Gojira: "Terra Incognita" é de chutar a porta
Resenha - Terra Incognita - Gojira
Por André Prado
Postado em 07 de junho de 2012
Sabem como a vida tem momentos, e em momentos dessa vida se acaba escutando um som mais agressivo e em outras... não. Indo pra uma esfera maior, a música pesada é um caso particular, são... momentos. E ter certos sons descrevendo parte da sua vida, é o que torna a música no seu âmbito mais puro especial. Na verdade é por isso que o rock n' roll em suas mais variadas vertentes é o som da rebeldia.
No caso do Gojira é o tipo daquelas bandas que naquelas andanças pela internet acabei conhecendo, entretanto por não simpatizar com o som da banda, deixei de lado. Pode ser porque não me simpatizei com o álbum especificamente e simplesmente, no caso o "From Mars To Sirius" de 2005, mas depois de um tempo resolvi dar uma nova chance a banda, e não é que não me arrependi com "Terra Incognita"?
Para quem não conhece - e digo muita gente -, o Gojira é uma banda de death metal progressivo formada em 1996 na França pelos irmãos Duplantier. Conhecidos por terem um som pesadíssimo, caótico e experimental; suas letras abordam temas como a vida, temas espirituais e ecologia. Curiosamente a banda se chamava Godzilla até 2001, mas teve que mudar seu nome por questões burocráticas e autorais para Gojira, como o Godzilla é conhecido no Japão.
Quando se pensa em "death metal progressivo" logo se lembra de seu maior expoente, o Opeth; todavia é justamente esse o charme das bandas que tem o rótulo de progressivo. Apesarem de ter em comum o som pesado e o vocal gutural, nunca serão parecidas. Se o Opeth é como se fosse a narrativa do seu melhor pesadelo, o Gojira representa todo o caos.
Relançado em 2010, mas lançado originalmente em 2001, o debut "Terra Incognita" nos apresenta por ora vocais alternando entre o limpo, gritado e urrado, uma bateria seca e caótica, e guitarras cortantes e pesadas com riffs mais rápidos e por vezes arrastados; é um death metal predominantemente, mas muito bem trabalhado.
Difícil descrever o som da banda exatamente em palavras, mas preste bem atenção em "Clone", a primeira faixa do álbum. Pesadíssima e especialmente grudenta por isso, com riffs cortantes e bateria caótica, como a tendência de todo o álbum. Destaques vão para a "Satan Is a Lawyer" com sua guitarra arrastada e seu climão pop em contrapartida, a "Space Time" com seus vocais limpos e suas variações, a instrumental "on the B.o. t. a" em que a atração principal é a bateria e o baixo, e as pedradas na orelha "Love" e "Rise" classicamente death metal.
Enfim, é difícil um debut de uma banda surpreender mais do que o terceiro álbum da mesma, mas não é que acontece? "Terra Incognita" é de chutar a porta.
Tracklist:
1. Clone
2. Lizard Skin
3. Satan Is a Lawyer
4. 04
5. Bown Me Away You (Niverse)
6. 5988 Trillions de Tonnes
7. Deliverance
8. Space Time
9. On the B.O.T.A
10. Rise
11. Fire Is Everything
12. Love
13. 1990 Quatrillions de Tonnes
14. In the Forest
Bonustracks (Relançamento 2010)
15. Clone (Live)
16. Love (Live)
17. Space Time (Live)
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A lenda nordestina que é o Van Halen brasileiro, segundo Rafael Bittencourt
Roger Waters e filho criam o Legacy, projeto que celebra a obra do Pink Floyd
Como surgiu a ideia de formar o Heaven & Hell, de acordo com Geezer Butler
Jim Root admite que último álbum do Slipknot não foi bom
De Megadeth a Bruce Springsteen, as 10 músicas mais sombrias da história do rock
Por que Tony Iommi acha que grandes músicos não conseguiam tocar Black Sabbath direito
As famosas bandas dos anos oitenta que Joey Ramone colocou no mesmo saco e chamou de "merda"
Jim Root entende que novo álbum do Slipknot irá "magoar algumas pessoas"
A canção onde o Queen reclamou do prato mas continuou comendo do mesmo
A melhor introdução de bateria de todos os tempos, segundo Gastão Moreira
A cantora que Ian Gillan considera a maior voz feminina do rock; "ela arrasava!"
Hammerfall anuncia turnê latino-americana 2027 e confirma três sideshows do Bangers Open Air
São Paulo recebe imersão na história do Angra com celebração a "Holy Land" e "Rebirth"
O álbum de 1970 que vendeu mais que Beatles e Led Zeppelin

5 clássicos do metal que escondem letras bem menos assustadoras do que o som
A banda jovem que superou expectativas de Slash: "Não sabia onde iam parar"
O disco do Gojira que envelheceu muito bem, segundo a Metal Hammer
Os 10 melhores discos de heavy metal lançados em 2016, segundo a Louder
A banda que ofereceu algo novo para o metal, segundo Andreas Kisser
Iron Maiden: Grata surpresa e despedida perfeita do gigante
Death: Responsáveis por elevar a música pesada a novo nível


