Apocalyptica: Instrumentais são destaque em álbum com vocal fixo
Resenha - Shadowmaker - Apocalyptica
Por Victor de Andrade Lopes
Fonte: Sinfonia de Ideias
Postado em 01 de maio de 2015
Nota: 8 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
Após 4,5 anos sem um álbum de inéditas, o quarteto pioneiro do cello metal lança um álbum apostando em uma nova fórmula: em vez de convidar vários vocalistas, ficaram com apenas um: o estadunidense Franky Pérez, que já cantou com vários artistas consagrados (Slash, Scars on Broadway e outros) e tem também três álbuns solo.
Ele não é considerado membro oficial, mas trabalhou com a banda desde o início das gravações, auxiliando inclusive nos arranjos. A escolha de um único vocalista torna as coias mais práticas, especialmente quando se fala em uma turnê, mais sua integração ao disco não fica muito acima de projetos com vários convidados diferentes e não-compromissados com a banda, como os próprios álbuns anteriores do Apocalyptica. Mas talvez seja questão de tempo, caso eles decidam manter a parceria nos próximos lançamentos.
Lembrando que isso não quer dizer que ele não seja bom vocalista, muito pelo contrário. Eicca Toppinen, um dos violoncelistas, disse que a voz dele era perfeita para a banda por ser bem dinâmica, o que é essencial para se encaixar na variada lista de composições do quarteto.
O curioso de Shadowmaker é que as faixas instrumentais continuam sendo as melhores. A própria faixa título fica muito mais interessante devido ao interlúdio instrumental. "Reign of Fear" (não disponível na edição regular) e "Riot Lights" se juntam a este grupo de instrumentais competentes.
Mas não pensem que o álbum é um 8 ou 80. O nível geral é bom. Das faixas com vocal, os singles "Shadowmaker" e "Cold Blood", juntamente a "House of Chains" ajudam a tornar este um exemplar digno na discografia da banda. Mas a melhor faixa com vocal é, sem dúvidas, o encerramento "Dead Man's Eye", cuja primeira metade termina com uma linha melódica quase tão tocante quanto o encerramento de "Farewell", do álbum Apocalyptica, antecedendo um longo encerramento que revisa os principais riffs das outras faixas.
Os 4,5 anos de espera certamente fizeram a ansiedade acumular nos fãs, e o resultados final é, no mínimo, satisfatório. A escolha do vocalista único agrada, mas pode talvez melhorar com lançamentos posteriores. Um agrupamento de boas peças de cello metal - o que mais esperar dos fundadores do estilo?
Abaixo, o vídeo de "Shadowmaker":
Track-list:
1. "I-III-V-Seed of Chaos"
2. "Cold Blood"
3. "Shadowmaker"
4. "Slowburn"
5. "Reign of Fear" (faixa bônus)
6. "Hole in My Soul"
7. "House of Chains"
8. "Riot Lights"
9. "Come Back Down" (faixa bônus)
10. "Sea Song (You Waded Out)"
11. "Till Death Do Us Part"
12. "Dead Man's Eyes"
Outras resenhas de Shadowmaker - Apocalyptica
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Derrick Green abre o jogo sobre motivos para o fim do Sepultura
Os cinco maiores compositores de todos os tempos para Roger Waters
Mötley Crüe toca música do primeiro disco pela primeira vez em 42 anos
5 músicas de heavy metal que todo tiozão brasileiro se lembra com carinho
Mick Jagger projeta shows e novas músicas para os Rolling Stones
Dave Mustaine cita seus guitarristas preferidos de todos os tempos
Accept tem instrumentos e equipamentos roubados em Barcelona
O melhor disco do Iron Maiden, de acordo com o Ultimate Classic Rock
Deep Purple: Peso e melodia na medida certa em "SPLAT!"
Ex-guitarrista confessa que tinha dificuldades em compor para o Deicide
Tobias Sammet trabalha em novo álbum do Avantasia e relançamento de "The Scarecrow"
Com irmãos de músicos do Extreme, Jeff Scott Soto estrela ópera rock "Macbeth"
A música em que Jimi Hendrix diz preferir a música às mulheres
O guitarrista que fez Kirk Hammett se sentir culpado por ter comprado guitarra muito barata
A melhor época do U2, de acordo com o guitarrista The Edge
O "Big Four do new metal", segundo o lendário baixista David Ellefson
James Hetfield revela qual o seu álbum favorito do Metallica
Ronnie James Dio: por que ele odiava a música "Rainbow In The Dark"?

Apocalyptica confirma três shows no Brasil com turnê em homenagem ao Metallica
"É um álbum maravilhoso": membro do Apocalyptica defende qualidade de "St. Anger"
O melhor disco ao vivo de rock de todos os tempos



