Arte da capa de "To Mega Therion" foi cedida de graça ao Celtic Frost
Por Mateus Ribeiro
Postado em 28 de dezembro de 2022
Existem muitos discos de heavy metal com capas chocantes e um desses trabalhos é o icônico "To Mega Therion", debut da banda suíça Celtic Frost, lançado em outubro de 1985. A arte da capa do álbum, batizada "Satan I", foi criada pelo artista H.R. Giger em 1977 e pode ser vista a seguir.
Tom G. Warrior, guitarrista e vocalista do Celtic Frost, contou durante recente entrevista ao site Brave Words como conseguiu adquirir os direitos para usar a bela (e assustadora) obra de Giger em seu trabalho mais marcante.
"Bem, Martin [Ain, baixista] e eu nos debruçamos sobre o [livro] ‘Necronomicon’, de H.R. Giger [originalmente publicado em 1977], seu trabalho padrão e superdimensionado constantemente. Era basicamente nossa bíblia, nós a olhávamos literalmente todos os dias. E é claro que adorávamos a pintura de Satan I", afirmou Tom, que na carta, mencionou o interesse em uma colaboração.
"E para nosso espanto ele realmente respondeu. Ele e a sua então esposa, que fazia a administração dele na época, nos ligaram e começamos a fazer ligações regulares. Começamos a trocar cartas regularmente. Claro que foi antes do e-mail e assim por diante, e ele me disse um dia ao telefone que tinha acabado de terminar o que chamou de The Red Phase, uma série de pinturas com tinta vermelha. Ele disse que sua pintura favorita da série era uma que ainda não havia sido publicada, disse Tom. E foi justamente a arte com a cor da bandeira comunista que rendeu ao Celtic Frost a chance de usar "Satan I" na capa de "To Mega Therion".
"Ele disse: ‘Se você concordar em também usar aquela pintura vermelha [chamada Victory III] que eu tanto amo, e colocá-la também no álbum, eu lhe darei Satan I de graça’. Para nós, sendo totalmente desconhecidos, e nem mesmo tendo certeza se ele falaria sobre Satan I para nós, a oferta de duas pinturas de Giger foi de cair o queixo, realmente. Claro que dissemos que sim, e para nós foi uma honra publicar também o quadro vermelho".
O próximo passo
Após conseguir permissão para usar a obra, Warrior teve que convencer a gravadora. "O grande obstáculo para isso foi convencer a gravadora [Noise] a financiar um álbum gatefold para que pudéssemos ter as duas artes (...). Mas conseguimos convencê-los e o resto é história, eu acho", finalizou o lendário músico suíço.
"To Mega Therion" é um dos álbuns mais influentes da história do metal extremo. O disco foi gravado por Tom G. Warrior (guitarra/vocal), Dominic Steiner (baixo) e Reed St. Mark (bateria).
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps