Saxon: Obrigatório na coleção de qualquer headbanger
Resenha - Power and the Glory - Saxon
Por Diego R. Oliveira da Silva
Fonte: Discos e Histórias
Postado em 05 de junho de 2012
É impossível para quem é fã de Heavy Metal, seja NWOBHM ou Metal Tradicional, passar em branco em relação ao disco Power And The Glory, dos ingleses do SAXON.
Lançado em 1983, o álbum preenche todos os requisitos básicos para a construção de um grande clássico do gênero, seja pelo peso, pelos riffs poderosos, pelos vocais característicos de Biff Byford, enfim, todo o adjetivo é pouco para descrever esta atemporal obra.
A abertura do álbum se dá com a clássica faixa título e seu riff magnífico, seguida pela marcação de batera, até o inicio empolgante da linha vocal. Um forte refrão fecha o pacote. Clássico!
A bolacha segue com dois petardos certeiros: Redline e Warrior, sons tipicamente do grupo, com aquela mescla de Rock 'N' Roll e Heavy Metal, sempre amparados por uma rifferama de primeiríssima linha.
Nightmare começa com um dedilhado de guitarra até descambar para a "pauleira" arrastada conduzida pela característica interpretação do grande Byford, aliás, muitos não dão o valor ao cara, que, sem exageros mostra como pode-se fazer o clássico Metal sem abusar de agudos desnecessários.
A sequência tem dois fortes sons: This Town Rocks, com uma intro de bateria recheada de dois bumbos, para na sequencia um riff cortante conduzir o furioso Metal da faixa. Se eu disser que trata-se de um clássico, dirão que estou soando repetitivo, mas, deem-me outro adjetivo condizente para eu classificar este som. Já Watching The Sky é uma ode ao movimento chamado de NWOBHM, com tudo que o estilo pede, um verdadeiro convite ao headbanging. Simplesmente irretocável!
Midas Touch talvez seja a mais fraca do disco, se é que podemos apontar um desnível em um disco com tamanha perfeição. O final de Power And The Glory é apoteótico com a épica The Eagle Has Landed, faixa que com sua levada arrastada proporciona momentos de um verdadeiro orgasmo metálico.
Fantástico, essa é a palavra perfeita para descrever o play, um álbum obrigatório na coleção de qualquer headbanger! Eu já tenho o meu, e você?
Faixas
1 - Power and The Glory
2 - Redline
3 - Warrior
4 - Nightmare
5 - This Town Rock
6 - Watching the Sky
7 - Midas Touch
8 - The Eagle Has Landed
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Os 5 melhores álbuns do rock nacional, segundo jornalista André Barcinski
A banda de thrash fora do "Big Four" que é a preferida de James Hetfield, vocalista do Metallica
Os dois maiores bateristas de todos os tempos para Lars Ulrich, do Metallica
Os 16 vocalistas mais icônicos da história do rock, segundo o The Metalverse
Guns N' Roses é anunciado como headliner do Monsters of Rock 2026
A música favorita de todos os tempos de Brian Johnson, vocalista do AC/DC
Inferno Metal Festival anuncia as primeiras 26 bandas da edição de 2026
Os guitarristas que Ozzy Osbourne achava "friamente perfeitos demais" para gostar
Valores dos ingressos para último show do Megadeth no Brasil são divulgados; confira
A banda que deixou o Rage Against The Machine no chinelo tocando depois deles em festival
A única música do Led Zeppelin que Geddy Lee conseguia tocar: "Padrão repetitivo"
O lendário guitarrista que desapontou Eddie Van Halen por fazer um som "chocho" ao vivo
Exodus: quando a banda "engoliu" o Metallica e nunca mais abriu para eles
Paul Di'Anno era mais lendário que Bruce Dickinson, opina Blaze Bayley
O maior baterista de todos os tempos para Phil Collins; "nunca tinha visto nada parecido"


Biff Byford, vocalista do Saxon, completa ciclo de quimioterapia
5 discos lançados em 1981 que todo fã de heavy metal deveria ouvir ao menos uma vez na vida
Biff Byford, vocalista do Saxon, anuncia descoberta de câncer na próstata
Tributo a "Kill 'Em All", estreia do Metallica, sai em novembro
Prika Amaral conta como teve sua moto roubada por um ladrão de banco
Pink Floyd: O álbum que revolucionou a música ocidental


