Humberto Gessinger: Engenheiro-mestre ataca novamente em trio

Resenha - Insular Ao Vivo - Humberto Gessinger

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no G+Compartilhar no WhatsApp

Por Claudinei José de Oliveira
Enviar correções  |  Comentários  | 

Nota: 7

O texto representa opinião do autor, não do Whiplash.Net ou dos editores.


Em show gravado em Belo Horizonte e na Serra Gaúcha o eterno líder dos Engenheiros Do Hawaii dá uma geral não tão óbvia em sua obra.
543 acessosHumberto Gessinger: cantor lança compacto de vinil5000 acessosGóticas: 10 grandes bandas do gênero na Inglaterra dos anos 80

As viúvas da formação clássica dos Engenheiros do Hawaii ( Gessinger, Licks e Maltz) não vão se dar por satisfeitas, mas deveriam: provavelmente este show, gravado para a posteridade, em Belo Horizonte e lançado, no final de 2014, em DVD, é o mais próximo de uma reunião da formação acima mencionada. Tal afirmação se baseia, pura e simplesmente, no fato do show ser conduzido inteiramente no formato trio e, também, na maneira reverente como o ex-Fresno Steban Tavares tenta imitar a guitarra de Augusto Licks.

Desde que Carlos Maltz saiu (ou foi saído) da banda, Humberto deixou bastante claro que ele é o Engenheiros. É só conferir a parte gráfica dos álbuns então lançados e termos a certeza. Assim, nada mais natural, e até saudável, ele assumir-se solo, o que foi feito com maestria no álbum Insular, que deu origem à turnê da qual o show gravado faz parte.

Dono de um extenso catálogo fervorosamente cultuado pelos fãs, Gessinger se deu ao luxo de abrir mão da obviedade dos sucessos e, além das músicas do trabalho solo, compor o "set list" com músicas menos previsíveis ou, se preferirem, lados Bs.

Além do show de BH, o DVD traz, também, no intimismo do formato acústico e com a participação de companheiros da cena musical sul-riograndense, quatro canções gravadas no bucolismo da Serra Gaúcha, nas quais, os elementos regionais conferem um teor "folk" que deu a tônica aos últimos trabalhos realizados por Humberto, seja com o nome Engenheiros Do Hawaii, no projeto Pouca Vogal ou em seu trabalho solo. Deste último, vale destacar o lirismo com que é tratado o tema envelhecimento. Cabe, ainda, ressaltar a narrativa, com uma empostação (intencionalmente?!!!) cafona, com a qual Gessinger apresenta as músicas.

Por fim, parece que o próprio Humberto Gessinger resolveu satisfazer parcialmente a fissura dos fanáticos pela formação clássica mencionada no início do texto, ao revisitar o formato trio e assumir, novamente, o contrabaixo, instrumento que, nela, executava. Completando o trio, o baterista Rafael Bisogno que, apesar de não ter e nem ter a intenção de ter a pegada de Matz, não compromete e desempenha um bom trabalho.

Além do DVD, junto vem um CD com o áudio das apresentações para completar o deleite dos fãs. Variações sobre um mesmo tema para os, como diz Humberto, "De Fé".

Tracklist do DVD:
1. "Até O Fim"
2. "Armas Químicas E Poemas"
3. "Bora"
4. "Ilex Paraguariensis"
5. "Surfando Karmas & DNA"
6. "Eu Que Não Amo Você"
7. "Insular"
8. "Ando Só"
9. "A Ponte Para O Dia"
10."Voo Do Besouro"
11."Deserto Freezer"
12."Milonga Orientao"
13."Somos Quem Podemos Ser"
14."De Fé"
15."Sua Graça"
16."Nuvem"
17."3x4"
18."Dançando No Campo Minado"
19."Tchau Radar, A Canção"
20."Pra Ser Sincero"
21."Dom Quixote"
22."Exército De Um Homem Só I e II"
23."Tudo Está Parado"

Gravadora: Coqueiro Verde

5000 acessosQuer ficar atualizado? Siga no Facebook, Twitter, G+, Newsletter, etc

GosteiNão gostei

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no G+Compartilhar no WhatsApp

543 acessosHumberto Gessinger: cantor lança compacto de vinil2437 acessosEngenheiros: Canal Bis exibirá show de "30 Anos A Revolta"0 acessosTodas as matérias e notícias sobre "Engenheiros Do Hawaii"

BRockBRock
Os 10 melhores álbuns dos anos 80

Os comentários são postados usando scripts e logins do FACEBOOK, não estão hospedados no Whiplash.Net, não refletem a opinião dos editores do site, não são previamente moderados, e são de autoria e responsabilidade dos usuários que os assinam. Caso considere justo que qualquer comentário seja apagado, entre em contato.

Respeite usuários e colaboradores, não seja chato, não seja agressivo, não provoque e não responda provocações; Prefira enviar correções pelo link de envio de correções. Trolls e chatos que quebram estas regras podem ser banidos. Denuncie e ajude a manter este espaço limpo.

0 acessosTodas as matérias da seção Resenhas de CDs e DVDs0 acessosTodas as matérias sobre "Engenheiros Do Hawaii"

GóticasGóticas
10 grandes bandas do gênero dos anos 80

MetallicaMetallica
Rock In Rio explica pane que ocorreu durante o show

Kiko LoureiroKiko Loureiro
Afastamento do Angra começou antes do Megadeth

5000 acessosMegadeth: como é o cabelo de Dave Mustaine quando ele acorda?5000 acessosYngwie Malmsteen: temperamento destruiu sua carreira, diz Vescera5000 acessosMetal Hammer: dez capas que provocam ânsia de vômito5000 acessosOs diários secretos de Roger Waters5000 acessosMetallica: baixista do Primus relembra teste em 19865000 acessosIron Maiden: Nicko McBrain assimila outro baterista em seu lugar

Sobre Claudinei José de Oliveira

Claudinei José de Oliveira é graduado em História e aproveita o tempo vago para ouvir, ler e escrever rock´n´roll e conversar com seus cachorros. Criou e mantém o blog rollandorocha.blogspot.

Mais matérias de Claudinei José de Oliveira no Whiplash.Net.

Whiplash.Net é um site colaborativo. Todo o conteúdo é de responsabilidade de colaboradores voluntários citados em cada matéria, e não representam a opinião dos editores ou responsáveis pela manutenção do site, mas apenas dos autores e colaboradores citados. Em caso de quebra de copyright ou por qualquer motivo que julgue conveniente denuncie material impróprio e este será removido. Conheça a nossa Política de Privacidade.

Em fevereiro: 1.218.643 visitantes, 2.740.135 visitas, 6.216.850 pageviews.

Usuários online