Quiet Riot: primeiro a ocupar o posto nº 1 da Billboard
Resenha - Metal Health - Quiet Riot
Por Rogerio Hamam
Postado em 01 de março de 2013
Nota: 9 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
Esse histórico álbum, que completa 30 anos desde a data de seu lançamento no dia 11 de março, é considerado simplesmente o primeiro álbum de hard'n heavy a ocupar a posição de nº 1 da Billboard nos Estados Unidos. E para quem acha que a banda só conseguiu êxito regravando covers do Slade, comece escutando este álbum pela primeira faixa, ligue o som no volume máximo e "vamos sentir o barulho".
Depois do lançamento de dois registros que foram distribuídos exclusivamente no Japão e que contavam com um sujeito chamado Randy Rhoads na guitarra, a banda deu um tempo e voltou arrebentando com uma nova formação para gravar este verdadeiro clássico. Contando com Kevin DuBrow (vocal), Carlos Cavazo (guitarra), Rudy Sarzo (baixo) e Frankie Banalli (bateria), o Quiet Riot apresentou ao mundo um som consistente e grudento, convidando o mais ranzinza dos seres humanos a levantar da cadeira para pular e cantar com suas músicas.
A faixa título que abre o disco é um excelente cartão de visitas, considerada por muitos a melhor composição autoral da banda sendo a segunda mais tocada nas rádios, ficando atrás apenas de "Cum On Feel The Noize". Um texto preguiçoso diria que o hit, que atingiu a posição nº 5 da Billboard, dispensa quaisquer apresentações, mas não há como negar que a versão da banda americana ganhou vida e explosão, superando com folga a gravação original a ponto de muitos desconhecerem a informação de que se trata de um cover.
A terceira faixa "Don´t Wanna Let You Go" é uma baladinha simpática que serve para recompor o ouvinte e prepará-lo para "Slick Black Cadillac", um dos destaques do álbum. Trata-se na verdade da regravação de uma música composta pela dupla Du Brow/Rhoads que constava no Quiet Riot II, lançado em 1978. Mesmo óbvio, cabe um destaque para o arranjo de guitarra, com passagens marcantes em vários momentos no decorrer da audição.
"Love´s A Bitch" é mais uma música que começa introspectiva e vai evoluindo até chegar a seu refrão grudento, típica estrutura de música hard rock do início da década de 80. Já "Breathless" possui uma boa melodia de voz contando com uma base instrumental mais acelerada, menos rápida apenas que a faixa seguinte "Run For Cover", a mais pesada do álbum que conta com destacadas participações individuais de Frankie Banali e Carlos Cavazo.
Por ser contemporânea, da mesma localidade, com mesmo estilo musical e ainda ter revelado um guitarrista fenomenal, eram comuns as comparações entre o Quiet Riot e o Van Halen no recomeço da carreira da banda. Esta referência fica ainda mais clara em "Battle Axe", que mesmo longe de querermos equiparar a qualidade dos músicos, podemos dizer que esta faixa solo de Carlos Cavazo é seu momento "Eruption" do álbum.
Chegando ao final da audição temos ainda "Let´s Get Crazy", outro grande destaque que passou a ser constante no set list dos shows, presente em todas as fases até os dias atuais. A última faixa "Thunderbird" é uma música lenta com fundo de piano que homenageia Randy Rhoads, falecido no ano anterior em acidente aéreo. Foi para compor esta música que o grupo se reuniu e acabou estimulado a completar o álbum e conquistar o mainstream.
1. Metal Health
2. Cum On Feel The Noize
3. Don't Wanna Let You Go
4. Slick Black Cadillac
5. Love's a Bitch
6. Breathless
7. Run for Cover
8. Battle Axe
9. Let's Get Crazy
10. Thunderbird
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O clássico do rock nacional cujo refrão é cantado onze vezes em quatro minutos
Dream Theater anuncia turnê que passará por 6 cidades no Brasil em 2026
O disco que Flea considera o maior de todos os tempos; "Tem tudo o que você pode querer"
Helloween fará show em São Paulo em setembro de 2026; confira valores dos ingressos
A banda de rock que deixava Brian May com inveja: "Ficávamos bastante irritados"
O guitarrista que Geddy Lee considera imbatível: "Houve algum som de guitarra melhor?"
A opinião de Ronnie James Dio sobre Bruce Dickinson e o Iron Maiden
Os 11 melhores álbuns de rock progressivo conceituais da história, segundo a Loudwire
Como e por que Dave Mustaine decidiu encerrar o Megadeth, segundo ele mesmo
Lemmy lembra shows ruins de Jimi Hendrix; "o pior tipo de coisa que você ouviria na vida"
O álbum que define o heavy metal, segundo Andreas Kisser
Os shows que podem transformar 2026 em um dos maiores anos da história do rock no Brasil
A maior banda, música, álbum e vocalista nacional e gringo de 1985, segundo a Bizz
O clássico álbum ao vivo "At Budokan" que não foi gravado no Budokan
Os dois discos do ELP que Carl Palmer disse que deveriam virar vasos


O álbum de hard rock que Corey Taylor chamou de "um dos piores de todos os tempos"
Metallica: "72 Seasons" é tão empolgante quanto uma partida de beach tennis
Pink Floyd: The Wall, análise e curiosidades sobre o filme


