Devian: Legion e Emil longe da sonoridade do Marduk

Resenha - Ninewinged Serpent - Devian

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no G+

Por Ricardo Seelig
Enviar correções  |  Comentários  | 

Nota: 8

O texto representa opinião do autor, não do Whiplash.Net ou dos editores.


A banda sueca Devian já nasceu cercada de expectativas. A razão para isso é muito simples: o grupo foi formado em 2006 pelo vocalista Erik Hagstedt – conhecido mundialmente como Legion – e pelo baterista Emil Dragutinovic após ambos se desligarem do Marduk, um dos maiores ícones do black metal contemporâneo.
5000 acessosCapas de álbuns: agora com gatos em discos clássicos5000 acessosAskmen.com: site elege as dez melhores músicas do Nirvana

Legion e Emil juntaram-se aos guitarristas Jonas “Joinus” Mattson (ex-Nominon) e ao baixista Tomas Nilsson (ex-Suicidal Seduction), e rapidamente conseguiram um contrato com a Century Media. O primeiro álbum dos caras, "Ninewinged Serpent", chegou às lojas em 2007, e agora está ganhando uma versão nacional lançada pela Hellion Records.

O som do Devian é diferente daquele que Legion e Emil faziam em seus tempos de Marduk. As letras e títulos provocantes e blasfemos, uma das marcas registradas de Legion, continuam presentes, mas a música do Devian vai além do black metal, adicionando influências de thrash, death e heavy metal tradicional. Essas características fazem com que a sonoridade do Devian, mesmo sendo estupidamente brutal, seja mais acessível que a do Marduk. Estão lá o peso, a velocidade e a atmosfera maligna que se espera de um trabalho encabeçado por um cara como Legion, mas a banda vai além e mostra, além do talento conhecido dos músicos envolvidos, muita personalidade.

Um aspecto digno de elogio é o fato de a banda optar por uma produção atual e moderna, deixando de lado a sonoridade propositalmente tosca característica das bandas black do início dos anos noventa. O que se ouve em "Ninewinged Serpent" é um som pesadíssimo, repleto de agressividade e groove. Méritos do produtor Rickard Kottelin e da mixagem de Fredrik Nordström (At the Gates, Arch Enemy, Dimmu Borgir), que souberam fazer o grupo soar atual sem abrir mão de suas características.

O resultado final é um álbum bastante homogêneo, com dez faixas de grande qualidade. Uma atmosfera malévola ronda as canções, que ficam ainda mais fortes devido à ótima performance dos músicos, principalmente Legion.

Só pra constar, o Devian lançou em 2008 seu segundo disco, "God to the Illfated", que alcançou bastante repercussão devido ao clipe da faixa “Assailant”, no qual Legion é capturado e torturado por um grupo de fanáticos religiosos.

"Ninewinged Serpent" é um álbum muito bom, um início promissor para esse novo capítulo na carreira de dois dos mais importantes músicos do metal extremo. O som, uma mistura de death e black metal, irá agradar em cheio os fãs de ambos os estilos. Se você é um deles, encare sem medo!

Faixas:
1 Serenade for the Fallen 1:27
2 Dressed in Blood 5:07
3 Heresy 5:05
4 Scarred 3:50
5 Suffer the Fools 4:37
6 Fatalist 4:03
7 Gemini Is the Snake 6:35
8 Instigator 5:11
9 Remnant Song 4:13
10 Ninewinged Serpent 5:07

GosteiNão gostei

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no G+

Outras resenhas de Ninewinged Serpent - Devian

640 acessosDevian: Legion unindo forças a outro ex-Marduk

Os comentários são postados usando scripts e logins do FACEBOOK, não estão hospedados no Whiplash.Net, não refletem a opinião dos editores do site, não são previamente moderados, e são de autoria e responsabilidade dos usuários que os assinam. Caso considere justo que qualquer comentário seja apagado, entre em contato.

Respeite usuários e colaboradores, não seja chato, não seja agressivo, não provoque e não responda provocações; Prefira enviar correções pelo link de envio de correções. Trolls e chatos que quebram estas regras podem ser banidos. Denuncie e ajude a manter este espaço limpo.

0 acessosTodas as matérias da seção Resenhas de CDs e DVDs0 acessosTodas as matérias sobre "Devian"

Capas de álbunsCapas de álbuns
Agora com gatos em discos clássicos

NirvanaNirvana
Site elege as dez melhores músicas do grupo

SlayerSlayer
Quando o católico pai de Tom Araya descobriu que a banda era satanista

5000 acessosSeparados no nascimento: Sarah Jessica Parker e o mascote Eddie5000 acessosAngra: show no Rock In Rio 2011 é "Triste de lembrar"5000 acessosDeep Purple: a contestada entrevista na Globo em 20065000 acessosMega-hits Manjados: 10 clássicos que se tornaram clichês5000 acessosBlender: as letras mais repulsivas do Heavy Metal5000 acessosNew York Times: os 100 melhores covers de todos os tempos

Sobre Ricardo Seelig

Ricardo Seelig é editor da Collectors Room - www.collectorsroom.com.br - e colabora com o Whiplash.Net desde 2004.

Mais matérias de Ricardo Seelig no Whiplash.Net.

Whiplash.Net é um site colaborativo. Todo o conteúdo é de responsabilidade de colaboradores voluntários citados em cada matéria, e não representam a opinião dos editores ou responsáveis pela manutenção do site, mas apenas dos autores e colaboradores citados. Em caso de quebra de copyright ou por qualquer motivo que julgue conveniente denuncie material impróprio e este será removido. Conheça a nossa Política de Privacidade.

Em fevereiro: 1.218.643 visitantes, 2.740.135 visitas, 6.216.850 pageviews.

Usuários online