter arruinado discos clássicos
Os cinco discos favoritos de Tom Morello, do Rage Against The Machine
A música que deixou Ritchie Blackmore sem reação em 1970; "um som grande, pesado"
A banda europeia de metal com milhões no Spotify cujo integrante trabalha como bombeiro
Kirk Hammett: ele descreve com detalhes briga de Axl Rose e Kurt Cobain no VMA 1992
A mulher que inspirou Lennon e McCartney, e fez sucesso no Rock in Rio sem cantar uma nota
Nando Reis ia com frequência até a casa de Cássia Eller, mas não sabia o endereço dela


A reação da "diva" Tarja Turunen ao ouvir o Within Temptation pela primeira vez
O grande problema do Within Temptation atual, segundo Ambre do Xandria
O disco que "furou a bolha" do heavy metal e vendeu dezenas de milhões de cópias



