Circa Survive: O progressivo indie de "Blue Skye Noise"
Resenha - Blue Sky Noise - Circa Survive
Por Ricardo Pagliaro Thomaz
Postado em 20 de julho de 2015
Nota: 10 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
Foi por acidente que eu acabei descobrindo o Circa Survive, banda americana formada em 2004. E desde que começou, a banda vem lançando um material incrível. Eu por acaso estava em um website em 2014 apenas esperando para ver notícias sobre o disco Jealous Gods, do Poets of the Fall, quando de repente eu vi esse nome, não me recordo agora qual site foi, mas me chamou a atenção e fui pesquisar. Acabei achando o álbum Violent Waves de 2012 do qual até já falei por aqui e me apaixonei por aquele som de imediato. O próximo passo que eu daria era pesquisar a discografia anterior da banda, e eis que descobri este álbum maravilhoso chamado Blue Sky Noise.
Logo de cara percebi que o disco foi lançado através da gravadora Atlantic Records, o que também me chamou a atenção, justamente pelo status e pelo histórico da Atlantic que já lançou lendas como Led Zeppelin, Rolling Stones, Otis Redding e muitos outros. Não por acaso, o disco ainda é considerado como o melhor trabalho que o Circa Survive já lançou até agora.
O álbum que contém 12 faixas, tem uma arte gráfica belíssima, emblemática, que já nos captura de imediato, parece algo semelhante a São Jorge, mas eu creio que não seja esse o significado. O cavalo com asas e sem cabeça também é algo desconcertante, uma belíssima ilustração do artista plástico Esao Andrews.
O disco representa uma ruptura sonora em relação ao Rock experimental que praticavam nos discos anteriores, Juturna (2005) e On Letting Go (2007), e já aponta um caminho um pouco mais indie, digamos um progressivo indie, como gosto de me referir ao som deles, algo semelhante ao som do Radiohead ou do Deftones, apesar do som da banda ter muita cara de Rush também, embora até onde eu sei eles nunca tenham admitido isso.
Os destaques do disco ficam por conta da excelente faixa de abertura "Strange Terrain", em que o disco já abre em grande escala, em uma abertura agitada e com muita animação. "Get Out" também possui passagens ótimas, é mais arrastada, mas sensacional. "Glass Arrows" e a minha favorita do disco, não só por causa da energia que a faixa passa e do excelente trabalho vocal, mas também pelas quebradeiras que a faixa tem, o progressivo aqui entra em alto relevo e se destaca com o trabalho monumental de bateria que tem.
A próxima, "I Felt Free" já tem aquele toque de balada, mas não é bem uma balada, é um pouco mais devagar, mas a banda ainda mantém o peso instrumental. "Outra grande favorita minha é "Imaginary Enemy", que não em quebradeira, mas tem um trabalho instrumental impressionante; a balada "Frozen Creek" também merece destaque aqui pela sua grande beleza harmônica e mais um grande trabalho do grupo. Aliás, algo que eu não destaquei aqui ainda em relação ao grupo são as letras, e a balada "Spirit Of The Stairwell" com sua letra triste e melancólica de paixões e perdas, indicando até mesmo uma perda da inocência é o momento exato para destacar essa beleza poética do grupo. Para finalizar os destaques, o disco fecha com a ótima "Dyed In The Wool", que termina um excelente trabalho.
Há versões diferentes do disco, esta é a versão normal. Tanto a versão Deluxe quanto a disponível pela rede iTunes contém versões acústicas das músicas do álbum, mas a que eu acho mais interessante é a ShockHound Deluxe Edition, que vem com uma bonita demo extra, "Airplane Dance", algo bem próximo do som do Radiohead. Aqui neste álbum, o Circa Survive atinge, segundo os fãs de forma geral, uma beleza inigualável, que a banda não atingiu em seus outros discos. Na minha sincera opinião, é um disco realmente maravilhoso, mas eu sempre vou ficar entre ele e Violent Waves, não consigo estabelecer um desses dois como o meu favorito. Independente disso, eu recomendo muito que você vá atrás do som do Circa Survive, uma banda sensacional e que espero ainda que tenha vida muito longa.
Blue Sky Noise (2010)
(Circa Survive)
Tracklist:
01. Strange Terrain
02. Get Out
03. Glass Arrows
04. I Felt Free
05. Imaginary Enemy
06. Through the Desert Alone
07. Frozen Creek
08. Fever Dreams
09. Spirit of the Stairwell
10. The Longest Mile
11. Compendium
12. Dyed in the Wool
Selo: Atlantic Records
Circa Survive é:
Anthony Green: voz
Brendan Ekstrom: guitarra
Colin Frangicetto: guitarra rítmica
Nick Beard: baixo
Steve Clifford: bateria, percussão
Discografia:
- Descensus (2014)
- Violent Waves (2012)
- Blue Sky Noise (2010)
- On Letting Go (2007)
- Juturna (2005)
Site oficial:
http://www.circasurvive.com
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Como James Hetfield, do Metallica, ajudou a mudar a história do Faith No More
Internautas protestam contra preços de ingressos para show do AC/DC no Brasil
Os três clássicos do Iron Maiden que foram "copiados" do Michael Schenker Group
Os três melhores guitarristas base de todos os tempos, segundo Dave Mustaine
A melhor banda de metal de todos os tempos, segundo Scott Ian do Anthrax
A única música do "Somewhere in Time" do Iron Maiden que não usa sintetizadores
Os dois solos que, para Ritchie Blackmore, inauguraram a "guitarra elétrica inglesa"
A opinião de Rafael Bittencourt sobre bandas que ficam se apoiando no "Angraverso"
A banda que não ficou gigante porque era "inglesa demais", segundo Regis Tadeu
West Ham une forças ao Iron Maiden e lança camiseta comemorativa
O álbum que rachou o Deep Purple: "O Jon gostou da ideia, mas o Ritchie não"
A melhor música de cada disco do Metallica, segundo o Heavy Consequence
Gene Hoglan admite ter usado IA na capa do novo álbum do Dark Angel e não liga para críticas
Cinco músicas totalmente excelentes lançadas em 2025
James e Lars, do Metallica, escolhem as duas maiores bandas de todos os tempos
O verso de "Igreja" que fazia Arnaldo Antunes deixar palco dos Titãs por desconforto
O dia que Robert Plant pediu um cigarro para James LaBrie em um bar (e não ganhou)


Svnth - Uma viagem diametral por extremos musicais e seus intermédios
Em "Chosen", Glenn Hughes anota outro bom disco no currículo e dá aula de hard rock
Ànv (Eluveitie) - Entre a tradição celta e o metal moderno
Scorpions - A humanidade em contagem regressiva
Quando o Megadeth deixou o thrash metal de lado e assumiu um risco muito alto



