Ira!: "Clandestino" é um dos melhores álbuns do rock brasileiro
Resenha - Clandestino - Ira!
Por Victor Porto
Postado em 03 de novembro de 2013
Nota: 10 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
Em 1990, após o ótimo, mas duramente criticado LP "Psicoacústica", o IRA!, odiado pela grande mídia, pelos produtores de festivais e até mesmo por parte da gravadora, acabou perdendo também o apoio da crítica depois de Clandestino. Tudo porque a banda resolveu compor a maior parte do repertório deste disco com canções do baú de Edgard Scandurra, que havia acabado de deixar suas composições mais recentes registradas no primeiro disco solo, "Amigos Invisíveis".
Bobagem! Se três anos antes Renato Russo fizera o mesmo com "Que País é Este", por que o IRA! também não podia? E a raspa do tacho de Scandurra não deixava nada a dever aos delírios punks do líder da Legião. Na humilde opinião deste autor, Clandestino bem que merecia sorte melhor.
"Melissa", que abre o disco, é a uma tentativa de emular "Psicoacústica". "Tarde Vazia" é uma das mais belas composições de Scandurra, virando um clássico instantâneo entre os fãs da banda, com sua melodia e letra simples. Não fez o sucesso que merecia. O disco continua "Efeito Bumerangue", mais um riff pegajoso e certeiro de Scandurra embala esta porrada. "Boneca de Cera" é uma balada não muito atrativa, mas preenche bem o espaço. "Cabeças Quentes" é uma mistura de samba e rock, que mesmo sem ter sido lançada com single, é lembrada pelos fãs da banda como uma das melhores músicas do IRA!. "O Dia, A Semana, O Mês" continua com o qualidade da música anterior, sendo um dos pontos altos do álbum, com seu ritmo bem bolado. A pequena "Patroa", de menos de dois minutos, embola o ouvinte a dançar mais um ritmo animado. "Consciência Limpa" é uma boa batida de rock, mas nada comparada a faixa título, "Clandestino", que é uma das músicas mais pesadas do IRA!, que dois anos se disse farta do rock and roll. Para acabar com chave de ouro, "Nasci em 62", é uma das melhores músicas da banda, tendo sido escrita originalmente para o álbum "Vivendo e Não Aprendendo", de 1986.
"Clandestino" é com certeza um álbum pouco e mal ouvido. O álbum vendeu menos que "Psicoacústica", "apenas" 30 mil cópias, comparado aos 285 mil cópias de "Vivendo e Não Aprendendo". Na realidade, é um dos melhores álbuns do IRA! e do rock brasileiro.
Faixas:
1. "Melissa"
2. "Tarde Vazia"
3. "Efeito Bumerangue"
4. "Boneca de Cera"
5. "Cabeças Quentes"
6. "O Dia, A Semana, O Mês"
7. "Patroa"
8. "Consciência Limpa"
9. "Clandestino"
10. "Nasci em 62"
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Vocalista do Moonspell sobre tradução literária: "É mal pago, mas adoro"
As 25 melhores bandas de todos os tempos, segundo a Classic Rock
A origem de "Por Quem os Sinos Dobram", que une Raul Seixas e Metallica
Bangers Open Air divulga as primeiras atrações da edição 2027
Os 25 melhores discos de gothic metal de todos tempos, segundo a Louder
O político que iniciou a decadência do Rio de Janeiro, segundo Paulo Ricardo
Show do Kiss deu origem a uma das maiores bandas da história do thrash metal
Como foi o primeiro show do Nightwish, segundo Tuomas Holopainen
Mikkey Dee conta como conheceu e passou a tocar com King Diamond
Anika Nilles conta como aprendeu partes de Neil Peart para turnê com o Rush
A música do Judas Priest que foi gravada em 20 minutos, segundo Ian Hill
Tom Araya diz que Slayer acabaria se expusesse conflitos como o Metallica fez
As bandas clássicas e nem tanto que estarão no novo game dos criadores do Guitar Hero
Iron Maiden e tietagem: Steve Harris posa com membros de três bandas de metal sinfônico
O ícone dos anos 1990 que Bob Dylan admirava: "Eu adoraria fazer um disco como o dele"


10 músicas de rock nacional dos anos 1980 que ainda estão na memória afetiva do brasileiro
Assista ao "Sons de SP: Rock" documentário da TV Globo sobre o estilo musical


