Quiet Riot: primeiro a ocupar o posto nº 1 da Billboard
Resenha - Metal Health - Quiet Riot
Por Rogerio Hamam
Postado em 01 de março de 2013
Nota: 9 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
Esse histórico álbum, que completa 30 anos desde a data de seu lançamento no dia 11 de março, é considerado simplesmente o primeiro álbum de hard'n heavy a ocupar a posição de nº 1 da Billboard nos Estados Unidos. E para quem acha que a banda só conseguiu êxito regravando covers do Slade, comece escutando este álbum pela primeira faixa, ligue o som no volume máximo e "vamos sentir o barulho".
Depois do lançamento de dois registros que foram distribuídos exclusivamente no Japão e que contavam com um sujeito chamado Randy Rhoads na guitarra, a banda deu um tempo e voltou arrebentando com uma nova formação para gravar este verdadeiro clássico. Contando com Kevin DuBrow (vocal), Carlos Cavazo (guitarra), Rudy Sarzo (baixo) e Frankie Banalli (bateria), o Quiet Riot apresentou ao mundo um som consistente e grudento, convidando o mais ranzinza dos seres humanos a levantar da cadeira para pular e cantar com suas músicas.
A faixa título que abre o disco é um excelente cartão de visitas, considerada por muitos a melhor composição autoral da banda sendo a segunda mais tocada nas rádios, ficando atrás apenas de "Cum On Feel The Noize". Um texto preguiçoso diria que o hit, que atingiu a posição nº 5 da Billboard, dispensa quaisquer apresentações, mas não há como negar que a versão da banda americana ganhou vida e explosão, superando com folga a gravação original a ponto de muitos desconhecerem a informação de que se trata de um cover.
A terceira faixa "Don´t Wanna Let You Go" é uma baladinha simpática que serve para recompor o ouvinte e prepará-lo para "Slick Black Cadillac", um dos destaques do álbum. Trata-se na verdade da regravação de uma música composta pela dupla Du Brow/Rhoads que constava no Quiet Riot II, lançado em 1978. Mesmo óbvio, cabe um destaque para o arranjo de guitarra, com passagens marcantes em vários momentos no decorrer da audição.
"Love´s A Bitch" é mais uma música que começa introspectiva e vai evoluindo até chegar a seu refrão grudento, típica estrutura de música hard rock do início da década de 80. Já "Breathless" possui uma boa melodia de voz contando com uma base instrumental mais acelerada, menos rápida apenas que a faixa seguinte "Run For Cover", a mais pesada do álbum que conta com destacadas participações individuais de Frankie Banali e Carlos Cavazo.
Por ser contemporânea, da mesma localidade, com mesmo estilo musical e ainda ter revelado um guitarrista fenomenal, eram comuns as comparações entre o Quiet Riot e o Van Halen no recomeço da carreira da banda. Esta referência fica ainda mais clara em "Battle Axe", que mesmo longe de querermos equiparar a qualidade dos músicos, podemos dizer que esta faixa solo de Carlos Cavazo é seu momento "Eruption" do álbum.
Chegando ao final da audição temos ainda "Let´s Get Crazy", outro grande destaque que passou a ser constante no set list dos shows, presente em todas as fases até os dias atuais. A última faixa "Thunderbird" é uma música lenta com fundo de piano que homenageia Randy Rhoads, falecido no ano anterior em acidente aéreo. Foi para compor esta música que o grupo se reuniu e acabou estimulado a completar o álbum e conquistar o mainstream.
1. Metal Health
2. Cum On Feel The Noize
3. Don't Wanna Let You Go
4. Slick Black Cadillac
5. Love's a Bitch
6. Breathless
7. Run for Cover
8. Battle Axe
9. Let's Get Crazy
10. Thunderbird
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O primeiro tecladista estrela do rock nacional: "A Gloria Pires ficou encantada"
Axl Rose ouviu pedido de faixa "esquecida" no show de Floripa e contou história no microfone
A banda desconhecida que influenciou o metal moderno e só lançou dois discos
A melhor música dos Beatles, segundo o Ultimate Classic Rock
"Um cantor muito bom"; o vocalista grunge que James Hetfield queria emular
Nicko McBrain revela se vai tocar bateria no próximo álbum do Iron Maiden
Documentário de Paul McCartney, "Man on the Run" estreia no streaming em breve
Slash quebra silêncio sobre surto de Axl Rose em Buenos Aires e defende baterista
Regis Tadeu explica por que não vai ao show do AC/DC no Brasil: "Eu estou fora"
O convite era só para Slash e Duff, mas virou uma homenagem do Guns N' Roses ao Sabbath e Ozzy
Janela de transferências do metal: A epopeia do Trivium em busca de um novo baterista
Organização confirma data do Monsters of Rock Brasil 2026
O que realmente fez Bill Ward sair do Black Sabbath após "Heaven & Hell", segundo Dio
Os 11 melhores discos de rock progressivo dos anos 1970, segundo a Loudwire
Krisiun celebra o aniversário do clássico "Apocalyptic Revelation", gravado em apenas uma semana

O álbum de hard rock que Corey Taylor chamou de "um dos piores de todos os tempos"
Pink Floyd: O álbum que revolucionou a música ocidental


