Coletânea Roadie Metal: Mostrando a riqueza do Metal nacional

Resenha - Coletânea Roadie Metal - Volume 9

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no G+

Por Bruno Rocha
Enviar correções  |  Comentários  | 

Nota: 9

O texto representa opinião do autor, não do Whiplash.Net ou dos editores.

A tradicional e consagrada Coletânea Roadie Metal, idealizada pelo radialista Gleison Júnior, chega a sua nona edição com a proposta e honestidade de sempre: exibir bandas de todo o território nacional, dos mais diversos estilos e gêneros dentro do Metal e fora dele, provando assim que o Heavy Metal brasileiro é um dos melhores e mais conceituados do mundo. Temos aqui registros de 32 bandas genuinamente nacionais, mais a banda Ruins Of Elysium, colaboração Brasil-Itália-Noruega, e o grupo japonês Coast To Coast, totalizando 34 músicas, distribuídas em 2 CD's com 17 músicas cada.

5000 acessosSteven Tyler: vocalista admite que já queimou a rosca5000 acessosTarja: agredida sexualmente por fã durante show no México em 2000

Ao nos depararmos com este documento do Heavy Metal brazuca, logo nos sentimos impressionados pela qualidade gráfica do material. Ponto para Marcelo Nespoli, que concebeu uma belíssima capa e arte interna, com guerreiros fantasiosos em batalha, mais parecendo coisa de Tolkien e de suas míticas sagas. Como é de costume, mas que cabe uma explicação para quem ainda não conhece a estrutura da coletânea, no encarte temos informações de todas as bandas, como formação, foto da banda ou da capa do trabalho de origem da música, e contato pela internet.

Partindo para as audições, constata-se o que foi dito no primeiro parágrafo deste texto. No CD 1, encontramos bandas de som mais melódico, incluido aí Metal Tradicional, Power, Progressivo, Gótico e até passagens pelo Hard Rock e pelo Blues. No segundo, temos a predominância de bandas de sonoridade extrema, como Thrash, Death e Hardcore. Como é normal em qualquer coletânea, não existe uma linearidade entre a qualdidade de som entre uma faixa e outra; mesmo assim, os esforços de Fred Mika, responsável pelo áudio da coletânea, são louváveis, pois tudo está bem audível, fazendo com que o som das faixas vão do ótimo ao minimamente aceitavel em se tratando de qualidade sonora.

Seria injusto de minha parte citar somente algumas bandas em detrimento de outras, pois cada uma delas tem suas características que as diferenciam, seus estilos bem propostos e identidade. Também não comentarei sobre todo mundo: isto é uma resenha, não uma monografia. Todavia, ao se ouvir a Coletânea Roadie Metal, a impressão que fica é que o cenário Metálico nacional é riquíssimo, muito bem variado em estilos e bem distribuído em nosso gigante território. E está muito bem entregue às bandas que fazem das tripas coração para entregar a melhor de suas oferendas ao deus Metal. Vale muito a pena ter um exemplar deste dossiê sonoro em mãos, para, a partir dele, garimparmos mais e mais os nossos tão conceituados grupos de Heavy Metal. A cena Metal brasileira deve muito a pessoa de Gleison Júnior por essa tão hercúlea e gratificante iniciativa em mostrar essa variedade que foi aqui abordada. Que esta ação possa reverberar e ser repetida por pessoas que tem condições para tal, pois Gleison não pode fazer isso sozinho, e nossa cena ainda é carente de ajuda de profissionais deste naipe.

A Coletânea Roadie Metal não é comercializada. Ela é distribuída para assessorias e profissionais especializados no Brasil e no exterior. Mas o fã interessado em ter uma cópia poderá consegui-la acompanhando o programa Roadie Metal pela internet e participando dos sorteios. O dito programa é veiculado ao vivo via Facebook e Youtube, às quintas-feiras a partir de 20:30 e aos sábados, começando no horário de 14:40. As bandas interessadas em fazer parte das futuras edições da Coletânea Roadie Metal, podem entrar em contato com Gleison Júnior via e-mail gleison@roadie-metal.com.

Coletânea Roadie Metal - Volume 09

Tracklist (banda-música)

CD 01

01. Ruins Of Elysium - Serpentarius
02. Older Jack - Wahnsinn
03. Pato Junkie - The Rag Doll
04. Stoneria - Latino Americano
05. Demons Inside - Remorse, Effect Of Traumas... Remains
06. Lasting Maze - Forsaken Land
07. Cálida - Viemos Para Ficar
08. The Phantoms Of The Midnight - Midnight
09. Lo Han - Waiting For You
10. Pátria Refúgio - Guerras Atuais
11. Stonex - Maggots (In My Brain)
12. Ozome - Tudo Veio Da Lama
13. Marco Zero - Efeito Moral
14. Indominus - The Arsonist
15. In The Sent - Dar O Culto Da Manhã
16. Attivita Power Trio - Vestido De Seda
17. Lexuza - Natural

CD 02

01. Heavenless - Hatred
02. Core Divider - Ignorance
03. Coast To Coast - Alive
04. Concept Of Hate - Black Stripe Poison
05. Vultures - A Stranged Land
06. Unknown Code Of Existence - We Are Not Mere Aliens
07. R.I.V. - Headache
08. Patrick Pedroso - Only Ashes
09. Elizabeth Wallpurga - The Serpent's Eyes And The Horns Of Crown
10. Inferms - Sadistic Desire
11. Viletale - Vile
12. Sagrav - The Lynching
13. Tormentors - For Hate
14. Visceral - Maldito
15. Lascados - Sem O Próprio Chão
16. Bruno F. Vascontin - Ressurected
17. Rinits Horror Show - Morte De Verão

GosteiNão gostei

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no G+

Os comentários são postados usando scripts e logins do FACEBOOK, não estão hospedados no Whiplash.Net, não refletem a opinião dos editores do site, não são previamente moderados, e são de autoria e responsabilidade dos usuários que os assinam. Caso considere justo que qualquer comentário seja apagado, entre em contato.

Respeite usuários e colaboradores, não seja chato, não seja agressivo, não provoque e não responda provocações; Prefira enviar correções pelo link de envio de correções. Trolls e chatos que quebram estas regras podem ser banidos. Denuncie e ajude a manter este espaço limpo.

0 acessosTodas as matérias da seção Resenhas de CDs e DVDs

Steven TylerSteven Tyler
Vocalista admite em livro que já queimou a rosca

Tarja TurunenTarja Turunen
A agressão de um fã durante show no México em 2000

The DoorsThe Doors
A mais famosa foto do fantasma de Jim Morrison

5000 acessosThe Doors: A mais famosa foto do fantasma de Jim Morrison5000 acessosFotos de Infância: Skid Row5000 acessosMegadeth: os 10 bens mais preciosos de Dave Mustaine4054 acessosDimebag: em entrevista citando principais influências musicais5000 acessosDave Mustaine: estou ficando melhor na guitarra graças a Kiko5000 acessosAnthrax: Spitz afirma que Jesus é a razão de ele ainda respirar

Sobre Bruno Rocha

Cearense de Caucaia, professor e estudante de Matemática, torcedor do Ferroviário e cafélotra. Entrou pelas veredas do Heavy Metal na adolescência e hoje é um aficionado e pesquisador de todos os gêneros mais tradicionais desta arte e de suas épocas. Tem como forte o Doom Metal, não obstante o sol de sua terra-natal.

Mais matérias de Bruno Rocha no Whiplash.Net.

Whiplash.Net é um site colaborativo. Todo o conteúdo é de responsabilidade de colaboradores voluntários citados em cada matéria, e não representam a opinião dos editores ou responsáveis pela manutenção do site, mas apenas dos autores e colaboradores citados. Em caso de quebra de copyright ou por qualquer motivo que julgue conveniente denuncie material impróprio e este será removido. Conheça a nossa Política de Privacidade.

Em junho: 1.119.872 visitantes, 2.427.684 visitas, 5.635.845 pageviews.

Usuários online