Quiet Riot: primeiro a ocupar o posto nº 1 da Billboard

Resenha - Metal Health - Quiet Riot

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no G+

Por Rogerio Hamam
Enviar correções  |  Comentários  | 

Nota: 9

O texto representa opinião do autor, não do Whiplash.Net ou dos editores.


Esse histórico álbum, que completa 30 anos desde a data de seu lançamento no dia 11 de março, é considerado simplesmente o primeiro álbum de hard'n heavy a ocupar a posição de nº 1 da Billboard nos Estados Unidos. E para quem acha que a banda só conseguiu êxito regravando covers do Slade, comece escutando este álbum pela primeira faixa, ligue o som no volume máximo e "vamos sentir o barulho".
481 acessosOzzy: Frankie Banali diz que criou abertura de Over The Mountain5000 acessosFrases de bandas: o que eles realmente querem dizer?

Depois do lançamento de dois registros que foram distribuídos exclusivamente no Japão e que contavam com um sujeito chamado Randy Rhoads na guitarra, a banda deu um tempo e voltou arrebentando com uma nova formação para gravar este verdadeiro clássico. Contando com Kevin DuBrow (vocal), Carlos Cavazo (guitarra), Rudy Sarzo (baixo) e Frankie Banalli (bateria), o Quiet Riot apresentou ao mundo um som consistente e grudento, convidando o mais ranzinza dos seres humanos a levantar da cadeira para pular e cantar com suas músicas.

A faixa título que abre o disco é um excelente cartão de visitas, considerada por muitos a melhor composição autoral da banda sendo a segunda mais tocada nas rádios, ficando atrás apenas de "Cum On Feel The Noize". Um texto preguiçoso diria que o hit, que atingiu a posição nº 5 da Billboard, dispensa quaisquer apresentações, mas não há como negar que a versão da banda americana ganhou vida e explosão, superando com folga a gravação original a ponto de muitos desconhecerem a informação de que se trata de um cover.

A terceira faixa "Don´t Wanna Let You Go" é uma baladinha simpática que serve para recompor o ouvinte e prepará-lo para "Slick Black Cadillac", um dos destaques do álbum. Trata-se na verdade da regravação de uma música composta pela dupla Du Brow/Rhoads que constava no Quiet Riot II, lançado em 1978. Mesmo óbvio, cabe um destaque para o arranjo de guitarra, com passagens marcantes em vários momentos no decorrer da audição.

"Love´s A Bitch" é mais uma música que começa introspectiva e vai evoluindo até chegar a seu refrão grudento, típica estrutura de música hard rock do início da década de 80. Já "Breathless" possui uma boa melodia de voz contando com uma base instrumental mais acelerada, menos rápida apenas que a faixa seguinte "Run For Cover", a mais pesada do álbum que conta com destacadas participações individuais de Frankie Banali e Carlos Cavazo.

Por ser contemporânea, da mesma localidade, com mesmo estilo musical e ainda ter revelado um guitarrista fenomenal, eram comuns as comparações entre o Quiet Riot e o Van Halen no recomeço da carreira da banda. Esta referência fica ainda mais clara em "Battle Axe", que mesmo longe de querermos equiparar a qualidade dos músicos, podemos dizer que esta faixa solo de Carlos Cavazo é seu momento "Eruption" do álbum.

Chegando ao final da audição temos ainda "Let´s Get Crazy", outro grande destaque que passou a ser constante no set list dos shows, presente em todas as fases até os dias atuais. A última faixa "Thunderbird" é uma música lenta com fundo de piano que homenageia Randy Rhoads, falecido no ano anterior em acidente aéreo. Foi para compor esta música que o grupo se reuniu e acabou estimulado a completar o álbum e conquistar o mainstream.

1. Metal Health
2. Cum On Feel The Noize
3. Don't Wanna Let You Go
4. Slick Black Cadillac
5. Love's a Bitch
6. Breathless
7. Run for Cover
8. Battle Axe
9. Let's Get Crazy
10. Thunderbird

GosteiNão gostei

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no G+

Os comentários são postados usando scripts e logins do FACEBOOK, não estão hospedados no Whiplash.Net, não refletem a opinião dos editores do site, não são previamente moderados, e são de autoria e responsabilidade dos usuários que os assinam. Caso considere justo que qualquer comentário seja apagado, entre em contato.

Respeite usuários e colaboradores, não seja chato, não seja agressivo, não provoque e não responda provocações; Prefira enviar correções pelo link de envio de correções. Trolls e chatos que quebram estas regras podem ser banidos. Denuncie e ajude a manter este espaço limpo.

Ozzy OsbourneOzzy Osbourne
Frankie Banali diz que criou abertura de "Over The Mountain"

286 acessosQuiet Riot: Ouça a nova faixa "Wasted"568 acessosQuiet Riot: ouça "Freak Flag" com o novo vocalista James Durbin949 acessosQuiet Riot: os consistentes discos lançados após a década de 19800 acessosTodas as matérias e notícias sobre "Quiet Riot"

Farofa?Farofa?
7 bandas estigmatizadas pelo rótulo de "hard farofa"

MudançasMudanças
5 bandas que seguem sem membros da formação original

TúmulosTúmulos
Alguns dos jazigos mais famosos nos EUA

0 acessosTodas as matérias da seção Resenhas de CDs e DVDs0 acessosTodas as matérias sobre "Quiet Riot"

Frases de bandasFrases de bandas
O que eles realmente querem dizer?

Em 24/11/1991Em 24/11/1991
Morre Freddie Mercury, aos 45 anos de idade

JapãoJapão
Conheça dez bandas japonesas de Metal

5000 acessosMomentos bizarros: histórias de Ozzy, Stones, Who e outros5000 acessosMetal/Hard: Alguns dos maiores e melhores vocalistas atuais5000 acessosAbout.com: site elege os 5 melhores álbuns do Slayer5000 acessosLinkin Park: "Perdemos fãs ao longo do caminho intencionalmente"2282 acessosCompact Disc: como e por qual motivo nasceu o revolucionário formato4174 acessosPower Ballads: as 10 maiores de todos os tempos

Sobre Rogerio Hamam

Autor sem foto e/ou descrição cadastrados. Caso seja o autor e tenha dez ou mais matérias publicadas no Whiplash.Net, entre em contato enviando sua descrição e link de uma foto.

Whiplash.Net é um site colaborativo. Todo o conteúdo é de responsabilidade de colaboradores voluntários citados em cada matéria, e não representam a opinião dos editores ou responsáveis pela manutenção do site, mas apenas dos autores e colaboradores citados. Em caso de quebra de copyright ou por qualquer motivo que julgue conveniente denuncie material impróprio e este será removido. Conheça a nossa Política de Privacidade.

Em fevereiro: 1.218.643 visitantes, 2.740.135 visitas, 6.216.850 pageviews.

Usuários online