Made In Brazil: Nome marcado na história do rock nacional

Resenha - Discografia comentada - Made In Brazil

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net

Por Fábio Cavalcanti, Fonte: Rock em Análise
Enviar correções  |  Ver Acessos

Muita gente não sabe, mas a banda paulista Made in Brazil está entre as mais antigas do Brasil, quando se fala de rock. Formada pelos irmãos Oswaldo Vecchione e Celso Vecchione no final dos anos 60, e marcada por incontáveis mudanças em sua formação, o grupo lançou apenas oito álbuns de inéditas, mas deixou seu nome marcado entre os apreciadores do mais puro rock 'n' roll nacional. Se você ainda não ouviu falar nos caras, a hora é agora!

Burzum: A polêmica história e filosofia de Varg VikernesBrian May: "eu não sabia que Freddie era Gay"

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Made in Brazil (1974)


O primeiro álbum do Made in Brazil mostra um grupo que ainda está tentando moldar seu estilo, tanto a nível de sonoridade quanto a nível de produção. O interessante é que a banda conseguiu deixar bem claro, através de cada música, que todos os seus integrantes se divertiram horrores neste processo. Como resultado, este 'debut' conseguiu seu espaço entre os discos mais clássicos do rock nacional.

Jack o Estripador (1976)


Contrariando algumas expectativas, o álbum "Jack o Estripador" traz um pouco mais de peso e uma produção mais direta do que a do álbum de estréia. Pode-se dizer que a banda tinha acabado de encontrar a sua veia mais "hard rocker", embora esta ainda se encontrasse em seu estágio inicial...

Paulicéia Desvairada (1978)


Mais uma vez, contrariando as expectativas daqueles que apreciaram o direcionamento musical do segundo álbum, o 'Made' mostrou, através de "Paulicéia Desvairada", o caminho mais inusitado da sua carreira até então: uma sonoridade mais "light", com rocks de letras mais maduras e um bom número de baladas. Como o resultado foi apenas mediano, o grupo voltou a se focar mais naquele velho rock 'n' roll...

Minha Vida É Rock and Roll (1981)


Com os pés no chão novamente, Oswaldo Vecchione e companhia lançaram "Minha Vida É Rock and Roll". Apesar do seu título quase auto-indulgente, o álbum se mostrou como um trabalho consistente de hard rock, com uma produção sem firulas, além de músicas realmente grudentas. Definitivamente um dos melhores trabalhos da banda!

Deus Salva... O Rock Alívia (1985)


Em 1985, o hard rock dominava o cenário musical mundial. O "Made" aproveitou a onda e lançou seu álbum mais pesado: "Deus Salva... O Rock Alívia". A produção é absurdamente crua - ao ponto de trazer alguns momentos de "clipping" -, mas o resultado final é um "crocante" disco de rock "com atitude", daqueles que podem satisfazer as necessidades de qualquer pessoa que aprecie uma música sem frescuras.

In Blues (1992)


Após o seu primeiro longo período de inatividade criativa, o Made in Brazil resolveu se "reinventar", ao apostar em um som calcado no blues rock. O resultado é o mediano álbum "In Blues", que foi gravado ao vivo, mas funciona como um disco de estúdio. Apesar da sua boa proposta, o resultado final é um disco lento, longo e arrastado, com poucos traços da antiga dinâmica musical do grupo.

Sexo, Blues & Rock 'n' Roll (1998)


Seis anos se passaram até que o grupo finalmente lançou "Sexo, Blues & Rock 'n' Roll", o segundo álbum da sua fase mais "blueseira". Mas, ao contrário do que aconteceu no álbum anterior, a banda solidificou com maestria o seu blues rock, o que resultou em um álbum divertido, bem produzido e com uma boa dose de canções "sacolejantes". Temos aqui mais um trabalho de destaque na discografia do grupo.

Rock de Verdade! (2008)


Após absurdos 10 anos sem lançar material novo, o Made in Brazil lançou "Rock de Verdade!", seu álbum mais recente até o momento. Oswaldo Vecchione e sua trupe parecem ter tratado este projeto com o devido carinho, visto que toda a essência "rock e blues" do Made in Brazil está condensada ao longo do disco. Se este for o último trabalho do 'Made', a sua discografia estará muito bem encerrada!




GosteiNão gostei

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net


Todas as matérias da seção Resenhas de CDs e DVDsTodas as matérias sobre "Made In Brazil"


Metal nacional: quinze álbuns clássicos de bandas brasileirasMetal nacional
Quinze álbuns clássicos de bandas brasileiras

Made in Brazil: O Secos e Molhados copiou a banda? E o Kiss?Made in Brazil
O Secos e Molhados copiou a banda? E o Kiss?


Burzum: A polêmica história e filosofia de Varg VikernesBurzum
A polêmica história e filosofia de Varg Vikernes

Brian May: eu não sabia que Freddie era GayBrian May
"eu não sabia que Freddie era Gay"


Sobre Fábio Cavalcanti

Baiano, sempre morou em Salvador. Trabalha na área de Informática e ¨brinca¨ na bateria em momentos vagos, sem maiores pretensões. Além disso, procura conhecer novas - e antigas - bandas dos mais variados subgêneros do rock. Por fim, luta para divulgar, sempre que possível, o pouco conhecido cenário rocker da tão sofrida ¨Terra do Axé¨.

Mais matérias de Fábio Cavalcanti no Whiplash.Net.

adClio336|adClio336