Conception: True Norwegian... Prog Metal!
Resenha - Parallel Minds - Conception
Por Vitor Sobreira
Postado em 25 de novembro de 2015
Nota: 9 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
Quando uma banda é muito boa, ou ela dura muitos anos, ou ela dura pouco, isso quando não aparece outra de qualidade inferior e consegue muito mais repercussão, sem mesmo ter o brilho e o merecimento da principal. Essa é uma realidade cruel, porém, se um grupo é importante para nós, e se suas músicas ainda puderem ser curtidas, é isso o que importa. E esse pensamento se aplica ao Conception, pois gostaria de presenciar mais lançamentos desta lendária banda. Acompanhe.
Na época, apesar da Noruega ser um país com forte tradição no Black Metal, eis que surgiu esta banda, tocando um Power/Progressive Metal (muito mais Prog do que Power, mas mesmo assim, mesclando elementos de ambos os estilos) inspirado e cativante, que de longe se sente o cheiro da originalidade.
Querendo mostrar sua música ao mundo, conseguiram sustentar um nome forte por alguns bons anos, mas após o lançamento do álbum Flow, as coisas já não eram mais como no início, e colocaram fim em uma trajetória de conquistas e superação, com uma qualidade acima da média.
Paralell Minds é o segundo disco e trouxe um som (ainda mais) definido e diversificado, que deu a entender que a banda achara e acertara definitivamente seu caminho (apesar do primeiro álbum já mostrar bem isso). Talvez você não ache este grupo assim tão interessante, ou que o vocalista Roy (que mais tarde ajudaria a renovar o Kamelot) não canta(va) lá muito bem, as guitarras de Tore fenomenais, o baixo de Ingar bem manjado ou mesmo Arve um baterista digno de nota alta, mas ouvir este disco e não sentir ou perceber algo especial, seria uma tremenda injustiça. Mesmo gosto sendo gosto, é indiscutível a sofisticação (e ao mesmo tempo "simplicidade") de faixas tão marcantes como 'The Promisser', dona de um belo refrão, 'Water Confines' e sua entrada arrebatadora, o Prog viajante (mas consciente) na "épica" 'Soliloquy', a misteriosa e forte 'Roll the Fire' e a título 'Paralell Minds', que se reveza entre momentos mais quebrados, rápidos e muita melodia. É claro que as outras faixas também são ótimas, só citei estas pois considero como as melhores... Simplesmente de tirar o fôlego, pois chega a impressionar o clima verdadeiro e até 'místico' de um álbum tão bacana quanto este.
Se você, leitor paciente, ficar em dúvidas quanto a dar uma oportunidade a este trabalho, ou mesmo a esta saudosa banda formada nos domínios do Metal Negro, arrisque-se sem medo de errar, afinal de contas, nem só de Dream Theater pode viver o Prog Metal. Imperdível!!
Track List:
1 - Water Confines
2 - Roll the Fire
3 - And I Close My Eyes
4 - Silent Crying
5 - Parallel Minds
6 - Silver Shine
7 - My Decision
8 - The Promiser
9 - Wolf's Lair
10 - Soliloquy
Line Up:
Tore Østby - Guitars
Ingar Amlien - Bass
Arve Heimdal - Drums
Roy Khan - Vocals
(Hans Christian Gjestvang - Keyboards)
Lançamento: 1993 - Noise Records.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



64 shows internacionais de rock e metal no Brasil até o final de novembro
A lenda do thrash que considera Metallica melhor do que Motörhead: "Nada tão poderoso"
James Hetfield revela banda que disse "não" a convite do Metallica para turnê
A banda que Alice Cooper considera a que melhor representa o heavy metal
O roqueiro brasileiro que deu cano em Axl Rose; "preferi ir embora"
Pitty: cantora publica foto nua na internet e bate recorde de curtidas
Os três baixistas que Robert Trujillo, do Metallica, considera seus maiores heróis
O presente de Paul Di'Anno que Nicko McBrain guarda até hoje com orgulho
Por que o hino beneficente do heavy metal não pegou, segundo Regis Tadeu
O melhor disco lançado em 2026, segundo Mateus Ribeiro
A curiosa reação de Ozzy Osbourne ao conhecer Axl Rose, segundo Zakk Wylde
As cinco músicas que Slash escolheria para ouvir se o mundo estivesse acabando
O clássico dos Ramones inspirado por música de Alice Cooper
Dimmu Borgir, Satyricon e Enslaved quebram recorde de público na Noruega
Bruce Dickinson acha que igreja católica irá se incomodar com seu novo videoclipe
A lendária banda de Rock que David Coverdale recusou ser vocalista; "não me senti confortável"
O dia que Renato Russo recusou convite de Cazuza para parceria musical e explicou motivo
Carlinhos Brown: vaias e garrafadas no Rock in Rio 2001 foram ato de racismo, diz ele

Iron Maiden: "The Book Of Souls" é uma obra sem precedentes



