Sonata Arctica: Revisitando desnecessariamente seu maior clássico
Resenha - Ecliptica Revisited - Sonata Arctica
Por Junior Frascá
Postado em 31 de outubro de 2014
Nota: 3 ![]()
![]()
![]()
No final dos anos 90, mais especificamente em 1999, quando o metal melódico saia de seu auge, e já começava a dar sinais de desgaste, uma banda finlandesa lançava seu primeiro disco, dando um novo gás para o estilo, e tornando um de seus nomes mais importantes nos anos seguintes. E não é a toa que "Ecliptica" é até hoje aclamado como um dos melhores (senão o melhor) disco do SONATA ARCTICA.
Sonata Arctica - Mais Novidades
Me lembro muito bem na época de lançamento do disco, que todos os fãs do estilo, assim como eu, ficaram totalmente perplexos com uma banda que, mesmo aliando todos os clichês típicos do power metal melódico, consegui criar um estilo todo próprio, cativante e energético. E mesmo tendo mudado bruscamente no futuro, desagradando muito de seus fãs, os caras até hoje possuem credibilidade na cena, e "Ecliptica" é um disco de cabeceira de vários bangers (nos quais também me incluo).
Agora, para comemorar os 15 anos do debut, resolveram "revisitá-lo", regravando todas as faixas, e incluindo um bônus.
E, infelizmente, às regravações ficaram totalmente sem sentido. Em primeiro lugar, cabe lembrar que a versão original de "Ecliptica" foi muito bem produzida e gravada, ou seja, o motivo dessa regravação não era por qualidade. Ora, então nada justifica os caras regravarem um disco inteiro, praticamente nota a nota, com raríssimas variações em relação às faixas originais.
Na grande maioria do disco, a impressão que temos é que estamos ouvindo a versão original do trabalho, sendo totalmente sem sentido as regravações. Além disso, nas regravações, as faixas parecem perder o ritmo frenético e energético das originais. Ou seja, pouco mudou e, no que mudou, foi para pior.
É óbvio que não há como estragar faixas como "Blank File", "My Land", "8th Commandment", "Replica", "Fullmoon" e "Kingdom for a Heart". Não é esse o problema, mas sim o fato de tais faixas já serem excelentes em suas versões originais, e a regravação praticamente igual das mesmas é incompreensível, ainda mais por uma banda como o SONATA ARCTICA, que sempre primou pela ousadia.
Se a tentativa dos caras foi trazer de volta os antigos fãs, certamente não terão sucesso, vez que não há nenhum atrativo novo. E se a intenção foi mostrar aos novos fãs os primórdios da banda, também falharam miseravelmente, pois hoje em dia, com a internet, qualquer um pode ter acesso ao disco original, muito melhor que esse, com muita facilidade.
Sem dúvida um lançamento incompreensível, ainda mais nos dias de hoje, em que a forma de consumir a música vem mudando consideravelmente.
Ecliptica Revisited – Sonata Arctica
(2014 - Importado)
1 - Blank File 4:09
2 - My Land 4:48
3 - 8th Commandment 5:04
4 - Replica 3:46
5 - Kingdom For A Heart 3:47
6 - Fullmoon 5:12
7 - Letter To Dana 6:23
8 - UnOpened 3:13
9 - Picturing The Past 3:35
10 - Destruction Preventer 7:45
11 - I Can't Dance (Bonus Track) 3:52
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O guitarrista preferido de Mark Knopfler, do Dire Straits, e que David Gilmour também idolatra
A "melhor banda de rock'n'roll em disco", segundo Bono, do U2
As 5 melhores bandas de rock dos últimos 25 anos, segundo André Barcinski
Nicko McBrain compartilha lembranças do último show com o Iron Maiden, em São Paulo
O subestimado guitarrista base considerado "um dos maiores de todos" por Dave Mustaine
Jinjer, In Flames e Killswitch Engage confirmados no Bangers Open Air, afirma jornalista
Nick Holmes diz que há muito lixo no nu metal, mas elogia duas bandas do estilo
As melhores de Ronnie James Dio escolhidas por cinco nomes do rock e metal
Perda de visão faz Ian Gillan considerar possibilidade de aposentadoria
O clássico riff do AC/DC que Malcolm Young achou que era uma merda, a princípio
As 3 teorias sobre post enigmático do Angra, segundo especialista em Angraverso
Dave Mustaine quer que o último show do Megadeth aconteça no espaço
Brent Hinds - O ícone do heavy metal que não gostava do estilo - nem de conceder entrevistas
A canção proto-punk dos Beatles em que Paul McCartney quis soar como Jimi Hendrix
Himmelkraft - Tony Kakko assume as rédeas da arte em sua forma mais livre
A raríssima música feliz do Sonata Arctica que Tony Kakko não faz ideia de onde surgiu
O disco que "furou a bolha" do heavy metal e vendeu dezenas de milhões de cópias


