RECEBA NOVIDADES ROCK E METAL DO WHIPLASH.NET NO WHATSAPP

Matérias Mais Lidas


Outras Matérias em Destaque

Nikki Sixx (Mötley Crüe) anuncia estar passando por terapia EMDR

A habilidade de Ozzy na música que espanta Zakk Wylde; "ele domina como ninguém"

"Era um pecado mortal você dizer que gostava de Led Zeppelin nos anos oitenta", diz Lobão

O que mapa astral de Eloy Casagrande pode dizer sobre ida ao Slipknot, segundo astróloga

A participação do Barão Vermelho na campanha de vacinação contra o sarampo

Robert Trujillo, do Metallica, descreve a "coisa mais importante" para tocar em uma banda.

A banda de hard rock que nos anos 80 disputou quem ficava mais tempo sem tomar banho

Como era conviver com o precoce Eloy Casagrande na época da escola, segundo astróloga

O elemento que fez a diferença no álbum mais bem-sucedido no Mötley Crüe

Como era trabalhar com Dave Mustaine no Megadeth, segundo o lendário Chris Poland

O gênero onde Ellefson teria ganho muito dinheiro; "Dane-se. Eu toco Rock 'N' Roll de graça"

O melhor solo do saudoso Dimebag Darrell no Pantera, segundo Rex Brown

Regis Tadeu explica os erros na ida de Eloy Casagrande do Sepultura para o Slipknot

O clássico álbum dos Beatles que teve seu lado B rejeitado por John Lennon; "lixo"

Por que Barão Vermelho fez mais sucesso que Skid Row no Hollywood Rock, segundo Frejat


Battle Beast: Sopro de originalidade no metal finlandês

Resenha - Steel - Battle Beast

Por Paulo Ferreira
Postado em 22 de setembro de 2013

Uma das bandas revelação da Europa nos últimos dois anos passou desapercebida por terras brasileiras, pelo menos até agora. Os finlandeses do BATTLE BEAST passaram de novidade para uma banda sólida em um período de tempo relativamente curto.

Fundada oficialmente em 2008 (apesar de estarem juntos desde 2005) o BATTLE BEAST, capitaneado pelo guitarrista Anton Kabanen, chamou a atenção logo nos primeiros singles. Grande parte devido aos vocais poderosos da vocalista Nitte Valo, que em muitos momentos lembra um Ronnie Dio de saias (guardadas as devidas proporções em respeito ao querido baixinho).

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - CLI
Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Mas não é só da frontman que a banda vive, mesmo porque ela não chama a atenção por seus atributos físicos como a maioria das vocalistas, que tentam a todo custo desprender suas habilidades musicais com sua aparência (não é um ataque machista, nem feminista, apenas uma constatação, poucas vocalistas no metal não tem sua imagem ligada ao prenome "musa"). A banda é talentosa, coesa e criativa. Mesmo executando um power metal vigoroso, com direito aos clichês do estilo (teclados, partes orquestradas e sinfônicas, refrões grudentos) soa atual e original.

As letras passeiam por temas variados, desde os já manjados temas metálicos e odes ao estilo, passando por mitologia nórdica, as mazelas da humanidade, demônios internos e por aí vai. Dessa forma, evitam alguns rótulos que podem ser tornar incômodos ao longo do tempo e prendendo a banda à estereótipos.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - GOO
Anunciar no Whiplash.Net Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

A banda foi destaque no Wacken Metal Battle de 2008 e outros festivais pela Europa, o que rendeu um acordo de gravação do primeiro álbum, Steel, pelo selo da Nuclear Blast.

O disco teve ótima repercussão, emplacando diversos singles. Mas como nem tudo são flores, logo após a turnê de lançamento do álbum (o que inclui uma sequência de shows com o Nightwish) a vocalista Nitte Valo decide deixar a banda. Muitos duvidaram se o BATTLE BEAST conseguiria se manter sem ela.

A resposta veio em rapidamente, quando incorporaram ao line-up a vocalista Noora Luohimo. Dona de uma voz igualmente poderosa, substituiu à altura Valo, sem parecer cópia nem descaracterizar o som da banda. Uma série de shows no final de 2012 e um novo álbum, homônimo, em meados de 2013 provaram que o BATTLE BEAST não só sobreviveu ao baque como segue forte para se tornar um dos expoentes do gênero.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - CLI
Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

De qualquer forma é um sopro de originalidade numa cena um tanto pasteurizada. Aos que reclamam que nada novo é bom ou original o suficiente, o BATTLE BEAST vem como um exemplo de que basta ter ouvidos mais atentos e abertos ao novo, que ele aparece. E agrada.

Ainda com a vocalista Nitte Valo a banda mostra bem o porquê da atenção que lhe foi dada quando surgiram. O álbum Steel é uma coleção de hits, com músicas variadas, desde petardos velozes calcados no metal oitentista até músicas de levada mais lenta mas igualmente pesadas.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - GOO
Anunciar no Whiplash.Net Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

O disco abre com o principal single, que rendeu também um video, Enter the Metal World. Heavy Metal clássico com refrão que gruda na cabeça. É a música mais comercial do disco, o que não é um demérito. Destaque para o trabalho do baixista Eero Sipillä, com linhas interessantes à lá Maiden, discreto mas preciso. Além do já mencionado alcance vocal de Nitte Valo.

Segue com Armageddon Clan, mantendo o peso, uma levada um pouco mais rápida, mas com um refrão não tão chiclete.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - CLI
Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

A terceira faixa é uma cartilha power metal completa. Band of the Hawk, cuja letra é baseada no anime Ragnarok, é grandiosa do início ao fim. Sinfônica, cadenciada, ótima para embalar platéias em festivais. Um dos pontos altos do disco.

Após todo o clima épico vem um petardo direto e pesado: Justice and Metal. Com guitarras e teclados na medida certa, além de solos também muito bem colocados a música não deixa a peteca cair nem um minuto. É velocidade máxima durante todos os 2:30 da música. E mais um refrão pra grudar no cérebro.

A velocidade diminui mas o peso continua em Steel, faixa título do álbum. Bem pesada lembra muito Accept, Metal Church entre outros bastiões do metal 80’s. Os 4:30 parecem um pouco longos tornando a audição dessa música um pouco maçante. Aliás o disco como um todo é longo e com músicas muito parecidas entre si, tornando a experiência cansativa.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - GOO
Anunciar no Whiplash.Net Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

A faixa seguinte, Die-hard Warrior, é novamente um power metal com direito aos teclados de Janne Björkroth esbanjando sintetizadores ao longo de toda a música. Talvez um pouco demais para o meu gosto pessoal, mas que não foge da temática da banda e já que temos um tecladista, que ele tenha seu espaço também, oras!

Cyberspace vem na sequência e mantém a pegada Heavy/Power de todo o disco. Não desagrada em absoluto mas também seria facilmente um lado B na época do bolachão de vinil. Solos mais longos preenchem a música para que Anton e Juuso mostrem toda a virtuose a que tem direito.

Show me How to Die é talvez uma das faixas mais dispensáveis do disco. Poderia ficar guardada para próximos lançamentos quando precisassem de material pra compor tempo de disco. Boa sem dúvida, mas desnecessária num set que até aqui já cumpria com louvor seu papel de apresentar a banda.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - CLI
Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Após a desinteressante faixa anterior o disco volta a empolgar com a boa balada Savage and Saint. Bela composição que mostra bem o potencial de Nitte, tanto nas partes mais lentas quanto nos momentos mais grandiosos.

O disco segue e chega num belo exemplo de música que funciona bem melhor ao vivo do que em estúdio. Iron Hand é uma música que em sua versão ao vivo, disponível em um vídeo oficial da Nuclear Blast se mostra bem mais poderosa do que a que está no disco. Refrão pegajoso e cadencia que convida à um bom head banging. Para levantar multidões nos shows. Nitte mais uma vez mostra a versatilidade de sua voz, com direito à uma breve passagem lírica no meio da música. Confiram a versão ao vivo, vale a pena.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - GOO
Anunciar no Whiplash.Net Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

O disco vai chegando ao fim. Victory retoma o ritmo mais acelerado do início, onde Anton faz os vocais do início. Nitte entra mais adiante e mantém a pegada. Mais solos virtuosos em uma música que, se não se destaca tanto quanto Iron Hand ou Enter the Metal World, mantém o espírito da coisa toda.

Chegamos ao fim com Stay Black, com vocais que remetem ao velho W.A.S.P. Riffs pesados em uma música que fecha com dignidade um álbum de estréia de respeito para o BATTLE BEAST. Um pouco longo em minha humilde opinião. Duas ou três músicas poderiam ser retiradas que em nada afetaria o conjunto como um todo, mas compreensível para uma banda que tenta mostrar serviço em um ambiente saturado de bandas parecidas entre si.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - CLI
Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Steel - Battle Beast (2012)

1 - Enter The Metal World
2 - Armageddon Clan
3 - The Band Of The Hawk
4 - Justice And Metal
5 - Steel
6 - Die-Hard Warrior
7 - Cyberspace
8 - Show Me How To Die
9 - Savage And Saint
10 - Iron Hand
11 - Victory
12 - Stay Black

Compartilhar no FacebookCompartilhar no WhatsAppCompartilhar no Twitter

Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps


Stamp


publicidadeAdriano Lourenço Barbosa | Airton Lopes | Alexandre Faria Abelleira | Alexandre Sampaio | André Frederico | Andre Magalhaes de Araujo | Ary César Coelho Luz Silva | Assuires Vieira da Silva Junior | Bergrock Ferreira | Bruno Franca Passamani | Caio Livio de Lacerda Augusto | Carlos Alexandre da Silva Neto | Carlos Gomes Cabral | Cesar Tadeu Lopes | Cláudia Falci | Danilo Melo | Dymm Productions and Management | Efrem Maranhao Filho | Eudes Limeira | Fabiano Forte Martins Cordeiro | Fabio Henrique Lopes Collet e Silva | Filipe Matzembacker | Flávio dos Santos Cardoso | Frederico Holanda | Gabriel Fenili | George Morcerf | Geraldo Fonseca | Geraldo Magela Fernandes | Gustavo Anunciação Lenza | Herderson Nascimento da Silva | Henrique Haag Ribacki | Jesse Alves da Silva | João Alexandre Dantas | João Orlando Arantes Santana | Jorge Alexandre Nogueira Santos | José Patrick de Souza | Juvenal G. Junior | Leonardo Felipe Amorim | Luis Jose Geraldes | Marcello da Silva Azevedo | Marcelo Franklin da Silva | Marcelo Vicente Pimenta | Marcio Augusto Von Kriiger Santos | Marcos Donizeti | Marcus Vieira | Maurício Gioachini | Mauricio Nuno Santos | Odair de Abreu Lima | Pedro Fortunato | Rafael Wambier Dos Santos | Regina Laura Pinheiro | Ricardo Cunha | Richard Malheiros | Sergio Luis Anaga | Silvia Gomes de Lima | Thiago Cardim | Tiago Andrade | Victor Adriel | Victor Jose Camara | Vinicius Valter de Lemos | Walter Armellei Junior | Williams Ricardo Almeida de Oliveira | Yria Freitas Tandel |
Siga Whiplash.Net pelo WhatsApp
Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

 
 
 
 

RECEBA NOVIDADES SOBRE
ROCK E HEAVY METAL
NO WHATSAPP
ANUNCIE NESTE SITE COM
MAIS DE 4 MILHÕES DE
VIEWS POR MÊS