Sounder: som que empolga qualquer coração headbanger
Resenha - Hell Hymns - Sounder
Por Ricardo Seelig
Fonte: Collector's Room
Postado em 01 de fevereiro de 2009
Nota: 8 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
Formado por Gerson Horror (vocal e guitarra), Daniel Koervo (bateria) e Erick Maddog (baixo, ex-Comando Nuclear, que recentemente se juntou ao grupo, mas não gravou o álbum), o Sounder é um grupo de thrash metal paulista formado em 2006. A banda lançou sua primeira demo, "The Thrash Metal Lives", em março daquele ano, alcançando boa repercussão junto à mídia especializada, o que os motivou a gravar seu primeiro disco, "Hell Hymns".

O álbum contém dez faixas que trazem influências, principalmente, de dois dos principais nomes da cena thrash metal oitentista: o Metallica e o Slayer. Ouvem-se nitidamente o impacto das guitarras pedaladas de James Hetfield e Kirk Hammet na época de "Kill´Em All", quando o som do Metallica ainda era mais cru. Além disso, algumas das melodias criadas por Gerson Horror bebem nessa mesma fonte.
Em relação ao Slayer, percebe-se que Horror e seus asseclas têm entre seus álbuns preferidos o clássico "Reign in Blood", do Slayer. Além da óbvia referência a Kerry King e Jeff Hanneman na hora de compor, outro fator que leva a essa associação é a alternância de andamentos da bateria de Daniel Koervo, às vezes rapidíssima e em outros momentos mais cadenciada, conduzindo a música nos pratos e não no chimbal, exatamente uma das características mais marcantes de Dave Lombardo.
O Sounder mostra talento de sobra, demonstrando capacidade criativa suficiente para saber usar as influências citadas, onipresentes no thrash metal, para criar um som cativante e que empolga qualquer coração headbanger. "We Are the Killers" abre o trabalho com aquele timbre de guitarra áspero da década de oitenta, e é uma das melhores do disco. "The Hell is Here" é Slayer em estado bruto. "Kill the Raper" tem um bom riff, amparado por bases mais cadenciadas que levam qualquer um a bater cabeça. A abertura apoteótica de "Soldiers from Hell" está no DNA de qualquer metalhead das antigas. E "The Thrash Metal Lives", que fecha o CD, é um manifesto sonoro daquilo que a banda se propõe a fazer.
Gerson Horror compôs praticamente sozinho todas as faixas, e, além dos vocais e guitarra, se encarregou do baixo no play. Ele é a alma do Sounder, devidamente amparado pelo fiel escudeiro Daniel Koervo.
Gostei muito de "Hell Hymns". O álbum agradará em cheio a galera que curtiu, como eu, os anos dourados do thrash metal na década de oitenta. Ótima estreia!
Faixas:
1. We Are the Killers - 4:34
2. The Hell is Here - 3:02
3. Homicide - 2:30
4. Tormentor - 1:45
5. Sounder (Crucial Battle) - 3:46
6. Kill the Raper - 4:11
7. I Play with Hate - 2:20
8. Death Messengers - 4:41
9. Soldiers from Hell - 4:11
10. The Thrash Metal Lives - 3:51
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Rhapsody se despedirá com formação clássica ao lado do Epica na América do Sul
20 bandas que nunca lançaram um disco ruim, de acordo com a Metal Hammer
Live anuncia cancelamento de shows no Brasil
Queen + Adam Lambert acabou? O próprio vocalista responde
A música em que Dio disse ter cantado "como uma garota"
Iron Maiden se manifesta sobre apagão em show de Paris
Em clima de Copa do Mundo, Angra lança videoclipe da releitura de "Pra Frente Brasil"
A cantora que conquistou James Hetfield com sua voz "de cheiro de cigarro"
O clássico que quase foi para o lixo por ser "pop" e parecer música de parque de diversões
Aerosmith presta tributo a seu descobridor, Clive Davis, falecido aos 94 anos
A música de Dio que ele achava que Ozzy Osbourne não conseguiria cantar
As músicas mais longas de 10 grandes bandas de heavy metal
O músico que The Edge, do U2, gostaria de encontrar no céu
A banda que Brian May achava que deveria ter sido gigantesca; "Eles foram nossos mentores"
A melhor música de rock progressivo de todos os tempos, segundo os leitores da Prog
James Hetfield e o fantástico álbum dos anos setenta "para o qual ele sempre retorna"
A épica música de Ozzy Osbourne que fala sobre a destruição do Planeta Terra
A resposta de Fernando Deluqui sobre chance de Paulo Ricardo participar do atual RPM


Hellacopters acerta (de novo) com seu rock n' roll visceral em "Cream Of The Crap! - Volume 3"
Yes - Seguindo firme e forte em "Aurora"
"Break The Silence" prova que o mainstream precisa do Beyond The Black
"MI'RAJ" - quando Edu Falaschi troca a velocidade pela emoção e encerra trilogia com maturidade
A Lapidação da alma: O triunfo conceitual do Big Big Train em "Woodcut"
HellLight - Reafirmando seu espaço entre os melhores da safra do gênero.
"Betrayed By Obedience", do Infected Cells, é death metal bruto, técnico e direto
Há 40 anos o Queen lançava "A Kind of Magic", álbum que marcou a despedida de Freddie dos palcos
RHCP: O monstro saiu da jaula com um de seus melhores trabalhos



