Matérias Mais Lidas


Trapeze: uma banda que merecia sorte melhor

Resenha - Medusa - Trapeze

Por Paulo Severo da Costa
Postado em 19 de setembro de 2012

O que torna um álbum, ou banda, dignos da terminologia "clássico"? Na literatura musical, registros de terrenos tão eqüidistantes quanto o blues e o death metal encontram espaço em meio a um aglomerado de obras conceituais ou não, de discos gravados com uma só guitarra ou com a Filarmônica de Berlim, vocalistas monocórdicos e divas operísticas, guitarristas meia boca e virtuoses. Nesse campo de diversidades, bandas tão díspares quanto STOOGES e YES, MC5 e QUEEN encontram um lugar ao sol, e o status de eternos perante seus admiradores.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - TAB 1

Para outros, infelizmente, a propagação do mito não atinge proporções tão igualáveis quanto os casos acima; bandas de primeiríssima grandeza como BLUE MURDER, BECK, BOGGERT & APPICE e GUN CLUB e outras tantas, inobstante a qualidade indiscutível de suas obras, não aparecem nas listas dos mais procurados ou encabeçam os tópicos de discussão on line na medida de seu potencial, ficando restritas, muitas vezes, aos papos de boteco entre os aficcionados na "matéria". Falta de sorte? Talvez. Fato é: entre estas bandas, o TRAPEZE era uma dessas que mereciam uma sorte melhor. Em matéria de power trio, DAVE HOLLAND (JUDAS PRIEST ), MEL GALLEY ( WHITESNAKE, PHENOMENA) e GLENN HUGHES (DEEP PURPLE, SABBATH), não deviam nada a ninguém fazendo um cruzamento casca grossa da versatilidade do CREAM com o blues rock pedrada do BAD COMPANY. Após lançarem seu debut homônimo em 1970, mandaram, no mesmo, o clássico "Medusa".

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - TAB 2

O disco é curto - sete faixas cuidadosamente construídas pela inspiradíssima guitarra de GALLEY por sob a cozinha invejável de HOLLAND e HUGHES. Embalados pela roupagem soul do futuro vocalista do BLACK COUNTRY COMMUNION, o disco transita com uma desenvoltura fora do normal por alternâncias entre a leveza absoluta e o pé devidamente fincado no solo do metal. "Black Cloud" parece algo produzido no quintal do FREE em seus momentos iniciais, desembocando inesperadamente em uma incorporação heavy, cortesia da flexibilidade vocal de HUGHES. Na sequência, "Jury", com seus oito minutos, começa como um lamento blues e igualmente pega um passaporte para o peso – destaque para o tenebroso e denso riff de passagem de GALLEY.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - TAB 3

"Your Love is alright" mais uma vez torce o pescoço do ouvinte: estamos agora em uma jam session sulista com direito a riff seco, marcação de chimbal de precisa e uma improvável mistura de um leve toque country com o vocal despachado de sempre- mesma tônica da não menos sensacional , porém mais lenta "Touch My Life". "Seafull" , tranquilamente, uma das mais inspiradas baladas dos anos 70, permeada por uma guitarra no melhor estilo que GARY MOORE traria ao mundo anos depois. "Makes you wanna cry" e "Medusa" fecham o álbum "naquela "classe – essa última um prenúncio do tom épico dos grandes registros que, especialmente GALLEY e HUGHES levariam a suas carreiras nos anos seguintes.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - TAB 4

Infelizmente, nos anos que se seguiram, a praga do rock n´roll quase matou HUGHES em razão de seu vício irrefreado, GALLEY faleceu em 2008 devido ao câncer e HOLLAND foi preso em 2004, acusado de abuso sexual contra um aluno de bateria, portador de deficiência mental. O fato é - ainda dá tempo de se colocar o TRAPEZE no lugar que merece: entre os clássicos.

Track List:
1. "Black Cloud"
2. "Jury"
3. "Your Love Is Alright"
4. "Touch My Life"
5. "Seafull"
6. "Makes You Wanna Cry"
7. "Medusa"

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - TAB 5
Compartilhar no FacebookCompartilhar no WhatsAppCompartilhar no Twitter

Siga e receba novidades do Whiplash.Net:

Novidades por WhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps




publicidadeAdriano Lourenço Barbosa | Airton Lopes | Alexandre Faria Abelleira | Alexandre Sampaio | Alex Juarez Muller | André Frederico | Ary César Coelho Luz Silva | Assuires Vieira da Silva Junior | Bergrock Ferreira | Bruno Franca Passamani | Caio Livio de Lacerda Augusto | Carlos Alexandre da Silva Neto | Carlos Gomes Cabral | Cesar Tadeu Lopes | Cláudia Falci | Danilo Melo | Dymm Productions and Management | Efrem Maranhao Filho | Eudes Limeira | Fabiano Forte Martins Cordeiro | Fabio Henrique Lopes Collet e Silva | Filipe Matzembacker | Flávio dos Santos Cardoso | Frederico Holanda | Gabriel Fenili | George Morcerf | Henrique Haag Ribacki | Jesse Alves da Silva | João Alexandre Dantas | João Orlando Arantes Santana | Jorge Alexandre Nogueira Santos | José Patrick de Souza | Juvenal G. Junior | Leonardo Felipe Amorim | Luan Lima | Marcello da Silva Azevedo | Marcelo Franklin da Silva | Marcio Augusto Von Kriiger Santos | Marcus Vieira | Maurício Gioachini | Mauricio Nuno Santos | Odair de Abreu Lima | Pedro Fortunato | Rafael Wambier Dos Santos | Regina Laura Pinheiro | Ricardo Cunha | Richard Malheiros | Sergio Luis Anaga | Silvia Gomes de Lima | Thiago Cardim | Tiago Andrade | Victor Adriel | Victor Jose Camara | Vinicius Valter de Lemos | Walter Armellei Junior | Williams Ricardo Almeida de Oliveira | Yria Freitas Tandel |
Siga Whiplash.Net pelo WhatsApp
Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Sobre Paulo Severo da Costa

Paulo Severo da Costa é ensaísta, professor universitário e doente por rock n'roll. Adora críticas, mas não dá a mínima pra elas. Email para contato: [email protected].
Mais matérias de Paulo Severo da Costa.

 
 
 
 

RECEBA NOVIDADES SOBRE
ROCK E HEAVY METAL
NO WHATSAPP
ANUNCIAR NESTE SITE COM
MAIS DE 4 MILHÕES DE
VIEWS POR MÊS