Humberto Gessinger: Engenheiro-mestre ataca novamente em trio
Resenha - Insular Ao Vivo - Humberto Gessinger
Por Claudinei José de Oliveira
Postado em 24 de março de 2015
Nota: 7 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
Em show gravado em Belo Horizonte e na Serra Gaúcha o eterno líder dos Engenheiros Do Hawaii dá uma geral não tão óbvia em sua obra.
Engenheiros Do Hawaii - + Novidades
As viúvas da formação clássica dos Engenheiros do Hawaii ( Gessinger, Licks e Maltz) não vão se dar por satisfeitas, mas deveriam: provavelmente este show, gravado para a posteridade, em Belo Horizonte e lançado, no final de 2014, em DVD, é o mais próximo de uma reunião da formação acima mencionada. Tal afirmação se baseia, pura e simplesmente, no fato do show ser conduzido inteiramente no formato trio e, também, na maneira reverente como o ex-Fresno Steban Tavares tenta imitar a guitarra de Augusto Licks.
Desde que Carlos Maltz saiu (ou foi saído) da banda, Humberto deixou bastante claro que ele é o Engenheiros. É só conferir a parte gráfica dos álbuns então lançados e termos a certeza. Assim, nada mais natural, e até saudável, ele assumir-se solo, o que foi feito com maestria no álbum Insular, que deu origem à turnê da qual o show gravado faz parte.
Dono de um extenso catálogo fervorosamente cultuado pelos fãs, Gessinger se deu ao luxo de abrir mão da obviedade dos sucessos e, além das músicas do trabalho solo, compor o "set list" com músicas menos previsíveis ou, se preferirem, lados Bs.
Além do show de BH, o DVD traz, também, no intimismo do formato acústico e com a participação de companheiros da cena musical sul-riograndense, quatro canções gravadas no bucolismo da Serra Gaúcha, nas quais, os elementos regionais conferem um teor "folk" que deu a tônica aos últimos trabalhos realizados por Humberto, seja com o nome Engenheiros Do Hawaii, no projeto Pouca Vogal ou em seu trabalho solo. Deste último, vale destacar o lirismo com que é tratado o tema envelhecimento. Cabe, ainda, ressaltar a narrativa, com uma empostação (intencionalmente?!!!) cafona, com a qual Gessinger apresenta as músicas.
Por fim, parece que o próprio Humberto Gessinger resolveu satisfazer parcialmente a fissura dos fanáticos pela formação clássica mencionada no início do texto, ao revisitar o formato trio e assumir, novamente, o contrabaixo, instrumento que, nela, executava. Completando o trio, o baterista Rafael Bisogno que, apesar de não ter e nem ter a intenção de ter a pegada de Matz, não compromete e desempenha um bom trabalho.
Além do DVD, junto vem um CD com o áudio das apresentações para completar o deleite dos fãs. Variações sobre um mesmo tema para os, como diz Humberto, "De Fé".
Tracklist do DVD:
1. "Até O Fim"
2. "Armas Químicas E Poemas"
3. "Bora"
4. "Ilex Paraguariensis"
5. "Surfando Karmas & DNA"
6. "Eu Que Não Amo Você"
7. "Insular"
8. "Ando Só"
9. "A Ponte Para O Dia"
10."Voo Do Besouro"
11."Deserto Freezer"
12."Milonga Orientao"
13."Somos Quem Podemos Ser"
14."De Fé"
15."Sua Graça"
16."Nuvem"
17."3x4"
18."Dançando No Campo Minado"
19."Tchau Radar, A Canção"
20."Pra Ser Sincero"
21."Dom Quixote"
22."Exército De Um Homem Só I e II"
23."Tudo Está Parado"
Gravadora: Coqueiro Verde
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Com mais de 140 shows, festival Welcome to Rockville anuncia atrações para 2027
Os 50 artistas de rock e metal mais ouvidos de todos os tempos no Spotify
Jorn Lande conta como foi ter um baterista de black metal em sua banda
Aerosmith realiza primeiro dos dois shows comemorativos; veja setlist e convidados
Neil Peart, David Gilmour e Sid Wilson não concordam sobre o maior baterista do mundo
Os oito discos essenciais do thrash alemão, segundo a Ultimate Guitar
A canção que mudou a vida de Jimi Hendrix e completou 60 anos de gravação
O vocalista que deu cano em Slash, e o guitarrista descobriu que ele estava com medo
O clássico do Queen que Rick Rubin tentou estragar de propósito; "Era uma gravação perfeita"
Nando Fernandes revela novidades sobre o novo álbum da Sinistra
As conexões do ator Patrick Stewart com o rock and roll
Mammoth anuncia saída de baterista e confirma substituto
Para Sharon Osbourne, Tom Morello é "o santo do metal"
Nicko McBrain diz que gostaria de gravar algumas músicas com o Iron Maiden
Nicko McBrain não acredita que o Iron Maiden vá se aposentar tão cedo
Rockstars que atacaram a igreja, Jesus Cristo e Deus
O disco clássico dos Beatles que influenciou a criação do metal extremo
O beatle com quem George Harrison não trabalharia de novo: "Com o John Lennon eu faria banda"

O roqueiro que comprou briga com Humberto Gessinger e Samuel Rosa
Humberto Gessinger e Andreas Kisser apontam o que faltou ao rock nacional dos anos 80
A pior banda gaúcha de rock de todos os tempos, segundo Rogério Skylab
O megahit do rock nacional dos anos 1980 que encantou Richie Sambora do Bon Jovi
A explicação de Humberto Gessinger para recusar Engenheiros que "não cola", segundo Licks



