Satyricon: Um álbum magnífico, no ano decisivo para o Black Metal
Resenha - Shadowthrone - Satyricon
Por Oscar Xavier
Postado em 10 de março de 2016
Em 1994, vários clássicos do Black Metal foram lançados na Noruega, dentre eles, 'In the Nightside Eclipse' do EMPEROR, 'De Mysteriis Dom Sathanas' do MAYHEM, 'Transilvanian Hunger' do DARKTHRONE, 'Pentagram' do GORGOROTH, 'Frost' do ENSLAVED, dentre outros vários. Mas meu foco aqui será o grandioso 'The Shadowthrone' do SATYRICON.
O álbum já começa com uma faixa totalmente em norueguês, intitulada 'Hvite Krists død'(em português "A Morte do Deus Branco"). É um clássico da banda, e tem presença confirmada em quase todos os set-list da banda. A música começa com os vocais isolados de Satyr, onde ele fala "Kampen mot Gud og hvitekrist er igang!"(em português "A luta contra Deus e o Cristo branco está começando!"). É uma faixa onde há várias mudanças ao longo dela, com partes mais cadenciadas, outras onde se usam apenas sintetizadores procurando dar um clima mais sombrio, e Satyr com vocais limpos em tom de narrativa. A música encerra de forma genial com um coro, deixando a música mais épica.
A segunda faixa intitulada 'In the Mist by the Hills'(em português "Na névoa pelas colinas"), começa com um ritmo cadenciado, com riffs mais cativantes, onde logo dão espaço aos blast beats de Frost. É provável que essa seja a faixa onde Frost mais demonstra sua técnica.
A terceira faixa se chama 'Woods to Eternity'(em português "Bosques para a eternidade"). Ela já começa em um ritmo acelerado e continua assim por quase toda a música. Logo após toda a fúria sonora da banda, há um interlúdio acústico, dando um toque medieval a faixa. Logo ela se encerra com os membros da banda demonstrando entrosamento com seus riffs e viradas de bateria. Uma das melhores do álbum.
A quarta faixa é uma de minhas favoritas de toda a carreira da banda, 'Vikingland'(em português "Terra Viking"). A música é toda em norueguês, e os vocais de Satyr se destacam nessa faixa, onde ele alterna de vocais rasgados, para um coro em vocais limpos, soando como um hino viking. O ponto alto da música é aos 03 minutos e 15 segundos, onde todos os instrumentos param, e ao fundo o som de uma batalha de espadas com sons de vento, deixando o ouvinte mais próximos de sua imaginação. Logo surge a voz de Satyr mais uma vez isolado, porém, dessa vez com vocais rasgados bem ásperos, onde ele narra batalha que está ocorrendo.
A quinta faixa intitulada 'Dominions of Satyricon'(em português "Domínio dos Sátiros"), tem a presença de teclados em mais destaque, porém não espere nada como orquestrações exageradas, os teclados aqui tem apenas o intuito de deixar o climas das músicas mais sombrio. A música se encerra com o verso "Arise northern spirit and come forth under, the might of the castle satyricon"(em português "Levanta-te espírito nórdico e se apresentem sob, o poder do castelo dos sátiros").
A sexta música se chama 'The King of the Shadowthrone'(em português "O rei do trono das sombras"). No começo dessa faixa, Satyr nos mostra que não é apenas um ótimo vocalista, mas também um excelente compositor com seus riffs de guitarra. A música se encerra de maneira genial, com um interlúdio acústico, e em seguida um instrumental mais experimental, com Satyr mais uma vez mostrando seus vocais limpos.
A sétima e última música intitulada 'I en svart kiste'(em português "Em um caixão negro") é um instrumental feito apenas com sintetizadores, maneira ideal de finalizar o álbum, com esse clima atmosférico soando como um funeral de um guerreiro que perdeu a vida bravamente em uma batalha.
SATYRICON sempre esteve um passo a frente em relação às outras bandas, procurando sempre inovar, ao invés de regravar sempre a mesmo coisa. Isso prova o quão criativos e competentes são os músicos. Resumindo, 'The Shadowthrone' é basicamente um black metal tradicional com toques acústicos medievais e atmosféricos, onde narra as batalhas vivida pelos guerreiros nórdicos.
tracklist:
01 - Hvite Krists død
02 - In the Mist by the Hills
03 - Woods to Eternity
04 - Vikingland
05 - Dominions of Satyricon
06 - The King of the Shadowthrone
07 - I en svart kiste
lineup:
Satyr(Sigurd Wongraven) - Vocais/Guitarra/Teclados/Letras
Frost(Kjetil-Vidar Haraldstad) - Bateria
Samoth(Tomas Thormodsæter Haugen) - Baixo/Guitarra
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps