Trapeze: uma banda que merecia sorte melhor
Resenha - Medusa - Trapeze
Por Paulo Severo da Costa
Postado em 19 de setembro de 2012
O que torna um álbum, ou banda, dignos da terminologia "clássico"? Na literatura musical, registros de terrenos tão eqüidistantes quanto o blues e o death metal encontram espaço em meio a um aglomerado de obras conceituais ou não, de discos gravados com uma só guitarra ou com a Filarmônica de Berlim, vocalistas monocórdicos e divas operísticas, guitarristas meia boca e virtuoses. Nesse campo de diversidades, bandas tão díspares quanto STOOGES e YES, MC5 e QUEEN encontram um lugar ao sol, e o status de eternos perante seus admiradores.
Para outros, infelizmente, a propagação do mito não atinge proporções tão igualáveis quanto os casos acima; bandas de primeiríssima grandeza como BLUE MURDER, BECK, BOGGERT & APPICE e GUN CLUB e outras tantas, inobstante a qualidade indiscutível de suas obras, não aparecem nas listas dos mais procurados ou encabeçam os tópicos de discussão on line na medida de seu potencial, ficando restritas, muitas vezes, aos papos de boteco entre os aficcionados na "matéria". Falta de sorte? Talvez. Fato é: entre estas bandas, o TRAPEZE era uma dessas que mereciam uma sorte melhor. Em matéria de power trio, DAVE HOLLAND (JUDAS PRIEST ), MEL GALLEY ( WHITESNAKE, PHENOMENA) e GLENN HUGHES (DEEP PURPLE, SABBATH), não deviam nada a ninguém fazendo um cruzamento casca grossa da versatilidade do CREAM com o blues rock pedrada do BAD COMPANY. Após lançarem seu debut homônimo em 1970, mandaram, no mesmo, o clássico "Medusa".
O disco é curto - sete faixas cuidadosamente construídas pela inspiradíssima guitarra de GALLEY por sob a cozinha invejável de HOLLAND e HUGHES. Embalados pela roupagem soul do futuro vocalista do BLACK COUNTRY COMMUNION, o disco transita com uma desenvoltura fora do normal por alternâncias entre a leveza absoluta e o pé devidamente fincado no solo do metal. "Black Cloud" parece algo produzido no quintal do FREE em seus momentos iniciais, desembocando inesperadamente em uma incorporação heavy, cortesia da flexibilidade vocal de HUGHES. Na sequência, "Jury", com seus oito minutos, começa como um lamento blues e igualmente pega um passaporte para o peso – destaque para o tenebroso e denso riff de passagem de GALLEY.
"Your Love is alright" mais uma vez torce o pescoço do ouvinte: estamos agora em uma jam session sulista com direito a riff seco, marcação de chimbal de precisa e uma improvável mistura de um leve toque country com o vocal despachado de sempre- mesma tônica da não menos sensacional , porém mais lenta "Touch My Life". "Seafull" , tranquilamente, uma das mais inspiradas baladas dos anos 70, permeada por uma guitarra no melhor estilo que GARY MOORE traria ao mundo anos depois. "Makes you wanna cry" e "Medusa" fecham o álbum "naquela "classe – essa última um prenúncio do tom épico dos grandes registros que, especialmente GALLEY e HUGHES levariam a suas carreiras nos anos seguintes.
Infelizmente, nos anos que se seguiram, a praga do rock n´roll quase matou HUGHES em razão de seu vício irrefreado, GALLEY faleceu em 2008 devido ao câncer e HOLLAND foi preso em 2004, acusado de abuso sexual contra um aluno de bateria, portador de deficiência mental. O fato é - ainda dá tempo de se colocar o TRAPEZE no lugar que merece: entre os clássicos.
Track List:
1. "Black Cloud"
2. "Jury"
3. "Your Love Is Alright"
4. "Touch My Life"
5. "Seafull"
6. "Makes You Wanna Cry"
7. "Medusa"
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Festival Sonic Temple anuncia 140 shows em 5 palcos para 2026
Axl Rose ouviu pedido de faixa "esquecida" no show de Floripa e contou história no microfone
O primeiro tecladista estrela do rock nacional: "A Gloria Pires ficou encantada"
O álbum "esquecido" do Iron Maiden nascido de um período sombrio de Steve Harris
O álbum do Rush que Geddy Lee disse ser "impossível de gostar"
Fabio Lione e Luca Turilli anunciam reunião no Rhapsody with Choir & Orchestra
A pior música do pior disco do Kiss, segundo o Heavy Consequence
Documentário de Paul McCartney, "Man on the Run" estreia no streaming em breve
Nicko McBrain revela se vai tocar bateria no próximo álbum do Iron Maiden
A banda desconhecida que influenciou o metal moderno e só lançou dois discos
Janela de transferências do metal: A epopeia do Trivium em busca de um novo baterista
Guns N' Roses homenageia seleção brasileira de 1970 em cartaz do show de São Paulo
Regis Tadeu explica por que não vai ao show do AC/DC no Brasil: "Eu estou fora"
O disco de prog que Ian Anderson disse que ninguém igualou; "único e original"
A única música brasileira que Renato Russo incluiu na lista de maiores lançamentos de 1988
George Harrison assistiu show do Deep Purple e achou "muito engraçado"
A música "estranha" do Megadeth que atingiu o topo das paradas de rádio nos EUA


Quando o Megadeth deixou o thrash metal de lado e assumiu um risco muito alto
"Hollywood Vampires", o clássico esquecido, mas indispensável, do L.A. Guns
"Hall Of Gods" celebra os deuses da música em um álbum épico e inovador
Nirvana - 32 anos de "In Utero"
Perfect Plan - "Heart Of a Lion" é a força do AOR em sua melhor forma
Pink Floyd: O álbum que revolucionou a música ocidental



