Whitesnake: Arrebentando com Steve Vai no Donington
Resenha - Live at Donington 1990 - Whitesnake
Por João Paulo Linhares Gonçalves
Postado em 27 de novembro de 2011
Vamos falar sobre um lançamento que ocorreu há alguns meses atrás, o CD duplo com DVD "Live At Donington 1990", do Whitesnake. Trata-se do show que a banda fez no famoso festival Monsters Of Rock, na época em que tinha em sua formação o grande guitarrista Steve Vai. Com ele, a banda lançou "Slip Of The Tongue" e partiu para uma turnê de divulgação - o show no festival foi o grande ápice da excursão.
A história desta formação começa com a saída de Vivian Campbell (ex-Dio, atualmente no Def Leppard) da banda. Adrian Vandenberg já tinha composto o repertório para o próximo disco da banda junto com Coverdale, mas sofreu uma contusão e ficou com sérias dificuldades de tocar guitarra por um tempo. A ideia da banda, inicialmente, era chamar um novo guitarrista somente para a turnê, mas com o problema de Vandenberg, Coverdale não teve outra alternativa senão chamar um novo membro para manejar o instrumento de seis cordas. O escolhido foi o virtuoso Steve Vai. Vai já tinha uma carreira movimentada àquela altura: ele já tinha participado da banda de Frank Zappa, substituído Yngwie Malmsteen no Alcatrazz e tocado ao lado de David Lee Roth - ah, também fez o filme "Crossroads", ao lado de Ry Cooder. Com tamanho currículo, ele só aumentou as expectativas para o lançamento do sucessor do multiplatinado "Whitesnake", de 1987. Apesar da presença de Steve Vai, "Slip Of The Tongue", lançado no final de 1989, traz mais ou menos a mesma fórmula do anterior, com regravação de clássico antigo ("Fool For Your Loving"), uma baladinha romântica ("The Deeper The Love") e grandes doses do hard rock famoso na época. Claro que a guitarra de Vai trouxe certa diferença, mas não a ponto de mudar a característica marcante deste álbum: o hard rock típico que era praticado na época.
Após o lançamento do disco, a banda cai em turnê. Os shows se iniciaram nos EUA e depois partiram para a Europa, culminando com a participação no grande festival Monsters Of Rock, que acontecia anualmente na Inglaterra (posteriormente, o festival acabou acontecendo em outros países, incluindo o nosso Brasil). Naquele ano de 1990, as bandas escaladas para tocar foram Aerosmith, Poison, Quireboys e Thunder, além do Whitesnake, claro (festival bem hard rock, diga-se de passagem - o grunge iria abalar estas estruturas nos anos seguintes...). O festival, sempre realizado no autódromo de Donington Park, na cidade de Leicestershire, aconteceu no dia 18, terceiro sábado do mês de agosto de 1990.
O repertório do show se concentra nos dois últimos álbuns da banda, já citados acima. Temos apenas duas canções do "Slide It In" (a faixa-título e "Slow An' Easy") e a antigaça "Ain't No Love In The Heart Of The City". A performance da banda é inspirada, parecendo se alimentar da energia das mais de setenta mil pessoas presentes. Claro, o visual da época, de roupas de couro, cabelos grandes armados e muito brilho impera. Steve Vai é um destaque à parte: seu solo extravasa tudo, com guitarra "voando", ele se joga no chão, usa os mais variados modelos de guitarra. Ainda temos duas canções do então recém-lançado "Passion And Warfare", clássico disco da carreira solo de Vai. Outro que se destaca é o baterista Tommy Aldridge, com uma performance fantástica (o belo solo dele foi incluído no show, dentro da canção "Crying In The Rain"). Coverdale tem ótima performance, ainda tinha boa voz na época e tinha mais pique também. Rudy Sarzo e Adrian Vandenberg completam o line up com performances muito boas, em especial o segundo, guitarrista de mão cheia que, segundo a Wikipedia, atualmente se dedica à pintura.
Repertório do show:
CD 1:
1 - "Slip Of The Tongue"
2 - "Slide It In"
3 - "Judgement Day"
4 - "Slow An' Easy"
5 - "Kittens Got Claws"
6 - "Adagio For Strato"
7 - "Flying Dutchman Boogie"
8 - "Is This Love"
9 - "Cheap An' Nasty"
10 - "Crying In The Rain"
CD 2:
1 - "Fool For Your Loving"
2 - "For The Love Of God"
3 - "The Audience Is Listening"
4 - "Here I Go Again"
5 - "Bad Boys"
6 - "Ain't No Love In The Heart Of The City"
7 - "Still Of The Night"
O DVD contém todas as músicas dos dois CDs e também conta com um pequeno documentário (quase 30 minutos) com os bastidores e making of do disco "Slip Of The Tongue", com narração do próprio David Coverdale. Neste documentário podemos ver a banda ensaiando o repertório, no estúdio de gravação com o produtor Mike Clink (produziu Guns N' Roses e Megadeth, dentre outros) e algumas cenas de shows da turnê. A qualidade das filmagens não é boa, e este fato está evidenciado nos créditos. Mas o áudio, tanto nos CDs quanto no DVD, está com boa qualidade.
Formação da banda que se apresentou no show (bandaça!):
David Coverdale - vocais
Steve Vai - guitarra
Adrian Vandenberg - guitarra
Rudy Sarzo - baixo
Tommy Aldridge - bateria
Rick Serate - teclados
Após o show em Donington, a banda fez mais alguns shows e se separou. Coverdale veio com a conversa de que ia dar um tempo do mundo musical, mas foi balela. Já no ano seguinte, ele iniciou as gravações do projeto com Jimmy Page. Mas esta é uma outra história... (quem sabe para outro post...).
Alguns vídeos do show:
"Fool For Your Loving":
"Here I Go Again":
"Still Of The Night":
Fique ligado no blog Ripando a História do Rock (http://ripandohistoriarock.blogspot.com). Faremos dois posts de retrospectiva: um dos lançamentos e outro dos shows que rolaram em 2011. Rock and Roll!!
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Os 15 discos favoritos de Bruce Dickinson, vocalista do Iron Maiden
A música feita na base do "desespero" que se tornou um dos maiores hits do Judas Priest
Mick Mars perde processo contra o Mötley Crüe e terá que ressarcir a banda em US$ 750 mil
"Um baita de um babaca"; o guitarrista com quem Eddie Van Halen odiou trabalhar
O que Paulo Ricardo do RPM tem a ver com o primeiro disco do Iron Maiden que saiu no Brasil
Agenda mais leve do Iron Maiden permitiu a criação do Smith/Kotzen, diz Adrian Smith
Matanza Inc lança "Obscurantista" e reafirma o peso como forma de resistência
Os guitarristas mais influentes de todos os tempos, segundo Regis Tadeu
Opeth confirma show em São Paulo no mês de novembro
O melhor disco de thrash metal de cada ano da década de 90, segundo o Loudwire
A banda punk que Billy Corgan disse ser "maior que os Ramones"
O maior cantor de todos os tempos, segundo o saudoso Chris Cornell
Os melhores álbuns de hard rock e heavy metal de 1986, segundo o Ultimate Classic Rock
A voz que Freddie Mercury idolatrava; "Eu queria cantar metade daquilo", admitiu o cantor
Extreme confirma shows no Brasil fora do Monsters of Rock; Curitiba terá Halestorm


A canção lançada três vezes nos anos oitenta, e que emplacou nas paradas em todas elas
O dia em que um futuro guitarrista do Whitesnake testou para o Kiss, mas não foi aprovado
Antes do Whitecross, Rex Carroll quase foi do Whitesnake
175 figuras ligadas ao rock/metal que morreram em 2025
Adrian Smith se diz triste pela aposentadoria de David Coverdale, mas reconhece que era o momento
Em 1977 o Pink Floyd convenceu-se de que poderia voltar a ousar


