Humberto Gessinger: Engenheiro-mestre ataca novamente em trio

Resenha - Insular Ao Vivo - Humberto Gessinger

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no G+

Por Claudinei José de Oliveira
Enviar correções  |  Comentários  | 

Nota: 7

O texto representa opinião do autor, não do Whiplash.Net ou dos editores.


Em show gravado em Belo Horizonte e na Serra Gaúcha o eterno líder dos Engenheiros Do Hawaii dá uma geral não tão óbvia em sua obra.
940 acessosHumberto Gessinger: entrevista com o guitarrista Felipe Rotta5000 acessosLemmy: "Radiohead e Coldplay são bandas sub-emo"

As viúvas da formação clássica dos Engenheiros do Hawaii ( Gessinger, Licks e Maltz) não vão se dar por satisfeitas, mas deveriam: provavelmente este show, gravado para a posteridade, em Belo Horizonte e lançado, no final de 2014, em DVD, é o mais próximo de uma reunião da formação acima mencionada. Tal afirmação se baseia, pura e simplesmente, no fato do show ser conduzido inteiramente no formato trio e, também, na maneira reverente como o ex-Fresno Steban Tavares tenta imitar a guitarra de Augusto Licks.

Desde que Carlos Maltz saiu (ou foi saído) da banda, Humberto deixou bastante claro que ele é o Engenheiros. É só conferir a parte gráfica dos álbuns então lançados e termos a certeza. Assim, nada mais natural, e até saudável, ele assumir-se solo, o que foi feito com maestria no álbum Insular, que deu origem à turnê da qual o show gravado faz parte.

Dono de um extenso catálogo fervorosamente cultuado pelos fãs, Gessinger se deu ao luxo de abrir mão da obviedade dos sucessos e, além das músicas do trabalho solo, compor o "set list" com músicas menos previsíveis ou, se preferirem, lados Bs.

Além do show de BH, o DVD traz, também, no intimismo do formato acústico e com a participação de companheiros da cena musical sul-riograndense, quatro canções gravadas no bucolismo da Serra Gaúcha, nas quais, os elementos regionais conferem um teor "folk" que deu a tônica aos últimos trabalhos realizados por Humberto, seja com o nome Engenheiros Do Hawaii, no projeto Pouca Vogal ou em seu trabalho solo. Deste último, vale destacar o lirismo com que é tratado o tema envelhecimento. Cabe, ainda, ressaltar a narrativa, com uma empostação (intencionalmente?!!!) cafona, com a qual Gessinger apresenta as músicas.

Por fim, parece que o próprio Humberto Gessinger resolveu satisfazer parcialmente a fissura dos fanáticos pela formação clássica mencionada no início do texto, ao revisitar o formato trio e assumir, novamente, o contrabaixo, instrumento que, nela, executava. Completando o trio, o baterista Rafael Bisogno que, apesar de não ter e nem ter a intenção de ter a pegada de Matz, não compromete e desempenha um bom trabalho.

Além do DVD, junto vem um CD com o áudio das apresentações para completar o deleite dos fãs. Variações sobre um mesmo tema para os, como diz Humberto, "De Fé".

Tracklist do DVD:
1. "Até O Fim"
2. "Armas Químicas E Poemas"
3. "Bora"
4. "Ilex Paraguariensis"
5. "Surfando Karmas & DNA"
6. "Eu Que Não Amo Você"
7. "Insular"
8. "Ando Só"
9. "A Ponte Para O Dia"
10."Voo Do Besouro"
11."Deserto Freezer"
12."Milonga Orientao"
13."Somos Quem Podemos Ser"
14."De Fé"
15."Sua Graça"
16."Nuvem"
17."3x4"
18."Dançando No Campo Minado"
19."Tchau Radar, A Canção"
20."Pra Ser Sincero"
21."Dom Quixote"
22."Exército De Um Homem Só I e II"
23."Tudo Está Parado"

Gravadora: Coqueiro Verde

GosteiNão gostei

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no G+

Os comentários são postados usando scripts e logins do FACEBOOK, não estão hospedados no Whiplash.Net, não refletem a opinião dos editores do site, não são previamente moderados, e são de autoria e responsabilidade dos usuários que os assinam. Caso considere justo que qualquer comentário seja apagado, entre em contato.

Respeite usuários e colaboradores, não seja chato, não seja agressivo, não provoque e não responda provocações; Prefira enviar correções pelo link de envio de correções. Trolls e chatos que quebram estas regras podem ser banidos. Denuncie e ajude a manter este espaço limpo.

Humberto GessingerHumberto Gessinger
Anunciada saída de Nando Peters da banda

940 acessosHumberto Gessinger: entrevista com o guitarrista Felipe Rotta618 acessosHumberto Gessinger: DVD da turnê será gravado em Porto Alegre0 acessosTodas as matérias e notícias sobre "Engenheiros Do Hawaii"

Pra discutirPra discutir
Os 100 melhores discos do rock brasileiro

BRockBRock
Os 10 melhores álbuns dos anos 80

0 acessosTodas as matérias da seção Resenhas de CDs e DVDs0 acessosTodas as matérias sobre "Engenheiros Do Hawaii"

MotorheadMotorhead
"Radiohead e Coldplay não são rock"

Iron MaidenIron Maiden
Conheça a equipe e família que viaja com a banda

Power MetalPower Metal
Os dez álbuns essenciais do gênero

5000 acessosRob Halford: "Talvez eu seja o único Gay vocalista de Metal"5000 acessosLemmy Kilmister: A vida dele fazia Keith Richards parecer uma menininha5000 acessosGuitar Hero: veja como o jogo desgraçou uma geração inteira5000 acessosRock vs Sertanejo: a diferença dos gêneros no mercado musical brasileiro3945 acessosChris Cornell: misturando One do Metallica e U2 na mesma música5000 acessosDavid Lee Roth: "Já fui rico e pobre! Ser rico é melhor!"

Sobre Claudinei José de Oliveira

Claudinei José de Oliveira é graduado em História e aproveita o tempo vago para ouvir, ler e escrever rock´n´roll e conversar com seus cachorros. Criou e mantém o blog rollandorocha.blogspot.

Mais matérias de Claudinei José de Oliveira no Whiplash.Net.

Whiplash.Net é um site colaborativo. Todo o conteúdo é de responsabilidade de colaboradores voluntários citados em cada matéria, e não representam a opinião dos editores ou responsáveis pela manutenção do site, mas apenas dos autores e colaboradores citados. Em caso de quebra de copyright ou por qualquer motivo que julgue conveniente denuncie material impróprio e este será removido. Conheça a nossa Política de Privacidade.

Em fevereiro: 1.218.643 visitantes, 2.740.135 visitas, 6.216.850 pageviews.

Usuários online