Humberto Gessinger: Engenheiro-mestre ataca novamente em trio
Resenha - Insular Ao Vivo - Humberto Gessinger
Por Claudinei José de Oliveira
Postado em 24 de março de 2015
Nota: 7
Em show gravado em Belo Horizonte e na Serra Gaúcha o eterno líder dos Engenheiros Do Hawaii dá uma geral não tão óbvia em sua obra.
Engenheiros Do Hawaii - + Novidades
As viúvas da formação clássica dos Engenheiros do Hawaii ( Gessinger, Licks e Maltz) não vão se dar por satisfeitas, mas deveriam: provavelmente este show, gravado para a posteridade, em Belo Horizonte e lançado, no final de 2014, em DVD, é o mais próximo de uma reunião da formação acima mencionada. Tal afirmação se baseia, pura e simplesmente, no fato do show ser conduzido inteiramente no formato trio e, também, na maneira reverente como o ex-Fresno Steban Tavares tenta imitar a guitarra de Augusto Licks.
Desde que Carlos Maltz saiu (ou foi saído) da banda, Humberto deixou bastante claro que ele é o Engenheiros. É só conferir a parte gráfica dos álbuns então lançados e termos a certeza. Assim, nada mais natural, e até saudável, ele assumir-se solo, o que foi feito com maestria no álbum Insular, que deu origem à turnê da qual o show gravado faz parte.
Dono de um extenso catálogo fervorosamente cultuado pelos fãs, Gessinger se deu ao luxo de abrir mão da obviedade dos sucessos e, além das músicas do trabalho solo, compor o "set list" com músicas menos previsíveis ou, se preferirem, lados Bs.
Além do show de BH, o DVD traz, também, no intimismo do formato acústico e com a participação de companheiros da cena musical sul-riograndense, quatro canções gravadas no bucolismo da Serra Gaúcha, nas quais, os elementos regionais conferem um teor "folk" que deu a tônica aos últimos trabalhos realizados por Humberto, seja com o nome Engenheiros Do Hawaii, no projeto Pouca Vogal ou em seu trabalho solo. Deste último, vale destacar o lirismo com que é tratado o tema envelhecimento. Cabe, ainda, ressaltar a narrativa, com uma empostação (intencionalmente?!!!) cafona, com a qual Gessinger apresenta as músicas.
Por fim, parece que o próprio Humberto Gessinger resolveu satisfazer parcialmente a fissura dos fanáticos pela formação clássica mencionada no início do texto, ao revisitar o formato trio e assumir, novamente, o contrabaixo, instrumento que, nela, executava. Completando o trio, o baterista Rafael Bisogno que, apesar de não ter e nem ter a intenção de ter a pegada de Matz, não compromete e desempenha um bom trabalho.
Além do DVD, junto vem um CD com o áudio das apresentações para completar o deleite dos fãs. Variações sobre um mesmo tema para os, como diz Humberto, "De Fé".
Tracklist do DVD:
1. "Até O Fim"
2. "Armas Químicas E Poemas"
3. "Bora"
4. "Ilex Paraguariensis"
5. "Surfando Karmas & DNA"
6. "Eu Que Não Amo Você"
7. "Insular"
8. "Ando Só"
9. "A Ponte Para O Dia"
10."Voo Do Besouro"
11."Deserto Freezer"
12."Milonga Orientao"
13."Somos Quem Podemos Ser"
14."De Fé"
15."Sua Graça"
16."Nuvem"
17."3x4"
18."Dançando No Campo Minado"
19."Tchau Radar, A Canção"
20."Pra Ser Sincero"
21."Dom Quixote"
22."Exército De Um Homem Só I e II"
23."Tudo Está Parado"
Gravadora: Coqueiro Verde
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps