Devian: Legion e Emil longe da sonoridade do Marduk

Resenha - Ninewinged Serpent - Devian

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net

Por Ricardo Seelig
Enviar correções  |  Ver Acessos

publicidade

Nota: 8

O texto representa opinião do autor, não do Whiplash.Net ou dos editores.


A banda sueca Devian já nasceu cercada de expectativas. A razão para isso é muito simples: o grupo foi formado em 2006 pelo vocalista Erik Hagstedt - conhecido mundialmente como Legion - e pelo baterista Emil Dragutinovic após ambos se desligarem do Marduk, um dos maiores ícones do black metal contemporâneo.

Saúde: bater cabeça pode causar danos ao cérebroThrash Metal: 10 novas promessas - incluindo uma brasileira

Legion e Emil juntaram-se aos guitarristas Jonas "Joinus" Mattson (ex-Nominon) e ao baixista Tomas Nilsson (ex-Suicidal Seduction), e rapidamente conseguiram um contrato com a Century Media. O primeiro álbum dos caras, "Ninewinged Serpent", chegou às lojas em 2007, e agora está ganhando uma versão nacional lançada pela Hellion Records.

O som do Devian é diferente daquele que Legion e Emil faziam em seus tempos de Marduk. As letras e títulos provocantes e blasfemos, uma das marcas registradas de Legion, continuam presentes, mas a música do Devian vai além do black metal, adicionando influências de thrash, death e heavy metal tradicional. Essas características fazem com que a sonoridade do Devian, mesmo sendo estupidamente brutal, seja mais acessível que a do Marduk. Estão lá o peso, a velocidade e a atmosfera maligna que se espera de um trabalho encabeçado por um cara como Legion, mas a banda vai além e mostra, além do talento conhecido dos músicos envolvidos, muita personalidade.

Um aspecto digno de elogio é o fato de a banda optar por uma produção atual e moderna, deixando de lado a sonoridade propositalmente tosca característica das bandas black do início dos anos noventa. O que se ouve em "Ninewinged Serpent" é um som pesadíssimo, repleto de agressividade e groove. Méritos do produtor Rickard Kottelin e da mixagem de Fredrik Nordström (At the Gates, Arch Enemy, Dimmu Borgir), que souberam fazer o grupo soar atual sem abrir mão de suas características.

O resultado final é um álbum bastante homogêneo, com dez faixas de grande qualidade. Uma atmosfera malévola ronda as canções, que ficam ainda mais fortes devido à ótima performance dos músicos, principalmente Legion.

Só pra constar, o Devian lançou em 2008 seu segundo disco, "God to the Illfated", que alcançou bastante repercussão devido ao clipe da faixa "Assailant", no qual Legion é capturado e torturado por um grupo de fanáticos religiosos.

"Ninewinged Serpent" é um álbum muito bom, um início promissor para esse novo capítulo na carreira de dois dos mais importantes músicos do metal extremo. O som, uma mistura de death e black metal, irá agradar em cheio os fãs de ambos os estilos. Se você é um deles, encare sem medo!

Faixas:
1 Serenade for the Fallen 1:27
2 Dressed in Blood 5:07
3 Heresy 5:05
4 Scarred 3:50
5 Suffer the Fools 4:37
6 Fatalist 4:03
7 Gemini Is the Snake 6:35
8 Instigator 5:11
9 Remnant Song 4:13
10 Ninewinged Serpent 5:07


Outras resenhas de Ninewinged Serpent - Devian

Devian: Legion unindo forças a outro ex-Marduk




GosteiNão gostei

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net


Todas as matérias da seção Resenhas de CDs e DVDsTodas as matérias sobre "Devian"


Saúde: bater cabeça pode causar danos ao cérebroSaúde
Bater cabeça pode causar danos ao cérebro

Thrash Metal: 10 novas promessas - incluindo uma brasileiraThrash Metal
10 novas promessas - incluindo uma brasileira

Axl Rose: Texto analisa rivalidade com Kurt CobainAxl Rose
Texto analisa rivalidade com Kurt Cobain

Black Sabbath: "Nos separamos por causa do Live Evil"Rede Globo: em 1985, explicando o que são os metaleirosSeparadas no nascimento: Amy Lee (Evanescence) e Shione Cooper (atriz pornô)Sonho de Consumo: os 10 palcos de shows mais desejados

Sobre Ricardo Seelig

Ricardo Seelig é editor da Collectors Room - www.collectorsroom.com.br - e colabora com o Whiplash.Net desde 2004.

Mais matérias de Ricardo Seelig no Whiplash.Net.