Lemmy: Ortodoxo das leis que regem um rocker
Resenha - 49% Motherf**ker, 51% Son Of A Bitch - Lemmy
Por Bruno Bruce
Postado em 07 de fevereiro de 2011
Como você classificaria um cidadão que foi roadie de Jimi Hendrix, foi expulso do Hawkwind (uma das bandas mais malucas & drogadas já surgidas) e, aos 63 anos, fuma, bebe e farreia como um teenager? Eu dou o nome de sobrevivente! Este senhor é Lemmy Kilmister, líder do renomado MOTORHEAD, banda respeitada por várias facções de amantes de música extrema.
O DVD "Lemmy", lançado este mês, foca parte do cotidiano do mito gerado através dos 36 anos de atividade deste grupo. Com declarações de integrantes do Foo Fighters, Metallica, Anthrax, Alice Cooper, Slash, Ozzy, o filme – mesmo que raso na observação do personagem – serve como documentário da primeira camada, a parte mais exposta de Lemmy (os dois DVDs carregam mais de 3 horas, com vários extras).
Fã de artefatos nazistas (desde simples punhais até tanques de guerra!), colecionador das próprias bugigangas a seu respeito, pai ausente, boa praça. Seu maior trunfo – além, óbvio, da qualidade de sua música – foi permanecer parado num estilo enquanto tudo mudava a sua volta. Deu certo com o Ramones, Iron Maiden, Judas Priest, dentre as principais. Só que é uma tática baseada em 20% de desapego e 80% de coragem na capacidade de sua obra em permanecer pertinente na prova do tempo. Seus últimos trabalhos (dos quais destaco "Inferno" e "Kiss Of Death") modernizaram o Motorhead na velocidade e arranjos.
Não dá para esconder a sensação melancólica de que Lemmy vive aquela adolescência eterna, tão desejada por alguns. Sem horários fixos, sem patrão, sem patroa, vivendo ocasionalmente num apartamento mais para muquifo de que para residência. Entre comprimidos para diabetes & hipertensão, tem tempo de sobra para jogatinas em máquinas caça-níqueis, sinuca e jams sessions com amigos. Em oposição a band leaders como Hetfield/Metallica (usa preto nos shows e grifes caras no cotidiano), Ozzy Osbourne (semi-senil, manipulado pela esposa) o Sr. Kilmister é um ortodoxo das leis que regem um rocker.
DVD "LEMMY: 49% Motherf**ker, 51% Son of a Bitch"
Diretores: Greg Olliver, Wes Orshoski
Duração: 117 minutos
Damage Case Films
Outras resenhas de 49% Motherf**ker, 51% Son Of A Bitch - Lemmy
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Nirvana: "In Bloom" e o recado para quem canta sem entender a letra
A banda de hard rock que irritava Tony Iommi, mas que vendeu mais que o Black Sabbath
O único instrumento que Gerson Conrad, do Secos & Molhados, era proibido de tocar
A banda que nunca gravou disco e virou o "Black Sabbath brasileiro", segundo Regis Tadeu
Quem criou o vocal gutural? Alex Webster fala das origens do death metal e cita Lemmy
O guitarrista que ninguém conseguia decifrar, conforme Roger Waters; "coisas meio mágicas"
Os cinco melhores álbuns de Power Metal depois de 2000
Os 10 melhores álbuns de 2025, segundo Mike Portnoy do Dream Theater
Slayer e Metallica se odiavam, segundo vocalista do Machine Head
O solo de guitarra "colossal" que Brian May disse estar fora da sua alçada; "Nem em mil anos"
"Misoginia e masculinidade tóxica": membro do Faith No More lembra tour com Metallica e Guns
Os 3 álbuns que decepcionaram em 2025, segundo o Ibagenscast (um é do Angraverso)
O rockstar que sofreu na mão de Lemmy; "acho que ele não vai me perdoar"
As 11 melhores músicas de metal progressivo de 2025, segundo o Loudwire
A música do Motörhead que marcou a vida de Marko Hietala, ex-baixista do Nightwish
João Gordo: culpado pelo show horrível do Nirvana no Brasil
Dinho e João Gordo dizem que Lava-Jato e "Tropa de Elite" fizeram extrema direita crescer
A banda dos anos 1980 que foi "citada" em "Infinita Highway" e teria gerado rivalidade


A música do Motörhead que vocalista do Paradise Lost considera "sensual"
Motörhead foi o "primeiro amor" de Barney Greenway, vocal do Napalm Death
Lzzy Hale, do Halestorm, comenta como Lemmy Kilmister a influenciou
Motörhead "salvou" baterista do Faith No More de ter que ouvir Ted Nugent
A música do Motörhead que marcou Derrick Green, vocalista do Sepultura
A situação proporcionada por Lemmy Kilmister que Scott Ian não vai esquecer
Rob Halford acha que Lemmy Kilmister era um compositor brilhante
Coldplay: Eles já não são uma banda de rock há muito tempo



