Pennywise: pérola recheada de hits do hardcore americano
Resenha - Reason To Believe - Pennywise
Por Marcos Garcia
Postado em 25 de novembro de 2010
Falar no Hardcore norte-americano é algo trabalhoso, pois por lá, o estilo, cuja origem é um pouco incerta, já que várias bandas clamam sua paternidade, sendo quase comum acordo entre a maioria dos fãs que o pai por direito é o BLACK FLAG, em 1979, sofreu incríveis mutações, aglutinou influências e influenciou muitos outros estilos musicais, mais notadamente o Metal. Ou alguém ainda acredita que o Thrash Metal é algum tipo de dádiva divina, que o Black Metal subiu dos infernos, ou que o Death Metal foi vomitado por algum zumbi vindo dos filmes de John Carpenter?
É de lá que vem bandas clássicas, que influenciaram gerações, e que ainda influenciam em muito, como o já citado BLACK FLAG, DEAD KENNEDYS, SOCIAL DISTORTION, NOFX, BAD RELIGION, e obviamente, o já lendário PENNYWISE, bem conhecido no Brasil e que se prepara para mais uma tour por aqui.
Adeptos de um estilo mais melódico dentro do Hardcore, com várias pitadas de Metal aqui e ali, mostrando que a banda tem compromisso apenas pelo que quer fazer, numa real atitude, eles nem necessitam muito de uma apresentação. E ouvir o último deles, ‘Reason to Believe’, é um ótimo aquecimento para os shows.
Capitaneados na época pelo elétrico vocalista Jim Lindberg (que deixou a banda após o lançamento deste CD) e tendo ainda nas guitarras Fletcher Dragge tocando riffs extremamente empolgantes, solos melodiosos e agressivos na medida certa, Randy Bradburry (baixo) e Byron McMackin (bateria) na base rítmica, o quarteto aquela altura estava extremamente bem afiado e entrosado, disparando críticas sociais, embasada nas atitudes anti-comerciais deles, pois na época em que muitas bandas conterrâneas estavam assinando com gravadoras majors e, de certa forma, aceitando ordens, eles preferiram continuar sempre sendo senhores de si mesmo, tanto que este CD inteiro foi disponibilizado para download pela banda na época, em uma parceria entre a Myspace Records, a Textango (distribuidora de músicas para celular) e a banda. E foi baixado mais de 400.000 vezes!
Isso mesmo, 400.000 vezes, e talvez este seja o motivo da versão física não ter ido tão bem, o que não impediu a banda de excursionar como louca por todo mundo, pois foram de 26 de Março até 28 de Setembro de 2008.
O CD em si é uma pérola recheada de grandes hits do estilo, tendo três Singles, ‘The Western World’ (esta, uma música mais cadenciada e cheia de energia), ‘Die for You’, e ‘One Reason’, mas há bem mais nesse full lenght do que estas, como as pancadas rasga-coturnos de ‘Faith and Hope’, ‘Something to Live For’, que é de empolgar, sair pogando sozinho em casa ou na rua, se você usa fones, e cantarolar o refrão; ‘All We Need’, onde as performances de Fletcher e Jim são algo de assustar. Há também momentos mais Rock’n’Roll, como em ‘We’ll Never Know’, outra que empolga demais; outros mais cadenciados e intensos, como em ‘Confusion’, ‘Affiliction’ e Die For You’.
Um CD extremamente bem feito, honesto, e que merece rolar em qualquer aparelho de som, fora as letras da banda, sempre ácidas críticas às práticas aristocráticas das elites governamentais e empresárias que tendem a retorcer o saco escrotal dos menos abastados.
Politicamente incorreto, sonoramente empolgante, e que se danem os malditos rótulos, pois a banda é das boas!
E estarei na primeira fila em um de seus shows por aqui, com certeza!
Tracklist:
01. As Long as We Can (Intro)
02. One Reason
03. Faith and Hope
04. Something to Live For
05. All We Need
06. The Western World
07. We'll Never Know
08. Confusion
09. Nothing to Lose
10. It's Not Enough to Believe
11. You Get the Life You Choose
12. Affliction
13. Brag, Exaggerate & Lie
14. Die for You
Contatos:
http://www.myspace.com/pennywise
http://www.pennywisdom.com
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



5 rockstars dos anos 70 que nunca beberam nem usaram drogas, segundo a Loudwire
Testament, Overkill e Destruction confirmam turnê conjunta em 2026
A banda que Slash considera o auge do heavy metal; "obrigatória em qualquer coleção"
Rolling Stones cancelam planos de turnê europeia em 2026
Rafael Bittencourt explica atual relação com Edu Falaschi e possibilidade de novos shows
A resposta de Rafael Bittencourt sobre possibilidade de Bruno Valverde deixar a banda
Por que Angra escolheu Alírio Netto como vocalista, segundo Rafael Bittencourt
Steve Harris não descarta um grandioso show de despedida do Iron Maiden
Sharon explica o que a fez desistir de pacto firmado com Ozzy
Brasileira Marina La Torraca é anunciada como nova vocalista do Battle Beast
Rafael Bittencourt explica por que Fabio Lione saiu do Angra
As duas músicas do Iron Maiden que nunca foram tocadas no Brasil - e podem estrear em 2026
10 bandas que encerraram suas atividades em 2025
E se cada estado do Brasil fosse representado por uma banda de metal?



We Are One Tour 2026 ganha data extra em São Paulo
We Are One Tour 2026 anuncia data extra para São Paulo
Legião Urbana: O discurso de tristeza e morte no álbum A Tempestade
Em 1977 o Pink Floyd convenceu-se de que poderia voltar a ousar


