Uganga: Banda brasileira de qualidade incontestável
Resenha - Eurocaos Ao vivo - Uganga
Por Marco Paim
Postado em 06 de outubro de 2013
Neste ano o metal nacional ganha um grande trabalho e também algo fora do tradicional em se tratando de bandas brasileiras, já que é muito difícil encontrar um álbum ao vivo produzido por bandas daqui, quem dirá na Europa. Pois nesta semana recebi o CD "Eurocaos Ao Vivo", quarto trabalho dos mineiros do UGANGA e que precede o aclamado "Vol.3: Caos Carma Conceito" de 2009. Ele foi gravado durante a turnê européia que aconteceu em Setembro de 2010 e somou 18 shows durante 27 dias de viagem por 10 países diferentes. Destes, sete conheceram o poder de fogo do grupo: Alemanha, Bélgica, Suíça, Polônia, República Tcheca, Portugal e Espanha, mais precisamente no Razorblade Festival em Datteln, Alemanha, no dia 18 de setembro de 2010.
O trabalho de cara já impressiona pela apresentação física e visual. Trata-se de uma caixa, uma capa externa, contendo o CD propriamente dito e um livreto de 12 páginas escrito pelo próprio Manu Joker, contando toda essa aventura da banda pela Europa com fotos em P&B, além da capa. E não fica só por aí, quando tu pensa que os caras esgotaram os recursos nesse material, vem o encarte, também com muitas páginas, desta vez contendo muitas fotos coloridas, agradecimentos e ficha técnica, e esse é só o material físico. Quando você coloca o CD no drive ainda temos o material virtual, contendo um vídeo documentário, de mais de meia hora, e mais 2 clipes, "Fronteiras da Tolerância" e "Meus Velho Olhos de Enxergar o Mal (2 Lobos)". Ou seja, a banda não poupou esforços em trazer um material de primeira linha para seus fâs, um material que dá gosto de ter em mãos.
O track-list do CD contém 13 faixas, sendo 10 ao vivo; 8 no festival alemão já citado, onde a banda toca grandes clássicos da carreira como "Fronteiras da Tolerância", "Asas Negras", "Meus Velhos Olhos de Enxergar o Mal" e "Sua Lei, Minha Lei" e 2 na apresentação no Side B Lounge Live Club em Benavente, Portugal, "Troops Of Doom", do SEPULTURA e "Nightmare", que é uma viagem de volta ao passado histórico de Manu Joker quando ele ainda era baterista do SARCÓFAGO (Joker troca de posição com seu irmão Marco indo para a bateria ao final da música), e ainda 3 faixas bônus de estúdio inéditas, "Não Desista", que é um cover da banda paraense STRESS, "Desespero", cover da banda baiana PASTEL DE MIOLOS e "Antwerpen Dub" que é uma espécie de jam experimental.
As faixas ao vivo foram captadas pelo engenheiro de som alemão Oliver Okunneck, onde as manipulações digitais e os overdubs não tiveram chance, ou seja, é 100% ao vivo e mostra como a banda realmente soa no palco. E o que você ouve é uma banda afiada, segura e com muita energia, e Oliver fez um grande trabalho, pois o áudio é perfeito. Já as fixas de estúdio tiveram a produção de Gustavo Vazquez, da Rock Lab Studio, onde foram gravadas.
"Eurocaos Ao Vivo" é a prova de que o metal brasileiro exporta e produz muitas bandas de qualidade incontestável, que o headbanger brasileiro precisa voltar seus olhos e ouvidos ao que é feito aqui, pois bandas como o UGANGA estão aí e fazem trabalhos excepcionais como este, e não estão lançando apenas mais um CD na praça e sim um grande registro. Me tornei fã da banda!
Acesse e adquira, você não vai se arrepender!!
http://ugangamg.blogspot.com.br/
UGANGA - "Eurocaos Ao Vivo" - (2013)
(Brasil: Sapólio Rádio - Incêndio Discos / Europa: Metal Soldiers Records)
Track-list:
01- Kali-Yuga
02- Asas Negras
03- 3XC
04- Meus Velhos Olhos de Enxergar o Mal (2 Lobos)
05- Sua Lei, Minha Lei
06- Zona Árida
07- Fronteiras da Tolerância
08- Van
09- Troops of Doom
10- Nightmare (Short Version)
11- Não Desista (Bonus Track)
12- Desespero (Bonus Track)
13- Antwerpen Dub (Bonus Track)
Lineup:
Manu "Joker" (vocal)
Christian Franco (guitarra)
Thiago Soraggi (guitarra)
Raphael "Ras" Franco (baixo e vocal)
Marco Henriques (bateria e vocal)
Outras resenhas de Eurocaos Ao vivo - Uganga
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Mikael Åkerfeldt (Opeth) não conseguiria nem ser amigo de quem gosta de Offspring
Iron Maiden anuncia reta final da "Run for Your Lives" e confirma que não fará shows em 2027
Download Festival anuncia novas atrações e divisão de dias para a edição 2026
Sepultura lança "The Place", primeira balada da carreira, com presença de vocal limpo
João Gordo explica o trabalho do Solidariedade Vegan: "Fazemos o que os cristãos deveriam fazer"
A música do Metallica que James Hetfield achou fraca demais; "Tá maluco? Que porra é essa?"
Nicko McBrain celebra indicação do Iron Maiden ao Rock and Roll Hall of Fame
Rock and Roll Hall of Fame anuncia indicados para edição 2026
Por que Joe Perry quase perdeu a amizade com Slash, segundo o próprio
"Burning Ambition", a música que dá título ao documentário de 50 anos do Iron Maiden
AC/DC - um show para os fãs que nunca tiveram chance
A maior dificuldade de Edu Ardanuy ao tocar Angra e Shaman na homenagem a Andre Matos
O músico que Sammy Hagar queria dar um soco na cara: "O que acha que vou fazer?"
Gastão Moreira diz que Phil Anselmo é um ótimo vocalista - apesar de ser um idiota
Indireta? Fabio Lione fala em "ninho de cobras" e "banda de palhaços" após show do AC/DC
As 100 maiores músicas da história do heavy metal, segundo a Rolling Stone
Little Richard em 1982: "Fui gay toda minha vida, mas agora não sou mais"
Iron Maiden: a fotografia de "The Final Frontier"



Os melhores álbuns lançados por artistas brasileiros em 2025, segundo Regis Tadeu
6 álbuns de rock/metal nacional lançados em 2025 que merecem ser conferidos
Clássicos imortais: os 30 anos de Rust In Peace, uma das poucas unanimidades do metal



