Hammerfall: Um retorno parcial a seus primórdios
Resenha - (r)Evolution - Hammerfall
Por Junior Frascá
Postado em 11 de dezembro de 2014
Nota: 8 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
O HAMMERFALL, após surgir como uma das grandes revelações do metal no final da década de 90, por resgatar aquela sonoridade típica dos anos 80, incomum naquele período, acabou por passar por um período de vacas magras, com lançamentos bem abaixo do potencial demonstrado, e culminando com o diferente, mas interessante "Infected", bem mais moderno e cru, fazendo grande parte de seus fãs torcerem o nariz até virar o pescoço. Contudo, em uma tentativa de resgatar a sonoridade de seus primórdios, o grupo volta com "(R)Evolution".
Desde a capa, que traz de volta o personagem Hector, até a produção, mais suja, é perceptível que a banda procurou recriar aquele clima de seus primeiros trabalhos. Além disso, musicalmente, o quinteto também optou por faixas mais diretas e épicas, com refrãos grandiosos e vários momentos de "o o o o o" tão presentes em álbuns como "Legacy of Kings" e "Renegade". Mas aqui, em bem menos quantidade do que nos citados trabalhos.
Assim, embora tenham deixado de lado as influências mais modernas trazidas no disco anterior, o novo álbum ainda assim traz muito do que o HAMMERFALL apresentou nos trabalhos como "Chapter V" e "No Sacrifice, No Victory", podendo ser considerado uma continuação natural destes.
Podemos dizer, pois, que não houve uma "revolução", como o título do trabalho sugere, mas sim uma "readaptação" ao som que a banda vinha fazendo recentemente.
Dentre os destaques, "Hector’s Hymm", "Bushido"e "Ex Inferis" são as faixas que mais chamam a atenção, enquanto "Winter is Coming" é de longe o grande ponto negativo do trabalho, sendo uma das piores faixas já compostas pela banda.
Por isso, não espere por uma volta integral às origens da banda, mas sim por um trabalho sólido e interessante, e que voltará a agradar os fãs da banda que haviam a deixado de lado após "Infected".
(R)Evolution - Hammerfall
(2014 – Nuclear Blast - Nacional)
Hector s Hymn
(r)Evolution
Bushido
Live Life Loud
Ex Inferis
We Won t Back Down
Winter Is Coming
Origins
Tainted Metal
Evil Incarnate
Wildfire
Bonus Track:
Demonized
Outras resenhas de (r)Evolution - Hammerfall
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



As duas músicas do Metallica que Hetfield admite agora em 2026 que dão trabalho ao vivo
Festival SP From Hell confirma edição em abril com atrações nacionais e internacionais do metal
A música "mais idiota de todos os tempos" que foi eleita por revista como a melhor do século XXI
A música de Raul Seixas que faria ele ser "cancelado" nos dias de hoje
A banda de rock que lucra com a infantilização do público adulto, segundo Regis Tadeu
O clássico que é como o "Stairway to Heaven" do Van Halen, segundo Sammy Hagar
Como é a estrutura empresarial e societária do Iron Maiden, segundo Regis Tadeu
As melhores músicas de heavy metal de cada ano, de 1970 a 2025, segundo o Loudwire
Regis Tadeu revela qual lado está errado na treta do Sepultura com Eloy Casagrande
Marcello Pompeu lança tributo ao Slayer e abre agenda para shows em 2026
O dia em que Lars Ulrich exaltou o Iron Maiden durante conversa com Steve Harris
A música caótica do Sepultura que foi escrita na casa de Jason Newsted
Derrick Green relembra rejeição às músicas novas do Sepultura na turnê de 1998 com o Slayer
Rafael Bittencourt dá dica para músicos e conta como Kiko Loureiro "complicou" sua vida
O cantor que Glenn Hughes chama de "o maior de todos"
Duff McKagan: "Justin Bieber é um roqueiro de verdade!"
A lendária banda de rock nacional que despertava "inveja" em Nando Reis
Religião: Top 10 citações sobre Deus e o Diabo


Com "Brotherhood", o FM escreveu um novo capítulo do AOR
Anguish Project mergulha no abismo do inconsciente com o técnico e visceral "Mischance Control"
Motorjesus pisa fundo no acelerador, engata a quinta e atropela tudo em "Streets Of Fire"
Nightwish: Anette faz com que não nos lembremos de Tarja
Megadeth: Mustaine conseguiu; temos o melhor disco em muito tempo



