Gojira: "Terra Incognita" é de chutar a porta
Resenha - Terra Incognita - Gojira
Por André Prado
Postado em 07 de junho de 2012
Sabem como a vida tem momentos, e em momentos dessa vida se acaba escutando um som mais agressivo e em outras... não. Indo pra uma esfera maior, a música pesada é um caso particular, são... momentos. E ter certos sons descrevendo parte da sua vida, é o que torna a música no seu âmbito mais puro especial. Na verdade é por isso que o rock n' roll em suas mais variadas vertentes é o som da rebeldia.
No caso do Gojira é o tipo daquelas bandas que naquelas andanças pela internet acabei conhecendo, entretanto por não simpatizar com o som da banda, deixei de lado. Pode ser porque não me simpatizei com o álbum especificamente e simplesmente, no caso o "From Mars To Sirius" de 2005, mas depois de um tempo resolvi dar uma nova chance a banda, e não é que não me arrependi com "Terra Incognita"?
Para quem não conhece - e digo muita gente -, o Gojira é uma banda de death metal progressivo formada em 1996 na França pelos irmãos Duplantier. Conhecidos por terem um som pesadíssimo, caótico e experimental; suas letras abordam temas como a vida, temas espirituais e ecologia. Curiosamente a banda se chamava Godzilla até 2001, mas teve que mudar seu nome por questões burocráticas e autorais para Gojira, como o Godzilla é conhecido no Japão.
Quando se pensa em "death metal progressivo" logo se lembra de seu maior expoente, o Opeth; todavia é justamente esse o charme das bandas que tem o rótulo de progressivo. Apesarem de ter em comum o som pesado e o vocal gutural, nunca serão parecidas. Se o Opeth é como se fosse a narrativa do seu melhor pesadelo, o Gojira representa todo o caos.
Relançado em 2010, mas lançado originalmente em 2001, o debut "Terra Incognita" nos apresenta por ora vocais alternando entre o limpo, gritado e urrado, uma bateria seca e caótica, e guitarras cortantes e pesadas com riffs mais rápidos e por vezes arrastados; é um death metal predominantemente, mas muito bem trabalhado.
Difícil descrever o som da banda exatamente em palavras, mas preste bem atenção em "Clone", a primeira faixa do álbum. Pesadíssima e especialmente grudenta por isso, com riffs cortantes e bateria caótica, como a tendência de todo o álbum. Destaques vão para a "Satan Is a Lawyer" com sua guitarra arrastada e seu climão pop em contrapartida, a "Space Time" com seus vocais limpos e suas variações, a instrumental "on the B.o. t. a" em que a atração principal é a bateria e o baixo, e as pedradas na orelha "Love" e "Rise" classicamente death metal.
Enfim, é difícil um debut de uma banda surpreender mais do que o terceiro álbum da mesma, mas não é que acontece? "Terra Incognita" é de chutar a porta.
Tracklist:
1. Clone
2. Lizard Skin
3. Satan Is a Lawyer
4. 04
5. Bown Me Away You (Niverse)
6. 5988 Trillions de Tonnes
7. Deliverance
8. Space Time
9. On the B.O.T.A
10. Rise
11. Fire Is Everything
12. Love
13. 1990 Quatrillions de Tonnes
14. In the Forest
Bonustracks (Relançamento 2010)
15. Clone (Live)
16. Love (Live)
17. Space Time (Live)
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



As cinco bandas de rock favoritas de Jimi Hendrix; "Esse é o melhor grupo do mundo"
Os três guitarristas brasileiros que John Petrucci do Dream Theater gosta bastante
Slash promete que novo álbum do Guns N' Roses só terá material inédito
Grammy 2026 terá homenagem musical a Ozzy Osbourne; conheça os indicados de rock e metal
O megahit do Capital Inicial que, analisando bem a letra, não faz tanto sentido
A música de rock com a melhor introdução de todos os tempos, segundo Dave Grohl
Dave Mustaine revela que última conversa com James Hetfield terminou mal
A canção que tem dois dos maiores solos de guitarra de todos os tempos, conforme Tom Morello
Prefeito de SP quer trazer U2, Rolling Stones ou Foo Fighters para show gratuito
A canção lançada três vezes nos anos oitenta, e que emplacou nas paradas em todas elas
Mick Mars perde processo contra o Mötley Crüe e terá que ressarcir a banda em US$ 750 mil
Os 5 melhores álbuns de todos os tempos, segundo Duff McKagan do Guns N' Roses
Dream Theater faz o seu primeiro show em 2026; confira setlist
Os 15 discos favoritos de Bruce Dickinson, vocalista do Iron Maiden
A lenda do metal que é arrogante, mala e antiprofissional, segundo Regis Tadeu


31 discos de rock e heavy metal que completam 10 anos em 2026
Joe Duplantier aponta o Mastodon como uma de suas bandas favoritas de todos os tempos
Gojira toca "Born in Winter" e "Global Warming" pela primeira vez ao vivo
Em 1977 o Pink Floyd convenceu-se de que poderia voltar a ousar


