Leprous: The Congregation agrada, mas não de imediato
Resenha - Congregation - Leprous
Por Victor de Andrade Lopes
Fonte: Sinfonia de Ideias
Postado em 27 de maio de 2015
Nota: 8 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
O que sempre diferiu o quarteto norueguês de metal progressivo Leprous de outras bandas similares é o tom ¨down¨ de suas faixas e o ambiente sombrio que eles criam em torno de sua música. É uma discografia de uma melosidade que pode até afastar os proggers mais exigentes - o que os deixará alheios a um som que traz qualidade incomum para um grupo que não costuma se arriscar no caminho da fritação que outros nomes do progressivo apreciam.
The Congregation soa repetitivo na primeira audição, e deixar o CD tocar em loop algumas vezes pode ser necessário para entender melhor a identidade de cada faixa. Quem for impaciente pode deixar passar um material valioso.
A abertura "The Price" tem um quê de Apocalyptica em suas palhetadas rápidas. "The Flood" e seu riff martelante e repetitivo também lembra o quinteto finlandês, especialmente seu álbum mais recente, Shadowmaker. "Third Law" tem a técnica daquelas bandas djent que vêm fazendo sucesso considerável.
A introdução no baixo de "Rewind" lembra a introdução de "Domination", do Symphony X. Já o encerramento, com toques de death metal, mostra que o grupo não tem medo de colocar o pé em outros terrenos - e isso faz dela o ponto alto do disco. O ritmo de "Triumphant" faz com que ela pareça uma introdução que nunca chega a lugar nenhum, como "Crow Town" do HORSE the band.
Uma coisa que parece ser comum a todas as faixas é um encerramento forte. Mais do que isso, todas elas evoluem de forma clara - é aí que o álbum ganha muitos pontos, e é por isso que ele merece ser classificado como um trabalho de metal progressivo, já que as faixas não são tão longas, e praticamente não há solos, momentos nos quais os membros de grupos similares costumam mostrar todo o esplendor de suas habilidades.
A não ser que você seja um fã de carteirinha do Leprous, The Congregation demora para agradar e vai precisar de uma boa mastigada para a digestão apropriada. Mesmo com três faixas passando dos sete minutos, atrevo-me a dizer que faltou uma canção épica, que virou uma espécie de item indispensável nos trabalhos de metal progressivo. A banda já criou faixas assim e o resultado foi positivo. No geral, o disco traz o carimbo inconfundível do Leprous e deverá constar nas listas de fim de ano dos sites especializados em rock/metal progressivo.
Track-list:
01. "The Price"
02. "Third Law"
03. "Rewind"
04. "The Flood"
05. "Triumphant"
06. "Within My Fence"
07. "Red"
08. "Slave"
09. "Moon"
10. "Down"
11. "Lower"
12. "Pixel" (faixa bônus)
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Black Sabbath "atrapalhou" gravação de um dos maiores clássicos da história do rock
Em documentário, Rodolfo Abrantes afirma que "o Raimundos era o Canisso"
O álbum que melhor sintetiza a proposta sonora do AC/DC, segundo Angus Young
Angra anuncia fim do hiato e turnê em celebração ao disco "Holy Land"
Aquiles Priester quebra silêncio e revela por que aceitou reunião com Angra
O melhor álbum da banda Death, segundo o Loudwire
G1 coloca banda de rock entre piores do Lollapalooza 2026: "Engatou a segunda e ficou"
O guitarrista que supera Eric Clapton, segundo Eddie Van Halen: "Mais suave e refinado"
Ill Niño demite guitarrista que não chegou a fazer um show sequer com a banda
A lenda do sertanejo que gravou com Guns N' Roses e Alice in Chains - e engavetou o disco
Paul Di'Anno diz que Iron Maiden ficou pretensioso demais na fase de "Killers"
Por que o Lollapalooza parece ter "só bandas que você não conhece", segundo o Estadão
Fabio Lione detona versão original de música do Angra: "Seria legal dizer que fiz 75% dessa"
Gary Holt comenta a participação de Peter Tägtgren em novo disco do Exodus
A exigente técnica de guitarra que até James Hetfield trapaceia, segundo Gary Holt
O que diz a letra de "Carry On", lançada pelo Angra em seu álbum de estreia, "Angels Cry"
Kiko Loureiro lembra desafios do Angra: "O Andre Matos sumia e aparecia dois meses depois"
A música do U2 que virou hit mesmo com uma letra, segundo Bono, "inacabada"

Einar Solberg, do Leprous, relembra agressão violenta e traumas que inspiraram seu disco solo
A banda norueguesa que alugou triplex na cabeça de Jessica Falchi: "Chorei muito"
Iron Maiden: "The Book Of Souls" é uma obra sem precedentes



