Matérias Mais Lidas

Charlie Brown Jr: como Chorão foi corrompido após ficar rico, segundo Tadeu PatollaCharlie Brown Jr
Como Chorão foi corrompido após ficar rico, segundo Tadeu Patolla

Robert Plant: a música da carreira que ele acha mais difícil de cantar (não é do Led)Robert Plant
A música da carreira que ele acha mais difícil de cantar (não é do Led)

Helloween: a melhor música da banda na fase Andi Deris, na opinião de Michael KiskeHelloween
A melhor música da banda na fase Andi Deris, na opinião de Michael Kiske

Gary Moore: em ácido comentário, ele dizia em 1987 por que não curtia hard rockGary Moore
Em ácido comentário, ele dizia em 1987 por que não curtia hard rock

Iron Maiden: Bruce Dickinson te enganou em shows no Brasil em 2019 e você nem percebeuIron Maiden
Bruce Dickinson te enganou em shows no Brasil em 2019 e você nem percebeu

System of a Down: a música escatológica que gerou briga e quase acabou com a bandaSystem of a Down
A música escatológica que gerou briga e quase acabou com a banda

Lindemann: não era minha praia, diz Tägtgren sobre fim da bandaLindemann
"não era minha praia", diz Tägtgren sobre fim da banda

Guns N' Roses: estreando velha nova música Absurd em show nos EUA; veja vídeoGuns N' Roses
Estreando "velha nova" música "Absurd" em show nos EUA; veja vídeo

Ramones: do punk ao death metal, 25 bandas que gravaram covers do saudoso quartetoRamones
Do punk ao death metal, 25 bandas que gravaram covers do saudoso quarteto

Eddie Van Halen: por que achavam que ele não era gente boa - e por que isso é mentiraEddie Van Halen
Por que achavam que ele não era gente boa - e por que isso é mentira

Nightwish: Floor Jansen fala sobre sua saúde mental e planos de carreira soloNightwish
Floor Jansen fala sobre sua saúde mental e planos de carreira solo

Champignon: como morte de Chorão e críticas abalaram o baixista, segundo Tadeu PatollaChampignon
Como morte de Chorão e críticas abalaram o baixista, segundo Tadeu Patolla

Greta Van Fleet: baixista revela por que opta por tocar descalço nos shows da bandaGreta Van Fleet
Baixista revela por que opta por tocar descalço nos shows da banda

Offspring: baterista diz que foi demitido por recusar vacina após recomendação médicaOffspring
Baterista diz que foi demitido por recusar vacina após recomendação médica

Kiss: Anunciadas oficialmente as novas datas para os shows no BrasilKiss
Anunciadas oficialmente as novas datas para os shows no Brasil


Pentral

Sabaton: A máquina de guerra está mais forte do que nunca!

Resenha - Heroes - Sabaton

Por Felipe Cipriani Ávila
Em 17/08/14

Nota: 9

O Sabaton é uma banda procedente da cidade de Falun, situada na Suécia. Tendo sido formada no ano de 1999, a sua sonoridade sempre foi calcada no Heavy/Power Metal com músicas cuja temática lírica gira em torno de eventos, guerras e personagens históricos. Em abril de 2012, antes do lançamento oficial do álbum "Carolus Rex", os fãs e seguidores do conjunto foram bombardeados com a notícia de que quatro membros "abandonariam o barco" (no mesmo ano da saída formaram a banda Civil War), dentre eles os guitarristas Oskar Montelius e Rikard Sundén, além de Daniel Mullback e Daniel Myhr, baterista e tecladista, respectivamente, permanecendo apenas o vocalista Joakim Brodén e o contrabaixista Pär Sundström. Por mais que o principal compositor do grupo seja o vocalista Joakim Brodén, perder dois membros que fizeram parte da formação original adicionado a outros dois que foram efetivados em 2001 e 2005, tudo de uma só vez, é algo que colocaria em cheque o futuro de muitos nomes da música por aí. Entretanto, logo no dia 2 de abril do mesmo ano, foram anunciados os novos membros, já que a máquina de guerra não poderia parar e tinha a "The Swedish Empire Tour" pela frente, dentre eles os guitarristas Chris Rörland e Thobbe Englund, assim como o baterista Robban Bäck, que foi substituído no ano seguinte por Hannes van Dahl. Com as armas recarregadas, o quinteto seguiu em frente e no dia 16 de maio de 2014 lançou o seu sétimo álbum de estúdio, intitulado "Heroes", terceiro pela gravadora Nuclear Blast.

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Gravado no Abyss Studios, na Suécia, e produzido pelo célebre Peter Tägtgren (Hypocrisy), "Heroes" é daqueles álbuns que crescem audição após audição e, apesar de toda a mudança de formação, mantêm intocável a identidade da banda. Sendo o primeiro álbum de estúdio com os guitarristas Chris Rörland (Nocturnal Rites, TME) e Thobbe Englund, além do baterista Hannes van Dahl (Downthrust, ex-Evergrey), pode-se dizer que todos eles se integraram totalmente ao time, com trabalhos individuais que merecem menção e aplausos. Desde a arte gráfica criada por Péter Sallai (Sacred Steel, At Vance), até o conteúdo do disco em si, tem-se um material de muito bom gosto, que certamente não desapontará os seus fãs e seguidores.

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Como é de praxe nos álbuns dos suecos, o conteúdo lírico é muito rico e no trabalho em questão versa sobre heróis de guerra de diversos países. O terceiro tema, por exemplo, cujo título é "Smoking Snakes", é uma homenagem à FEB (Força Expedicionária Brasileira), mais especificamente sobre três soldados (Arlindo Lúcio da Silva, Geraldo Baeta da Cruz e Geraldo Rodrigues de Souza). Os três foram separados da sua unidade e lutaram com um grande contingente de alemães na Itália, no dia 14 de abril de 1945. Eles se recusaram a se render e lutaram até a morte, sendo queimados pelos alemães, que puseram uma cruz sobre a sepultura dos três, com a seguinte inscrição: ‘Drei brasilianische Helden’ (Três Heróis Brasileiros).

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Há muita constância no decorrer da obra e, embora possa haver destaques para um ou outro ouvinte, todos os temas se mostram coesos e aprazíveis. A combinação de linhas vocais próprias com solos de guitarras melódicos e harmoniosos, que bebem bastante da fonte do Heavy Metal tradicional, torna a audição irresistível. As composições são bem épicas, contudo não exageradas, repletas de melodias muito esmeradas e de bom gosto.

A faixa de abertura, "Night Witches", indubitavelmente merece menção, pois apresenta todo o poderio sonoro dos suecos, com linhas vocais muito cativantes e ímpares de Joakim Brodén. Há muitas melodias vocais e instrumentais memoráveis, que logo ficam coladas na mente do ouvinte. A habilidade que o conjunto tem de criar temas realmente fortes e contagiantes é bastante elogiável. A letra aborda os feitos do 588° Regimento de Bombardeio Noturno Soviético, que era constituído apenas por mulheres, as chamadas "Bruxas da Noite" (apelido que foi criado pelas forças alemãs). Pilotando aviões Polikarpov PO-2, de 1942 até o fim da Segunda Guerra Mundial (1945), as mulheres realizaram mais de 23.000 bombardeios, tendo recebido várias condecorações. É louvável a atitude do quinteto de trazer à tona toda a bravura e coragem dessas mulheres, que se tornaram um verdadeiro pesadelo para as tropas germânicas!

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

As canções subsequentes permanecem impressionando pelas melodias marcantes e épicas. O segundo tema, "No Bullets Fly", é um verdadeiro hino que só poderia ter sido concebido pelos suecos. Tanto a ponte quanto o refrão são formidáveis! A letra narra a emocionante história ocorrida no dia 20 de dezembro de 1943, na qual o avião Boeing B-17 Flying Fortress pilotado pelo norte-americano Charlie Brown estava seriamente danificado, com ele e membros da sua equipe feridos, após árdua batalha área contra os alemães. Como não havia bússola para guiá-los, se embrenhavam cada vez mais em território alemão. Nesse contexto, o piloto alemão Franz Stigler recebeu a ordem para abatê-lo, mas observando que este estava muito avariado e comprometido, o escoltou e permitiu que retornasse à Inglaterra, salvando o "inimigo" por pura compaixão, humanidade e bondade. A já mencionada "Smoking Snakes" possui um refrão memorável e emocionante, com solos de guitarra muito melodiosos. A quarta faixa, "Inmate 4859" nos brinda com riffs de guitarra impactantes, apresentando uma banda coesa e entrosada, cuja letra aborda a história de Witold Pilecki, soldado polonês que liderou o movimento de resistência Armia Krajowa no campo de concentração situado em Auschwitz-Birkenau. O primeiro single do álbum, "To Hell And Back", se mostra outro grande momento, com uma introdução que nos remete às trilhas sonoras de filmes clássicos do velho oeste. Logo somos bombardeados com muito peso, com um trabalho soberbo de Joakim Brodén. A parte lírica deste aborda a vida de Audie Murphy, um dos soldados norte-americanos mais condecorados da Segunda Guerra Mundial. Audie Murphy também foi ator e participou de vários filmes de faroeste entre os anos de 1950 e 1969, o que dá todo sentido ao belo início da canção. Outro aspecto interessante que a letra aborda são as consequências dos chamados traumas pós-guerra, que afligiram inúmeros combatentes, levando muitos aos vícios e à paranoia desenfreada.

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Os cinco temas finais do álbum, excetuando-se os bônus, mantêm a empolgação do ouvinte em alta. A linda balada "The Ballad Of Bull" nos brinda, novamente, com um desempenho primoroso e emocionante de Joakim Brodén, cuja letra mostra as várias disparidades presentes no cenário das guerras, que pode, por um lado, ser repleto de atos heróicos e corajosos, mas por outro, por mortes infundadas de incontáveis soldados e inocentes. O homenageado da vez é o cabo australiano Leslie "Bull" Allen, que salvou doze soldados norte-americanos seriamente feridos em missão em Nova Guiné (Ilha localizada no sudoeste do Oceano Pacífico), durante a Segunda Guerra Mundial. Enquanto que "Resist And Bite", segundo single do disco, é mais enérgica e contêm um refrão eloquente, adicionado a um trabalho dos guitarristas Chris Rörland e Thobbe Englund muito consistente. A letra aborda a história da infantaria Chasseurs Ardennais, que foi formada pelas Forças Armadas Belgas e batalhou ferozmente contra os alemães durante a Segunda Guerra Mundial. Os três últimos hinos, "Soldier Of 3 Armies", "Far From The Fame" e "Hearts Of Iron", se destacam pelos fortes e memoráveis refrães, muito bem construídos pelo quinteto, daqueles que farão o público entoá-los a "plenos pulmões" nas apresentações ao vivo. O homenageado da primeira é Lauri Törni, um soldado da Armada Finlandesa, mas que também atuou na Waffen SS (Armada Alemã Nazista), durante a Segunda Guerra Mundial, e no Exército dos Estados Unidos, durante a Guerra do Vietnã (1955-1975). Enquanto que o da segunda é Karel Janoušek, herói da Checoslováquia e comandante militar, fundador das Unidades da Força Área da Checoslováquia na Força Área Real. Após a Segunda Guerra Mundial foi preso pelo regime comunista do próprio país. Já "Hearts Of Iron" versa sobre as forças alemãs, do 12° e 9° exércitos, que à época da batalha contra os soviéticos, já diante de uma derrota certa, criou um corredor do outro lado do Rio Elba a fim de proteger os refugiados e soldados que fugiam para escapar e se render ao Ocidente.

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

A versão nacional do trabalho conta com duas faixas bônus, "7734" e "Man Of War". Ambas se integram muito bem ao contexto geral da obra e possuem atributos de sobra, sendo que a primeira é uma regravação do sexto tema presente originalmente no álbum "Metalizer", lançado em 2007.

O Sabaton é uma das bandas que mais tem se destacado no cenário do Power Metal atual, com uma sonoridade sólida, honesta e bem genuína. Para os seus seguidores e fãs, "Heroes" é um verdadeiro deleite, por conter todos os elementos que fizeram o grupo aumentar o seu nível de popularidade cada vez mais. Todavia, aos que não se interessam muito pelo trabalho dos suecos, o álbum em análise provavelmente não mudará o conceito que fazem do conjunto. Independentemente dos gostos de cada um, temos aqui um trabalho relevante e muito bem esmerado, de uma banda que vem consolidando cada vez mais o seu nome no cenário mundial da música pesada! Ouça e tire as suas próprias conclusões!

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Confira o videoclipe oficial do single "To Hell And Back":

Formação da banda:
Joakim Brodén - Vocal e teclados
Pär Sundström – Contrabaixo e backing vocals
Chris Rörland – Guitarra e backing vocals
Thobbe Englund – Guitarra e backing vocals
Hannes van Dahl – Bateria

Faixas:
1 – Night Witches
2 – No Bullets Fly
3 – Smoking Snakes
4 – Inmate 4859
5 – To Hell And Back
6 – The Ballad Of Bull
7 – Resist And Bite
8 – Soldier Of 3 Armies
9 – Far From The Fame
10 – Hearts Of Iron
11 – 7734 (Bonus Track)
12 – Man Of War (Bonus Track)


Outras resenhas de Heroes - Sabaton

Sabaton: Suecos detonam novamente em disco com música sobre a FEBSabaton
Suecos detonam novamente em disco com música sobre a FEB

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net

Stamp
publicidade
Ademir Barbosa Silva | Alexandre Faria Abelleira | Andre Sugaroni | André Silva Eleutério | Antonio Fernando Klinke Filho | Bruno Franca Passamani | Caetano Nunes Almeida | Caio Livio de Lacerda Augusto | Carlos Eduardo Ramos | Carlos Gomes Cabral | Cesar Tadeu Lopes | Cristofer Weber | César Augusto Camazzola | Dalmar Costa V. Soares | Daniel Rodrigo Landmann | Décio Demonti Rosa | Efrem Maranhao Filho | Eric Fernando Rodrigues | Eudes Limeira | Fabiano Forte Martins Cordeiro | Filipe Matzembacher | Gabriel Fenili | Helênio Prado | Henrique Haag Ribacki | Jesse Silva | José Patrick de Souza | Leonardo Felipe Amorim | Marcello da Silva Azevedo | Marcelo Franklin da Silva | Marcelo H G Batista | Marcio Augusto Von Kriiger Santos | Pedro Fortunato | Rafael Wambier Dos Santos | Regina Laura Pinheiro | Reginaldo Tozatti | Ricardo Cunha | Ricardo Dornas Marins | Sergio Luis Anaga | Sergio Ricardo Correa dos Santos | Tales Dors Ciprandi | Thiago Cardim | Tiago Andrade | Tom Paes | Vinicius Valter de Lemos | Wendel F. da Silva
Siga Whiplash.Net pelo WhatsApp

Sabaton: vídeos do show no festival online Wacken World Wide 2020Sabaton
Vídeos do show no festival online Wacken World Wide 2020

Lançamentos: 7 músicas de rock e metal desta semana (10 a 16/07) que merecem destaqueLançamentos
7 músicas de rock e metal desta semana (10 a 16/07) que merecem destaque

Sabaton: confira o lyric video de cover do ManowarSabaton
Confira o lyric video de cover do Manowar

Sabaton: banda atende aos pedidos e lança cover de Kingdom Come do ManowarSabaton
Banda atende aos pedidos e lança cover de "Kingdom Come" do Manowar

Sabaton: em meio a nomes da música eletrõnica, grupo toca para 42.000 pessoasSabaton
Em meio a nomes da música eletrõnica, grupo toca para 42.000 pessoas

Metallica: todas as faixas do clássico Ride The Lightning, gravadas por outras bandasMetallica
Todas as faixas do clássico "Ride The Lightning", gravadas por outras bandas

Sabaton: confira vídeo oficial do single Defence Of Moscow, lançado nesta segundaSabaton
Confira vídeo oficial do single "Defence Of Moscow", lançado nesta segunda

Sabaton: novo single, que celebra derrota do nazismo, será lançado na sextaSabaton
Novo single, que celebra derrota do nazismo, será lançado na sexta


Sabaton: Exército brasileiro retribuiu homenagem da banda suecaSabaton
Exército brasileiro retribuiu homenagem da banda sueca

Sabaton: a música do Metallica que Joakim Brodén teria receio de regravarSabaton
A música do Metallica que Joakim Brodén teria receio de regravar

Sabaton: Banda fala sobre a canção que tem a FEB como temaSabaton
Banda fala sobre a canção que tem a FEB como tema


Black Sabbath: um Tony Iommi que você não conheciaBlack Sabbath
Um Tony Iommi que você não conhecia

The Voice Kids: garotinha canta Led Zeppelin e conquista todosThe Voice Kids
Garotinha canta Led Zeppelin e conquista todos


Sobre Felipe Cipriani Ávila

Headbanger convicto e fanático, jornalista (graduado pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - PUC Minas), colecionador compulsivo de discos, não vive, de modo algum, sem música. Procura, sempre, se aprofundar no melhor gênero de música do mundo, o Heavy Metal, assim como no Rock'n'Roll, de um modo geral, passando pelo clássico, pelo progressivo, pelo Hard setentista e oitentista, e não se esquecendo do Blues. Play It Loud!

Mais matérias de Felipe Cipriani Ávila.