Uganga: Lançando material histórico
Resenha - Eurocaos ao Vivo - Uganga
Por Christiano K.O.D.A.
Postado em 15 de outubro de 2013
Nota: 9 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
Quando se investe uma boa dedicação a um material ao vivo, com a consciência de que ele registra a história e a importância de uma banda, e ainda celebrando uma data especial, não há o que dar errado. No caso, a Uganga tira isso de letra e comemora seus vinte anos de Thrashcore de maneira luxuosa: um álbum gravado em uma apresentação na Alemanha e lançado com uma capinha slipcase contendo, além da caixinha e encarte "normal", com fotos, um outro livreto com uma espécie de diário de bordo, escrito pelo vocalista Manu "Joker".
É pouco? Bom... a banda achou que sim. Então, no CD, além do mencionado show, existem bônus bem interessantes: dois covers "antagônicos", três faixas inéditas, um documentário da turnê europeia, realizada em 2010, com imagens do palco e depoimentos do pessoal envolvido, clipes e as faixas disponibilizadas em mp3.
Por partes: os tais covers - esses registrados ao vivo em Portugal - são dos grupos arquirrivais e amados no nosso underground, Sepultura ("Troops of Doom") e Sarcófago ("Nightmare"), com um detalhe curioso em relação à última. Em determinado momento, o cantor que, como todos já sabem, fez parte da trupe liderada por Wagner Antichrist como baterista, ocupa o referido posto na canção e relembra seu passado com esse clássico da música extrema mundial (executado de maneira encurtada). Voltando ao início da resenha: é histórico ou não?
Duas das inéditas, na ralidade, são covers – "Não Desista" (Stress) e "Desespero" (Pastel de Miolos) -, enquanto "Antwerpen Dub" foge totalmente dos padrões dos mineiros e investe num som manso e experimental, comandado pelo baixo de Rafael "Ras" Franco e seguido por umas bizarrices – a faixa "Van", que consiste em comentários sobre o veículo que os transportava, vai nessa linha também.
Depois de falar de tudo isso, tá na hora das músicas do show na Alemanha, né? Thrashcore raivoso despejado nos felizardos presentes. Sem dó!
O set foi baseado no terceiro e último ‘full’ até o momento, "Caos Carma Conceito", de 2010. As pedradas têm qualidade inquestionável e mostram o poderio do quinteto ao vivo.
A qualidade da gravação está muito boa, extraindo os elementos agressivos do conjunto, ou seja, mais um grande, aliás, o principal atrativo do álbum.
Imperdível, não só pra quem curte Thrashcore, mas pra quem gosta de música pesada e muito bem executada. Além disso, é um senhor incentivo para bandas que persistem e querem deixar sua marca no cenário musical. Parabéns a esses guerreiros pelas duas décadas de bom barulho! Mestres!
Uganga – Eurocaos ao Vivo
Metal Soldiers/Sapólio Rádio/Incendio – 2013 - Brasil
https://www.facebook.com/ugangaband
https://myspace.com/uganga
http://ugangamg.blogspot.com.br/
http://www.uganga.com.br
http://www.twitter.com/uganga
[email protected]
Tracklist:
1. Kali-Yuga
2. Asas Negras
3. 3XC
4. Meus Velhos Olhos de Enxergar o Mal (2 Lobos)
5. Sua Lei, Minha Lei
6. Zona Árida
7. Fronteiras da Tolerância
8. Van
9. Troops of Doom (Sepultura cover)
10. Nightmare (short version) (Sarcófago cover)
11. Não Desista (bonus track) (Stress cover)
12. Desespero (bonus track) (Pastel de Miolos cover)
13. Antwerpen Dub (bonus track)
Outras resenhas de Eurocaos ao Vivo - Uganga
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Iron Maiden anuncia reta final da "Run for Your Lives" e confirma que não fará shows em 2027
Download Festival anuncia novas atrações e divisão de dias para a edição 2026
Mikael Åkerfeldt (Opeth) não conseguiria nem ser amigo de quem gosta de Offspring
Rock and Roll Hall of Fame anuncia indicados para edição 2026
João Gordo explica o trabalho do Solidariedade Vegan: "Fazemos o que os cristãos deveriam fazer"
Sepultura lança "The Place", primeira balada da carreira, com presença de vocal limpo
AC/DC - um show para os fãs que nunca tiveram chance
"Burning Ambition", a música que dá título ao documentário de 50 anos do Iron Maiden
A maior dificuldade de Edu Ardanuy ao tocar Angra e Shaman na homenagem a Andre Matos
Nicko McBrain celebra indicação do Iron Maiden ao Rock and Roll Hall of Fame
Bruce Dickinson, do Iron Maiden, já desceu a mamona do Rock and Roll Hall of Fame
Mamonas Assassinas: a história das fotos dos músicos mortos, feitas para tabloide
Indireta? Fabio Lione fala em "ninho de cobras" e "banda de palhaços" após show do AC/DC
Derrick Green explica o significado da nova música do Sepultura
O segredo do som do ABBA, que os Beatles usaram para salvar álbum que não deu certo
Fernanda Lira exibe foto feita há 15 anos junto com Lemmy, do Motorhead
Por que Sepultura é maior que o Angra lá fora, segundo Bruno Sutter



Os melhores álbuns lançados por artistas brasileiros em 2025, segundo Regis Tadeu
6 álbuns de rock/metal nacional lançados em 2025 que merecem ser conferidos
Clássicos imortais: os 30 anos de Rust In Peace, uma das poucas unanimidades do metal



