Gojira: "Terra Incognita" é de chutar a porta
Resenha - Terra Incognita - Gojira
Por André Prado
Postado em 07 de junho de 2012
Morre Phil Campbell, guitarrista que integrou o Motörhead por mais de 30 anos
Sabem como a vida tem momentos, e em momentos dessa vida se acaba escutando um som mais agressivo e em outras... não. Indo pra uma esfera maior, a música pesada é um caso particular, são... momentos. E ter certos sons descrevendo parte da sua vida, é o que torna a música no seu âmbito mais puro especial. Na verdade é por isso que o rock n' roll em suas mais variadas vertentes é o som da rebeldia.
No caso do Gojira é o tipo daquelas bandas que naquelas andanças pela internet acabei conhecendo, entretanto por não simpatizar com o som da banda, deixei de lado. Pode ser porque não me simpatizei com o álbum especificamente e simplesmente, no caso o "From Mars To Sirius" de 2005, mas depois de um tempo resolvi dar uma nova chance a banda, e não é que não me arrependi com "Terra Incognita"?
Para quem não conhece - e digo muita gente -, o Gojira é uma banda de death metal progressivo formada em 1996 na França pelos irmãos Duplantier. Conhecidos por terem um som pesadíssimo, caótico e experimental; suas letras abordam temas como a vida, temas espirituais e ecologia. Curiosamente a banda se chamava Godzilla até 2001, mas teve que mudar seu nome por questões burocráticas e autorais para Gojira, como o Godzilla é conhecido no Japão.
Quando se pensa em "death metal progressivo" logo se lembra de seu maior expoente, o Opeth; todavia é justamente esse o charme das bandas que tem o rótulo de progressivo. Apesarem de ter em comum o som pesado e o vocal gutural, nunca serão parecidas. Se o Opeth é como se fosse a narrativa do seu melhor pesadelo, o Gojira representa todo o caos.
Relançado em 2010, mas lançado originalmente em 2001, o debut "Terra Incognita" nos apresenta por ora vocais alternando entre o limpo, gritado e urrado, uma bateria seca e caótica, e guitarras cortantes e pesadas com riffs mais rápidos e por vezes arrastados; é um death metal predominantemente, mas muito bem trabalhado.
Difícil descrever o som da banda exatamente em palavras, mas preste bem atenção em "Clone", a primeira faixa do álbum. Pesadíssima e especialmente grudenta por isso, com riffs cortantes e bateria caótica, como a tendência de todo o álbum. Destaques vão para a "Satan Is a Lawyer" com sua guitarra arrastada e seu climão pop em contrapartida, a "Space Time" com seus vocais limpos e suas variações, a instrumental "on the B.o. t. a" em que a atração principal é a bateria e o baixo, e as pedradas na orelha "Love" e "Rise" classicamente death metal.
Enfim, é difícil um debut de uma banda surpreender mais do que o terceiro álbum da mesma, mas não é que acontece? "Terra Incognita" é de chutar a porta.
Tracklist:
1. Clone
2. Lizard Skin
3. Satan Is a Lawyer
4. 04
5. Bown Me Away You (Niverse)
6. 5988 Trillions de Tonnes
7. Deliverance
8. Space Time
9. On the B.O.T.A
10. Rise
11. Fire Is Everything
12. Love
13. 1990 Quatrillions de Tonnes
14. In the Forest
Bonustracks (Relançamento 2010)
15. Clone (Live)
16. Love (Live)
17. Space Time (Live)
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Morre Phil Campbell, guitarrista que integrou o Motörhead por mais de 30 anos
O melhor baterista da história da música pesada, segundo o Loudwire
Ghost se despede do Cardinal Copia/Papa Emeritus IV/Frater Imperator
Mikkey Dee homenageia Phil Campbell; "O melhor guitarrista de rock com quem já toquei"
Regis Tadeu e os cinco discos mais ridículos de heavy metal
Angus Young disse que uma banda gigante era "um Led Zeppelin de pobre"; "isso é ridículo"
A diferença entre Bruce Dickinson e Paul Di'Anno, segundo Adrian Smith
A melhor faixa de "Powerslave", clássico do Iron Maiden, segundo o Loudwire
A opinião de vocal do Depeche Mode sobre versão do Lacuna Coil para "Enjoy the Silence"
5 álbuns clássicos de rock que Gastão Moreira tentou gostar - e não conseguiu
Organização do Monsters of Rock divulga horários dos shows
O álbum do Metallica que James Hetfield diz ainda não ter sido apreciado: "Vai ter sua hora"
"Se Michael Kiske entrasse no Iron Maiden, Bruce Dickinson não teria voltado", diz Regis
O melhor disco de heavy metal de cada ano da década de 80, segundo o Loudwire
Quinze bandas brasileiras de Rock e Metal com mulheres na formação que merecem sua atenção

O Heavy Metal grita o que a Psicanálise tentou explicar
31 discos de rock e heavy metal que completam 10 anos em 2026
Joe Duplantier aponta o Mastodon como uma de suas bandas favoritas de todos os tempos
Iron Maiden: uma análise sincera de "Senjutsu"


