R.E.M.: acertado retorno ao chamado rock sem fírulas

Resenha - Accelerate - R.E.M.

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net

Por Fábio Cavalcanti
Enviar correções  |  Ver Acessos

Nota: 9


Em tão pouco tempo de duração, "Accelerate", novo álbum da consagrada banda de rock alternativo R.E.M., traz um formato ideal para levar o ouvinte a uma rápida viagem musical, ou mesmo uma rápida análise de suas músicas. Após muitos anos explorando uma sonoridade mais "madura e rebuscada", Peter Buck, Mike Mills, e o inconfundível vocalista Michael Stipe, acertam a mão em um retorno ao chamado "rock sem fírulas".

REM: Unboxing da edição especial de MonsterSatanismo: O que pensam os que acreditam que rock é coisa do demo?

São quase 35 minutos de duração neste novo álbum que, a depender das escolhas futuras dos integrantes do R.E.M., pode marcar o início de uma ótima fase para a banda. Mas, por que "ótima fase"? O ouvinte pode chegar a essa conclusão ao ouvir os competentes rocks do álbum, como a faixa de abertura "Living Well Is the Best Revenge", com sua temática deliciosamente ácida, e que não soa nem um pouco forçada, mesmo vindo de uma banda que esteve tão "baladeira" nos seus últimos álbuns.

A divertida "Man-Sized Wreath" é impactante e consideravelmente pesada para os padrões da banda, podendo ser eleita por muitos fãs como a melhor faixa do álbum. O single principal, "Supernatural Superserious", traz um certo ar indie rock, mas com uma qualidade musical claramente superior à de boa parte das novas bandas do gênero.

E dá-lhe mais rocks: "Accelerate", "Horse To Water" e "I'm Gonna DJ" levarão o ouvinte a uma quase incontrolável vontade de levantar da cadeira para dançar. Até mesmo as faixas "Hollow Man" e "Mr. Richards", de sonoridade e arranjos mais "light" e puxados para o pop/rock, conseguem ser bem fiéis à proposta mais elétrica do álbum.

Mas, "Accelerate" também mostra que as baladas semi-acústicas continuarão fazendo parte da essência da banda. "Until the Day Is Done" é inspirada, e definitivamente uma das melhores músicas do álbum. "Sing for the Submarine" é boa e prende o ouvinte com seu clima mais "sombrio". Já "Houston", em seu curtíssimo tempo de duração, não possui atrativos e acaba passando meio despercebida.

O fato é que "Accelerate" consegue ser, no mínimo, um álbum extremamente simpático, e que dificilmente causará qualquer desconforto no ouvinte, mesmo aquele mais casual. E qualquer apreciador daquela sonoridade descompromissada presente nos primeiros álbuns do R.E.M., certamente colocará este novo trabalho entre os melhores da banda.

Músicas:
1. Living Well Is the Best Revenge
2. Man-Sized Wreath
3. Supernatural Superserious
4. Hollow Man
5. Houston
6. Accelerate
7. Until the Day Is Done
8. Mr. Richards
9. Sing for the Submarine
10. Horse to Water
11. I'm Gonna DJ




GosteiNão gostei

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net

Os comentários são postados usando scripts e logins do FACEBOOK, não estão hospedados no Whiplash.Net, não refletem a opinião dos editores do site, não são previamente moderados, e são de autoria e responsabilidade dos usuários que os assinam. Caso considere justo que qualquer comentário seja apagado, entre em contato. Respeite usuários e colaboradores, não seja chato, não seja agressivo, não provoque e não responda provocações; Prefira enviar correções pelo link de envio de correções. Denuncie os que quebram estas regras e ajude a manter este espaço limpo.


Todas as matérias da seção Resenhas de CDs e DVDsTodas as matérias sobre "REM"


REM: Unboxing da edição especial de MonsterGrandes covers: cinco versões para "Losing My Religion", do R.E.M.R.E.M.: música rara é lançada em prol das vítimas do furacão Dorian

R.E.M: Eddie Vedder conta como uma loja de discos ajudou a formar a bandaR.E.M
Eddie Vedder conta como uma loja de discos ajudou a formar a banda

Nirvana: Próximo álbum seria etéreo e acústico, tipo os discos do R.E.M.Nirvana
"Próximo álbum seria etéreo e acústico, tipo os discos do R.E.M."

Pra ouvir e discutir: os melhores discos lançados em 1996Pra ouvir e discutir
Os melhores discos lançados em 1996


Satanismo: O que pensam os que acreditam que rock é coisa do demo?Satanismo
O que pensam os que acreditam que rock é coisa do demo?

Slipknot: Joey Jordison revela o verdadeiro motivo de sua saídaSlipknot
Joey Jordison revela o verdadeiro motivo de sua saída

Slipknot: Joey Jordison diz que foi demitido por telegrama cantadoSlipknot
Joey Jordison diz que foi demitido por telegrama cantado

Kiss: Rock and roll é um trabalho para otários!Kiss
"Rock and roll é um trabalho para otários!"

Musculação: os músicos mais bombados do heavy metalMusculação
Os músicos mais bombados do heavy metal

WatchMojo: As melhores bandas de Rock em espanholWatchMojo
As melhores bandas de Rock em espanhol

Dio: paz com Sabbath o fez concluir círculo antes de morrer, diz WendyDio
Paz com Sabbath o fez "concluir círculo" antes de morrer, diz Wendy


Sobre Fábio Cavalcanti

Baiano, sempre morou em Salvador. Trabalha na área de Informática e ¨brinca¨ na bateria em momentos vagos, sem maiores pretensões. Além disso, procura conhecer novas - e antigas - bandas dos mais variados subgêneros do rock. Por fim, luta para divulgar, sempre que possível, o pouco conhecido cenário rocker da tão sofrida ¨Terra do Axé¨.

Mais matérias de Fábio Cavalcanti no Whiplash.Net.

adClio336|adClio336