Sonata Arctica: Revisitando desnecessariamente seu maior clássico
Resenha - Ecliptica Revisited - Sonata Arctica
Por Junior Frascá
Postado em 31 de outubro de 2014
Nota: 3 ![]()
![]()
![]()
No final dos anos 90, mais especificamente em 1999, quando o metal melódico saia de seu auge, e já começava a dar sinais de desgaste, uma banda finlandesa lançava seu primeiro disco, dando um novo gás para o estilo, e tornando um de seus nomes mais importantes nos anos seguintes. E não é a toa que "Ecliptica" é até hoje aclamado como um dos melhores (senão o melhor) disco do SONATA ARCTICA.
Me lembro muito bem na época de lançamento do disco, que todos os fãs do estilo, assim como eu, ficaram totalmente perplexos com uma banda que, mesmo aliando todos os clichês típicos do power metal melódico, consegui criar um estilo todo próprio, cativante e energético. E mesmo tendo mudado bruscamente no futuro, desagradando muito de seus fãs, os caras até hoje possuem credibilidade na cena, e "Ecliptica" é um disco de cabeceira de vários bangers (nos quais também me incluo).
Sonata Arctica - Mais Novidades
Agora, para comemorar os 15 anos do debut, resolveram "revisitá-lo", regravando todas as faixas, e incluindo um bônus.
E, infelizmente, às regravações ficaram totalmente sem sentido. Em primeiro lugar, cabe lembrar que a versão original de "Ecliptica" foi muito bem produzida e gravada, ou seja, o motivo dessa regravação não era por qualidade. Ora, então nada justifica os caras regravarem um disco inteiro, praticamente nota a nota, com raríssimas variações em relação às faixas originais.
Na grande maioria do disco, a impressão que temos é que estamos ouvindo a versão original do trabalho, sendo totalmente sem sentido as regravações. Além disso, nas regravações, as faixas parecem perder o ritmo frenético e energético das originais. Ou seja, pouco mudou e, no que mudou, foi para pior.
É óbvio que não há como estragar faixas como "Blank File", "My Land", "8th Commandment", "Replica", "Fullmoon" e "Kingdom for a Heart". Não é esse o problema, mas sim o fato de tais faixas já serem excelentes em suas versões originais, e a regravação praticamente igual das mesmas é incompreensível, ainda mais por uma banda como o SONATA ARCTICA, que sempre primou pela ousadia.
Se a tentativa dos caras foi trazer de volta os antigos fãs, certamente não terão sucesso, vez que não há nenhum atrativo novo. E se a intenção foi mostrar aos novos fãs os primórdios da banda, também falharam miseravelmente, pois hoje em dia, com a internet, qualquer um pode ter acesso ao disco original, muito melhor que esse, com muita facilidade.
Sem dúvida um lançamento incompreensível, ainda mais nos dias de hoje, em que a forma de consumir a música vem mudando consideravelmente.
Ecliptica Revisited – Sonata Arctica
(2014 - Importado)
1 - Blank File 4:09
2 - My Land 4:48
3 - 8th Commandment 5:04
4 - Replica 3:46
5 - Kingdom For A Heart 3:47
6 - Fullmoon 5:12
7 - Letter To Dana 6:23
8 - UnOpened 3:13
9 - Picturing The Past 3:35
10 - Destruction Preventer 7:45
11 - I Can't Dance (Bonus Track) 3:52
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O lado bom e o ruim de fazer shows na América do Sul, segundo o líder do Iron Maiden
Iron Maiden transforma primeiro festival próprio em celebração monumental de 50 anos
5 músicas de rock que todo mundo conhece, mas pouca gente sabe de quem são
5 músicas que quando tocam no show todo fã de metal entra no mosh na hora
Steve Harris relembra o dia em que bebeu antes de um show do Iron Maiden
Frank Ferrer explica motivo de saída do Guns N' Roses após 19 anos na banda
A banda que realmente criou o heavy metal, de acordo com Eric Clapton
O aspecto dos shows grandiosos que incomoda Steve Harris, do Iron Maiden
A melhor banda de rock progressivo do Brasil, segundo a Loudwire
Bruce Dickinson escolhe qual turnê do Iron Maiden é a sua preferida
5 músicas de heavy metal que são maiores que as próprias bandas
Futuras atividades do Queen dependem de Brian May, revela Roger Taylor
O erro que Steve Harris cometeu no primeiro show do Iron Maiden
Jordan Rudess (Dream Theater) faz vídeo com IA, é detonado por fãs e bloqueia comentários
O mega sucesso do Led Zeppelin que era pra ser uma piada mas se tornou um hino
O significado de "voz que gira bailando no ar" em "Tente Outra Vez" de Raul Seixas
Chris Cornell: Alguns fatos sobre o músico que nem todos conhecem
Brasileiro Puukkojunkkari faz ótimo punk/hardcore extremo cantando em finlandês
A Arquitetura da Fé e da Melodia - Michael Sweet Transmite Paz em "The Master Plan"
Headhunter DC - Death Metal como arma, identidade e resistência
Black Swan - Quando a experiência se transforma em poder de fogo
Hellacopters acerta (de novo) com seu rock n' roll visceral em "Cream Of The Crap! - Volume 3"
Yes - Seguindo firme e forte em "Aurora"
"Break The Silence" prova que o mainstream precisa do Beyond The Black
Há 40 anos o Queen lançava "A Kind of Magic", álbum que marcou a despedida de Freddie dos palcos
O melhor disco ao vivo de rock de todos os tempos



