Epica: mainstrean sem perder a essência ou abrandar o peso
Resenha - Design Your Universe - Epica
Por Ben Ami Scopinho
Postado em 13 de junho de 2010
Nota: 9
Desde sua fundação, em 2002, o Epica manteve uma sequencia de excelentes álbuns, tendo no bombástico "Divine Conspiracy" (07) o grande ponto alto de sua carreira. Pelo menos por enquanto, pois seu mais novo trabalho, "Design Your Universe", consegue ultrapassá-lo em termos de composição e sofisticação. E, se estão em vias de atingir o mainstrean, o estão fazendo sem perder sua essência ou abrandar o peso de sua música.
O conceito agora aborda algumas das novas descobertas na física quântica, que diz provar que tudo está conectado a um nível subatômico, onde podemos influenciar a matéria que está ao nosso redor apenas com a força do pensamento. Por extensão, existe um respeitoso questionamento sobre a real finalidade das religiões organizadas ou devoção às culturas antigas.
É sempre fascinante a combinação de ira, maciez e melancolia, com a paixão tão típica do Epica, com guinadas que garantem a necessária diversidade nesta viagem musical que é "Design Your Universe". A aquisição de Isaac Delahaye (God Dethroned) elevou o trabalho das guitarras a outro patamar, com riffs e solos bem sacados. Mas, em se tratando de desempenhos individuais, Simone continua com sua linda performance, brilhando com a incrível capacidade e alcance de sua voz, que se contrapõe de forma calculada com os grunhidos de Mark Jensen.
Ainda que seja ingrata a tarefa de apontar destaques por aqui, "Martyr Of The Free Word" chama a atenção pela beleza das sinfonias e cantos gregorianos, e as vozes de Simone e Mark na melhor tradição 'a Bela e a Fera'. A progressiva "Kingdom Of Heaven" mostra as manhas de montar longas composições – 13 minutos! – de forma sempre impressionante, além de "White Waters" trazer Tony Kakko (Sonata Arctica) exibindo sua bonita voz.
A forma como os fãs da banda se multiplicam a cada disco lançado comprova que o caminho é esse, o da elegante recusa em se estagnar. E, apesar de "Design Your Universe" mostrar o Epica mais épico do que nunca, sente-se claramente que há muitos novos caminhos a serem explorados no futuro. O disco está aportando no Brasil via Laser Company Records e é um item indispensável aos devotos do Symphonic Heavy Metal!
Contato:
http://www.epica.nl
http://www.myspace.com/epica
Formação:
Simone Simons - voz
Mark Jansen - guitarra e voz
Isaac Delahaye - guitarra
Coen Janssen - teclados
Yves Huts - baixo
Ariën van Weesenbeek - bateria
Epica - Design Your Universe
(2009 / Nuclear Blast Records - 2010 / Laser Company Records - nacional)
01. Samadhi - prelude
02. Resign To Surrender - A New Age Dawns - pt IV
03. Unleashed
04. Martyr Of The Free Word
05. Our Destiny
06. Kingdom Of Heaven - A New Age Dawns - pt V
07. The Price Of Freedom - interlude
08. Burn To A Cinder
09. Tides Of Time
10. Deconstruct
11. Semblance Of Liberty
12. White Waters
13. Design Your Universe - A New Age Dawns - pt VI
Outras resenhas de Design Your Universe - Epica
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps