Sounder: som que empolga qualquer coração headbanger
Resenha - Hell Hymns - Sounder
Por Ricardo Seelig
Fonte: Collector's Room
Postado em 01 de fevereiro de 2009
Nota: 8
Formado por Gerson Horror (vocal e guitarra), Daniel Koervo (bateria) e Erick Maddog (baixo, ex-Comando Nuclear, que recentemente se juntou ao grupo, mas não gravou o álbum), o Sounder é um grupo de thrash metal paulista formado em 2006. A banda lançou sua primeira demo, "The Thrash Metal Lives", em março daquele ano, alcançando boa repercussão junto à mídia especializada, o que os motivou a gravar seu primeiro disco, "Hell Hymns".
O álbum contém dez faixas que trazem influências, principalmente, de dois dos principais nomes da cena thrash metal oitentista: o Metallica e o Slayer. Ouvem-se nitidamente o impacto das guitarras pedaladas de James Hetfield e Kirk Hammet na época de "Kill´Em All", quando o som do Metallica ainda era mais cru. Além disso, algumas das melodias criadas por Gerson Horror bebem nessa mesma fonte.
Em relação ao Slayer, percebe-se que Horror e seus asseclas têm entre seus álbuns preferidos o clássico "Reign in Blood", do Slayer. Além da óbvia referência a Kerry King e Jeff Hanneman na hora de compor, outro fator que leva a essa associação é a alternância de andamentos da bateria de Daniel Koervo, às vezes rapidíssima e em outros momentos mais cadenciada, conduzindo a música nos pratos e não no chimbal, exatamente uma das características mais marcantes de Dave Lombardo.
O Sounder mostra talento de sobra, demonstrando capacidade criativa suficiente para saber usar as influências citadas, onipresentes no thrash metal, para criar um som cativante e que empolga qualquer coração headbanger. "We Are the Killers" abre o trabalho com aquele timbre de guitarra áspero da década de oitenta, e é uma das melhores do disco. "The Hell is Here" é Slayer em estado bruto. "Kill the Raper" tem um bom riff, amparado por bases mais cadenciadas que levam qualquer um a bater cabeça. A abertura apoteótica de "Soldiers from Hell" está no DNA de qualquer metalhead das antigas. E "The Thrash Metal Lives", que fecha o CD, é um manifesto sonoro daquilo que a banda se propõe a fazer.
Gerson Horror compôs praticamente sozinho todas as faixas, e, além dos vocais e guitarra, se encarregou do baixo no play. Ele é a alma do Sounder, devidamente amparado pelo fiel escudeiro Daniel Koervo.
Gostei muito de "Hell Hymns". O álbum agradará em cheio a galera que curtiu, como eu, os anos dourados do thrash metal na década de oitenta. Ótima estreia!
Faixas:
1. We Are the Killers - 4:34
2. The Hell is Here - 3:02
3. Homicide - 2:30
4. Tormentor - 1:45
5. Sounder (Crucial Battle) - 3:46
6. Kill the Raper - 4:11
7. I Play with Hate - 2:20
8. Death Messengers - 4:41
9. Soldiers from Hell - 4:11
10. The Thrash Metal Lives - 3:51
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps