Matérias Mais Lidas


Stamp
Summer Breeze 2024

Phil Anselmo: Álbum solo não é ruim, apenas não soa como ele

Resenha - Walk Through Exits Only - Phillip H.Anselmo and The Illegals

Por Thiago El Cid Cardim
Postado em 10 de novembro de 2013

Confesso, como fã de Pantera, que este primeiríssimo disco-solo de Phil Anselmo, amparado pela banda The Illegals, me decepcionou um pouco. Não apenas à frente da banda que o tornou famoso, mas também no comando do Down e nas outras diversas bandas/projetos aos quais esteve ligado na última década, o cantor sempre exercitou a fina arte do peso e da selvageria com uma boa dose de groove, de ritmo, de melodia. Não é, nem de longe, o caso de "Walk Through Exits Only". Aqui, Anselmo amplia suas fronteiras metálicas, eleva o peso à décima potência e senta o braço, num caos sonoro que flerta com o que há de mais extremo no gênero, liberando raiva, selvageria e testosterona por todos os poros. O site Blabbermouth, considerado uma espécie de Bíblia do heavy metal, definiu a bolacha com precisão: "este é o álbum mais emputecido que alguém já lançou em muito tempo". Certíssimo.

Phil Anselmo - Mais Novidades

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - TAB 1

Não me entendam mal: não apenas como fã, mas também como jornalista especializado em música, seria injusto exigir que o Anselmo lançasse um álbum que precisasse necessariamente soar como o Pantera. Não, eu não queria isso. Eu não esperava por isso. Assim como também não tenho rigorosamente nada contra vê-lo expandir seus horizontes, sobre tocar mais alto, mais forte, mais furioso, mais pesado. Gosto do sabor de novidade, de verdade. O que pra mim parece não funcionar em "Walk Through Exits Only" é que tamanha agressividade parece, em dados momentos, soar desconexa, quase como se estivesse atirando para todos os lados, sem saber direito o que fazer a não ser berrar mais e mais alto para atingir o primeiro alvo que vir pela frente. O álbum começa com a patada "Music Media Is My Whore", primeiro single, pura frustração em forma de canção numa verdadeira declaração de ódio, sem refrãos, ao atual momento da música, pasteurizada e industrializada. Bom momento – assim como é um ponto positivo a faixa de encerramento, "Irrelevant Walls and Computer Screens", que questiona as ondas de ataques anônimos e opiniões sem fundamento que o universo digital da internet e das redes sociais nos proporcionam. Lindo. Um pouco longa demais, é verdade. Mas ainda funciona. O que me incomoda é justamente o recheio.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - TAB 2

Parecem recortes, pedaços de boa música mas sem costura, sem a conexão que as tornaria canções inteiras. "Battalion of Zero", quase um death metal, tem uma série de levadas de guitarra do monstruoso Montazeri que são para bater cabeça alucinadamente, mas não são raras as passagens em que elas parecem não conversar com os vocais berrados de Phil, causando certo estranhamento. O mesmo vale para a faixa-título, que tem um instrumental cavalar caminhando por um lado enquanto a voz de Anselmo segue outro, quase como se estivessem executando músicas diferentes ao mesmo tempo. Potencial é o que não falta para "Bedroom Destroyer", mas o guitarrista aplica uma saraivada de riffs sobre os quais a gritaria de Mr.Anselmo parece correr, tentando encontrar a sincronia perdida. Por mais que o líder do grupo continue cantando como nunca, em sua melhor forma, como se não houvesse amanhã. Por mais que a banda que ele reuniu para acompanhá-lo parece ser afiadíssima, letal, violenta. Ainda assim, em grande parte do disco a mistura parece não dar liga, simplesmente. Acaba ficando até demasiadamente repetitiva – reunidas, parece que você não sabe bem quando uma faixa começa e a outra termina.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - TAB 3

"Walk Through Exits Only" não é um álbum ruim. Apenas me soa como Phil Anselmo, talvez um dos melhores vocalistas do heavy metal contemporâneo, em um momento confuso e sem muita inspiração. Mas, obviamente, ainda uma cacetada, inegavelmente. Ouça e tire suas próprias conclusões – porque, afinal, é assim que tem que ser sempre, não é mesmo? :)

Line-up:
Phil Anselmo − vocals
Marzi Montazeri − Guitarra
Bennett Bartley − Baixo
Joe Gonzalez − Bateria

Tracklist:
1. Music Media Is My Whore
2. Battalion of Zero
3. Betrayed
4. Usurper Bastard's Rant
5. Walk Through Exits Only
6. Bedroom Destroyer
7. Bedridden
8. Irrelevant Walls and Computer Screens

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - TAB 4
Compartilhar no FacebookCompartilhar no WhatsAppCompartilhar no Twitter

Siga e receba novidades do Whiplash.Net:

Novidades por WhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps


Bruce Dickinson
Jethro Tull

Grave Digger: Ceifando a vida dos incrédulos da Terra Santa

Resenha - Aurora do Triunfo Herétiko - Sevo

Resenha - Black Bible - Judas Iscariotes

Resenha - Master Executor - Warfield

Resenha - Ocean - Holdark

Resenha - SupremeInstinctNumb - Malice Garden

Varathron: A hegemonia do caos

Resenha do álbum "Eu Sou a Derrota", da banda Sangue de Bode

Resenha - Gates Of Metal Fried Chicken Of Death - Massacration

Guns N' Roses: Resenha de "Chinese Democracy" na Rolling Stone

Dream Theater: Falling Into Infinity é um álbum injustiçado?

Pink Floyd: The Wall, análise e curiosidades sobre o filme


publicidadeAdriano Lourenço Barbosa | Airton Lopes | Alexandre Faria Abelleira | Alexandre Sampaio | André Frederico | Ary César Coelho Luz Silva | Assuires Vieira da Silva Junior | Bergrock Ferreira | Bruno Franca Passamani | Caio Livio de Lacerda Augusto | Carlos Alexandre da Silva Neto | Carlos Gomes Cabral | Cesar Tadeu Lopes | Cláudia Falci | Danilo Melo | Dymm Productions and Management | Efrem Maranhao Filho | Eudes Limeira | Fabiano Forte Martins Cordeiro | Fabio Henrique Lopes Collet e Silva | Filipe Matzembacker | Flávio dos Santos Cardoso | Frederico Holanda | Gabriel Fenili | George Morcerf | Henrique Haag Ribacki | Jesse Alves da Silva | João Alexandre Dantas | João Orlando Arantes Santana | Jorge Alexandre Nogueira Santos | José Patrick de Souza | Juvenal G. Junior | Leonardo Felipe Amorim | Luan Lima | Marcello da Silva Azevedo | Marcelo Franklin da Silva | Marcio Augusto Von Kriiger Santos | Marcus Vieira | Maurício Gioachini | Mauricio Nuno Santos | Odair de Abreu Lima | Pedro Fortunato | Rafael Wambier Dos Santos | Regina Laura Pinheiro | Ricardo Cunha | Richard Malheiros | Sergio Luis Anaga | Silvia Gomes de Lima | Thiago Cardim | Tiago Andrade | Victor Adriel | Victor Jose Camara | Vinicius Valter de Lemos | Walter Armellei Junior | Williams Ricardo Almeida de Oliveira | Yria Freitas Tandel |
Siga Whiplash.Net pelo WhatsApp
Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Sobre Thiago El Cid Cardim

Thiago Cardim é publicitário e jornalista. Nerd convicto, louco por cinema, séries de TV e histórias em quadrinhos. Vegetariano por opção, banger de coração, marvete de carteirinha. É apaixonado por Queen e Blind Guardian. Mas também adora Iron Maiden, Judas Priest, Aerosmith, Kiss, Anthrax, Stratovarius, Edguy, Kamelot, Manowar, Rhapsody, Mötley Crüe, Europe, Scorpions, Sebastian Bach, Michael Kiske, Jeff Scott Soto, System of a Down, The Darkness e mais uma porrada de coisas. Dentre os nacionais, curte Velhas Virgens, Ultraje a Rigor, Camisa de Vênus, Matanza, Sepultura, Tuatha de Danaan, Tubaína, Ira! e Premê. Escreve seus desatinos sobre música, cinema e quadrinhos no www.observatorionerd.com.br e no www.twitter.com/thiagocardim.
Mais matérias de Thiago El Cid Cardim.

 
 
 
 

RECEBA NOVIDADES SOBRE
ROCK E HEAVY METAL
NO WHATSAPP
ANUNCIAR NESTE SITE COM
MAIS DE 4 MILHÕES DE
VIEWS POR MÊS