Quiet Riot: primeiro a ocupar o posto nº 1 da Billboard
Resenha - Metal Health - Quiet Riot
Por Rogerio Hamam
Postado em 01 de março de 2013
Nota: 9 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
Esse histórico álbum, que completa 30 anos desde a data de seu lançamento no dia 11 de março, é considerado simplesmente o primeiro álbum de hard'n heavy a ocupar a posição de nº 1 da Billboard nos Estados Unidos. E para quem acha que a banda só conseguiu êxito regravando covers do Slade, comece escutando este álbum pela primeira faixa, ligue o som no volume máximo e "vamos sentir o barulho".
Depois do lançamento de dois registros que foram distribuídos exclusivamente no Japão e que contavam com um sujeito chamado Randy Rhoads na guitarra, a banda deu um tempo e voltou arrebentando com uma nova formação para gravar este verdadeiro clássico. Contando com Kevin DuBrow (vocal), Carlos Cavazo (guitarra), Rudy Sarzo (baixo) e Frankie Banalli (bateria), o Quiet Riot apresentou ao mundo um som consistente e grudento, convidando o mais ranzinza dos seres humanos a levantar da cadeira para pular e cantar com suas músicas.
A faixa título que abre o disco é um excelente cartão de visitas, considerada por muitos a melhor composição autoral da banda sendo a segunda mais tocada nas rádios, ficando atrás apenas de "Cum On Feel The Noize". Um texto preguiçoso diria que o hit, que atingiu a posição nº 5 da Billboard, dispensa quaisquer apresentações, mas não há como negar que a versão da banda americana ganhou vida e explosão, superando com folga a gravação original a ponto de muitos desconhecerem a informação de que se trata de um cover.
Rogerio Antonio dos Anjos | Luis Alberto Braga Rodrigues | Efrem Maranhao Filho | Geraldo Fonseca | Gustavo Anunciação Lenza | Richard Malheiros | Vinicius Maciel | Adriano Lourenço Barbosa | Airton Lopes | Alexandre Faria Abelleira | Alexandre Sampaio | André Frederico | Ary César Coelho Luz Silva | Assuires Vieira da Silva Junior | Bergrock Ferreira | Bruno Franca Passamani | Caio Livio de Lacerda Augusto | Carlos Alexandre da Silva Neto | Carlos Gomes Cabral | Cesar Tadeu Lopes | Cláudia Falci | Danilo Melo | Dymm Productions and Management | Eudes Limeira | Fabiano Forte Martins Cordeiro | Fabio Henrique Lopes Collet e Silva | Filipe Matzembacher | Flávio dos Santos Cardoso | Frederico Holanda | Gabriel Fenili | George Morcerf | Henrique Haag Ribacki | Jorge Alexandre Nogueira Santos | Jose Patrick de Souza | João Alexandre Dantas | João Orlando Arantes Santana | Leonardo Felipe Amorim | Marcello da Silva Azevedo | Marcelo Franklin da Silva | Marcio Augusto Von Kriiger Santos | Marcos Donizeti Dos Santos | Marcus Vieira | Mauricio Nuno Santos | Maurício Gioachini | Odair de Abreu Lima | Pedro Fortunato | Rafael Wambier Dos Santos | Regina Laura Pinheiro | Ricardo Cunha | Sergio Luis Anaga | Silvia Gomes de Lima | Thiago Cardim | Tiago Andrade | Victor Adriel | Victor Jose Camara | Vinicius Valter de Lemos | Walter Armellei Junior | Williams Ricardo Almeida de Oliveira | Yria Freitas Tandel |
A terceira faixa "Don´t Wanna Let You Go" é uma baladinha simpática que serve para recompor o ouvinte e prepará-lo para "Slick Black Cadillac", um dos destaques do álbum. Trata-se na verdade da regravação de uma música composta pela dupla Du Brow/Rhoads que constava no Quiet Riot II, lançado em 1978. Mesmo óbvio, cabe um destaque para o arranjo de guitarra, com passagens marcantes em vários momentos no decorrer da audição.
"Love´s A Bitch" é mais uma música que começa introspectiva e vai evoluindo até chegar a seu refrão grudento, típica estrutura de música hard rock do início da década de 80. Já "Breathless" possui uma boa melodia de voz contando com uma base instrumental mais acelerada, menos rápida apenas que a faixa seguinte "Run For Cover", a mais pesada do álbum que conta com destacadas participações individuais de Frankie Banali e Carlos Cavazo.
Por ser contemporânea, da mesma localidade, com mesmo estilo musical e ainda ter revelado um guitarrista fenomenal, eram comuns as comparações entre o Quiet Riot e o Van Halen no recomeço da carreira da banda. Esta referência fica ainda mais clara em "Battle Axe", que mesmo longe de querermos equiparar a qualidade dos músicos, podemos dizer que esta faixa solo de Carlos Cavazo é seu momento "Eruption" do álbum.
Chegando ao final da audição temos ainda "Let´s Get Crazy", outro grande destaque que passou a ser constante no set list dos shows, presente em todas as fases até os dias atuais. A última faixa "Thunderbird" é uma música lenta com fundo de piano que homenageia Randy Rhoads, falecido no ano anterior em acidente aéreo. Foi para compor esta música que o grupo se reuniu e acabou estimulado a completar o álbum e conquistar o mainstream.
1. Metal Health
2. Cum On Feel The Noize
3. Don't Wanna Let You Go
4. Slick Black Cadillac
5. Love's a Bitch
6. Breathless
7. Run for Cover
8. Battle Axe
9. Let's Get Crazy
10. Thunderbird
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



As duas bandas de metal que James Hetfield não suporta: "Meio cartunesco"
10 bandas de rock que já deveriam ter se aposentado, segundo o Guitars & Hearts
Quando Ritchie Blackmore falou merda e perdeu a amizade de um rockstar maior que ele
Woodstock Rock Store dá importante passo para se tornar patrimônio cultural de São Paulo
Dragonforce faz primeiro show com Alissa White-Gluz; veja os vídeos
Fã joga disco em Eric Clapton e ele abandona show na Espanha
Novo álbum dos Rolling Stones tem versão para música de Amy Winehouse
As 20 melhores músicas do Iron Maiden segundo o WatchMojo.com
O álbum dos anos 1990 que Mick Jagger considera perfeito: "Cada faixa é um nocaute"
As bandas "pesadas" dos anos 80 que James Hetfield não suportava ouvir
O melhor integrante dos Beatles de todos os tempos, segundo Roger Waters
O artista do rock nacional que viu Ozzy Osbourne de cuecas no Rock in Rio de 1985
A canção do Black Sabbath que, para Frank Zappa, definiu "um certo estilo musical"
A banda com quem Jimmy Page odiava ser comparado: "Não tinha nada a ver conosco"
Os dois melhores álbuns dos anos 1970, segundo David Gilmour
Propriedade privada: 5 bandas de hard rock e metal com "um dono só"
O melhor álbum do U2 em termos vocais, segundo o próprio Bono: "Um presente de meu pai"
A "Hora da Ave Maria": o método de Cazuza para manter a disciplina no trabalho
Biohazard fez a espera de treze anos valer a pena ao retornar com "Divided We Fall"
Stryper celebra o natal e suas quatro décadas com "The Greatest Gift of All"
Kreator - triunfo e lealdade inabalável ao Metal
"Eagles Over Hellfest" é um bom esquenta para o vindouro novo disco do colosso britânico Saxon
