Phil Anselmo: Álbum solo não é ruim, apenas não soa como ele
Resenha - Walk Through Exits Only - Phillip H.Anselmo and The Illegals
Por Thiago El Cid Cardim
Postado em 10 de novembro de 2013
Confesso, como fã de Pantera, que este primeiríssimo disco-solo de Phil Anselmo, amparado pela banda The Illegals, me decepcionou um pouco. Não apenas à frente da banda que o tornou famoso, mas também no comando do Down e nas outras diversas bandas/projetos aos quais esteve ligado na última década, o cantor sempre exercitou a fina arte do peso e da selvageria com uma boa dose de groove, de ritmo, de melodia. Não é, nem de longe, o caso de "Walk Through Exits Only". Aqui, Anselmo amplia suas fronteiras metálicas, eleva o peso à décima potência e senta o braço, num caos sonoro que flerta com o que há de mais extremo no gênero, liberando raiva, selvageria e testosterona por todos os poros. O site Blabbermouth, considerado uma espécie de Bíblia do heavy metal, definiu a bolacha com precisão: "este é o álbum mais emputecido que alguém já lançou em muito tempo". Certíssimo.
Não me entendam mal: não apenas como fã, mas também como jornalista especializado em música, seria injusto exigir que o Anselmo lançasse um álbum que precisasse necessariamente soar como o Pantera. Não, eu não queria isso. Eu não esperava por isso. Assim como também não tenho rigorosamente nada contra vê-lo expandir seus horizontes, sobre tocar mais alto, mais forte, mais furioso, mais pesado. Gosto do sabor de novidade, de verdade. O que pra mim parece não funcionar em "Walk Through Exits Only" é que tamanha agressividade parece, em dados momentos, soar desconexa, quase como se estivesse atirando para todos os lados, sem saber direito o que fazer a não ser berrar mais e mais alto para atingir o primeiro alvo que vir pela frente. O álbum começa com a patada "Music Media Is My Whore", primeiro single, pura frustração em forma de canção numa verdadeira declaração de ódio, sem refrãos, ao atual momento da música, pasteurizada e industrializada. Bom momento – assim como é um ponto positivo a faixa de encerramento, "Irrelevant Walls and Computer Screens", que questiona as ondas de ataques anônimos e opiniões sem fundamento que o universo digital da internet e das redes sociais nos proporcionam. Lindo. Um pouco longa demais, é verdade. Mas ainda funciona. O que me incomoda é justamente o recheio.
Parecem recortes, pedaços de boa música mas sem costura, sem a conexão que as tornaria canções inteiras. "Battalion of Zero", quase um death metal, tem uma série de levadas de guitarra do monstruoso Montazeri que são para bater cabeça alucinadamente, mas não são raras as passagens em que elas parecem não conversar com os vocais berrados de Phil, causando certo estranhamento. O mesmo vale para a faixa-título, que tem um instrumental cavalar caminhando por um lado enquanto a voz de Anselmo segue outro, quase como se estivessem executando músicas diferentes ao mesmo tempo. Potencial é o que não falta para "Bedroom Destroyer", mas o guitarrista aplica uma saraivada de riffs sobre os quais a gritaria de Mr.Anselmo parece correr, tentando encontrar a sincronia perdida. Por mais que o líder do grupo continue cantando como nunca, em sua melhor forma, como se não houvesse amanhã. Por mais que a banda que ele reuniu para acompanhá-lo parece ser afiadíssima, letal, violenta. Ainda assim, em grande parte do disco a mistura parece não dar liga, simplesmente. Acaba ficando até demasiadamente repetitiva – reunidas, parece que você não sabe bem quando uma faixa começa e a outra termina.
"Walk Through Exits Only" não é um álbum ruim. Apenas me soa como Phil Anselmo, talvez um dos melhores vocalistas do heavy metal contemporâneo, em um momento confuso e sem muita inspiração. Mas, obviamente, ainda uma cacetada, inegavelmente. Ouça e tire suas próprias conclusões – porque, afinal, é assim que tem que ser sempre, não é mesmo? :)
Line-up:
Phil Anselmo − vocals
Marzi Montazeri − Guitarra
Bennett Bartley − Baixo
Joe Gonzalez − Bateria
Tracklist:
1. Music Media Is My Whore
2. Battalion of Zero
3. Betrayed
4. Usurper Bastard's Rant
5. Walk Through Exits Only
6. Bedroom Destroyer
7. Bedridden
8. Irrelevant Walls and Computer Screens
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Scorpions confirma primeiras datas na América Latina em 2027
Judas Priest e Pantera farão turnê juntos na América Latina, segundo Summa Inferno
A melhor música do Iron Maiden de todos os tempos, segundo Nicko McBrain
Os acertos e os erros que o Iron Maiden levou a Curitiba na turnê de 50 anos
Os 50 melhores álbuns de thrash metal da história segundo os leitores da Metal Hammer
Deep Purple suspende restante da tour europeia após Ian Gillan ser hospitalizado
64 shows internacionais de rock e metal no Brasil até o final de novembro
Nicko McBrain expõe o clima do Iron Maiden no show de adeus de Bruce Dickinson
Pitty: cantora publica foto nua na internet e bate recorde de curtidas
O inesperado baterista mais influente dos últimos 30 anos, segundo Billy Corgan
Bruce Dickinson acha que igreja católica irá se incomodar com seu novo videoclipe
O cantor country rejeitado por Nashville que encontrou seu público nos clubes punk
Scott Ian considera AC/DC com Bon Scott "a melhor banda de todos os tempos"
Aerosmith realiza segundo show comemorativo; veja setlist, convidados e vídeos
Os 11 álbuns de metal conceitual mais assustadores da história, segundo a Loudwire
As influências de Humberto Gessinger, de Pink Floyd e Rush a punk e Iron Maiden
O álbum do Rush que fez banda perder fãs: "Não foi uma decisão inteligente de nossa parte"
O subgênero essencial do rock que Phil Collins rejeita: "nunca gostei dessa música"

Quase vinte anos do seu lançamento, "Over The Under" ainda soa vigoroso
Iron Maiden: "The Book Of Souls" é uma obra sem precedentes



