4th Frontier: Falhas colocam o DVD inteiro por água abaixo
Resenha - A Quarta Fronteira: O Show - 4th Frontier
Por Paulo Finatto Jr.
Postado em 12 de março de 2011
Nota: 5 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
Por mais que tenham as suas raízes fincadas no underground, muitas bandas iniciantes ganham notoriedade pela ousadia dos seus primeiros passos. Os mineiros do 4TH FRONTIER, que soltaram o seu primeiro álbum recentemente, complementaram "A Quarta Fronteira" com um DVD. No repertório ao vivo, a apresentação do mesmo rock com um quê de metal melódico e música pop. O vídeo, que evidencia muita qualidade técnica, acaba pecando por um motivo muito grave.

Com mais de quatro anos de estrada, a 4TH FRONTIER construiu o seu primeiro álbum, intitulado "A Quarta Fronteira", que chegou recentemente às lojas. A banda, que investe em uma sonoridade rock n’ roll (mas com um contorno forte da música pop), acentuou ao vivo as influências de bandas EVANESCENCE e PARAMORE no seu repertório. As mesmas onze músicas encontradas no disco (uma ausência apenas) reaparecem no DVD sem o acréscimo de nenhuma novidade. O show, gravado no Musical Hall (em Belo Horizonte/MG) dois anos atrás, poderia incluir outros atrativos, além do conteúdo extra, para complementar a curta performance da banda, de menos de uma hora. Porém, é inegável que Mila Amorim (vocal), Daniel Christian (guitarra), Eder Monteiro (baixo) e Fabio Lebran (bateria) se esforçaram para proporcionar uma boa impressão sobre o palco.
Rogerio Antonio dos Anjos | Luis Alberto Braga Rodrigues | Efrem Maranhao Filho | Geraldo Fonseca | Gustavo Anunciação Lenza | Richard Malheiros | Vinicius Maciel | Adriano Lourenço Barbosa | Airton Lopes | Alexandre Faria Abelleira | Alexandre Sampaio | André Frederico | Ary César Coelho Luz Silva | Assuires Vieira da Silva Junior | Bergrock Ferreira | Bruno Franca Passamani | Caio Livio de Lacerda Augusto | Carlos Alexandre da Silva Neto | Carlos Gomes Cabral | Cesar Tadeu Lopes | Cláudia Falci | Danilo Melo | Dymm Productions and Management | Eudes Limeira | Fabiano Forte Martins Cordeiro | Fabio Henrique Lopes Collet e Silva | Filipe Matzembacher | Flávio dos Santos Cardoso | Frederico Holanda | Gabriel Fenili | George Morcerf | Henrique Haag Ribacki | Jorge Alexandre Nogueira Santos | Jose Patrick de Souza | João Alexandre Dantas | João Orlando Arantes Santana | Leonardo Felipe Amorim | Marcello da Silva Azevedo | Marcelo Franklin da Silva | Marcio Augusto Von Kriiger Santos | Marcos Donizeti Dos Santos | Marcus Vieira | Mauricio Nuno Santos | Maurício Gioachini | Odair de Abreu Lima | Pedro Fortunato | Rafael Wambier Dos Santos | Regina Laura Pinheiro | Ricardo Cunha | Sergio Luis Anaga | Silvia Gomes de Lima | Thiago Cardim | Tiago Andrade | Victor Adriel | Victor Jose Camara | Vinicius Valter de Lemos | Walter Armellei Junior | Williams Ricardo Almeida de Oliveira | Yria Freitas Tandel |
As mesmas considerações feitas sobre as composições da banda em estúdio podem ser repetidas aqui. A abertura do show, diferente do track-list do álbum, abre com a intensidade marcante de "Fantasmas", faixa que mostra mais qualidade que as suas sucessoras "Algemas" e "A Quarta Fronteira". Embora saliente as mesmas virtudes e os mesmos pecados do registro fonográfico, "A Quarta Fronteira: O Show" é certamente uma produção certeira da 4TH FRONTIER, pelo menos visualmente. A imagem captada é muito boa e a edição não comete nenhum deslize. No entanto, Mila Amorim & Cia. se mostram um pouco desconfortáveis em cima do palco. O telão e a iluminação são detalhes perfeitos, mas a performance do quarteto mineiro é demasiadamente engessada, com exceção da cantora, que vai de um lado para o outro do início ao fim do show.
Em razão disso, a atuação do grupo pode parecer monótona em diversos momentos. Por outro lado, a banda cometeu um erro imperdoável no quesito sonoro. Embora o repertório da 4TH FRONTIER soe com muita nitidez, claramente o que vemos no DVD é uma espécie de um imenso videoclipe. Em momento algum o som reproduzido é o executado ao vivo. O áudio completo – sem nenhuma exceção – foi registrado em estúdio e colocado por cima da performance da banda na mixagem. Em nenhum momento se escuta a participação da plateia, tampouco a naturalidade da voz de Mila Amorim e as palhetadas de Daniel Christian. O registro, que seria uma ótima oportunidade para se comprovar a competência da banda em cena, acaba se destacando negativamente pela sua artificialidade.
Na sequência, a execução de "Destino" não deve atrair muitos olhares, mas "Insanidade" mostra um quê de criatividade por parte da 4TH FRONTIER. Na ordem, a cadenciada "Em Busca do Amor" mostra muito bem que as referências do pop/rock funcionam quando aliadas a uma intensidade emotiva. Por outro lado, o início de "Visão Digital" mostra claramente a colagem que foi feita no DVD. Os primeiros riffs da música aparecem ainda no momento que Daniel Christian está plugando o cabo em seu instrumento. Por fim, "Domínio" – a música mais interessante de "A Quarta Fronteira" – praticamente encerra o show. A ausência de comunicação com o público retirou a naturalidade que uma performance ao vivo deve proporcionar. Infelizmente.
Como complemento, a 4TH FRONTIER incluiu um making-of com imagens da banda em ensaios e no camarim, momentos antes de subir ao palco do Music Hall. Certamente, os extras correspondem aos dez minutos mais valiosos do DVD, porque é apenas durante o material adicional que vemos o quarteto mineiro atuando de verdade. Por incrível que possa parecer, a dublagem não foi utilizada para mascarar nenhuma inexperiência. A banda é técnica e mostra qualidades evidentes quando é exigida.
Não há como questionar o contrário. As bandas que conseguem produzir um DVD independente estão dando um grande e ambicioso passo. Porém, qualquer grupo – com maior ou menor bagagem de estrada – sabe que um show ao vivo obviamente precisa ser ao vivo. Por mais que possua as intenções mais nobres, o caráter artificial de "A Quarta Fronteira: O Show" impossibilita que a apresentação possa ser apreciada como deveria. No quesito musical – como comentado na resenha do disco de estúdio – a banda ainda precisa amadurecer as suas ideias. Por mais que isso não represente um deslize, as falhas encontradas no quesito ao vivo colocam o DVD inteiro por água abaixo.
Site: www.4thfrontier.com.br
Track-list:
01. Abertura
02. Fantasmas
03. Algemas
04. A Quarta Fronteira
05. Destino
06. Insanidade
07. Em Busca do Amor
08. Visão Digital
09. Fim da Estação
10. Novo Começo
11. Domínio
12. Veloz
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Rafael Bittencourt, fundador do Angra, recebe título de Imortal da Academia de Letras do Brasil
Iron Maiden fará show em Curitiba na turnê de 50 anos "Run For Your Lives"
O álbum do Iron Maiden eleito melhor disco britânico dos últimos 60 anos
As 5 músicas pesadas preferidas de Mille Petrozza, frontman do Kreator
A música que Regis Tadeu mandaria ao espaço para representar o melhor da humanidade
As duas bandas de metal que James Hetfield não suporta: "Meio cartunesco"
O melhor cantor de blues de todos os tempos, segundo Keith Richards
Evanescence lança vídeo oficial da música "Who Will You Follow"
Gary Holt pensa em deixar material inédito do Exodus para trabalhos póstumos
The Rasmus anuncia turnê latino-americana com show no Brasil
O álbum do Aerosmith que deveria marcar um retorno importante, mas deixou a desejar
Membros do Angra e Korn jogam tênis na casa de Ronaldo Fenômeno: "Quão doido é isso?"
O álbum do Pink Floyd que Roger Waters achava que só ele poderia conduzir
A música "bobinha" dos Beatles que superou um clássico dos Beach Boys
O disco do Metallica que transformou Lars Ulrich em inimigo eterno
Roger Waters elege o álbum mais revolucionário dos 60s; "fiquei ali sentado, de boca aberta"
Fotos de Infância: Janis Joplin
A banda que desbancava Roberto Carlos na época da Jovem Guarda, segundo Miguel Plopschi

"Out of This World" do Europe não é "hair metal". É AOR
"Operation Mindcrime III" - Geoff Tate revela a mente por trás do caos
O Ápice de uma Era: Battle Beast e a Forja Implacável de "Steelbound"
"Acústico MTV" do Capital Inicial: o álbum que redefiniu uma carreira e ampliou o alcance do rock
Biohazard fez a espera de treze anos valer a pena ao retornar com "Divided We Fall"
Metallica: em 1998, livrando a cara com um disco de covers
Death: Responsáveis por elevar a música pesada a novo nível
