Oasis: mais psicodélico e menos acessível em novo álbum
Resenha - Dig Out Your Soul - Oasis
Por Fábio Cavalcanti
Postado em 05 de dezembro de 2008
Nota: 9 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
Oasis é o tipo de banda que sempre sofreu nas mãos da mídia, e das pessoas desprovidas de opinião própria (que, no caso, apenas repetem por aí que o "Oasis é cópia dos Beatles"). Mas, os irmãos Liam e Noel Gallagher, juntamente com a sua trupe, não dão a mínima para tudo isso, e continuam explorando a fundo suas influências do passado. Após uma mudança mais significativa no seu estilo, ocorrida no último álbum ("Don't Believe The Truth", de 2005), o Oasis manteve o pé na sonoridade mais voltada ao "classic rock" em geral, e apostou em algo mais psicodélico e menos acessível em seu novo álbum, "Dig Out Your Soul" (2008).

Sim, as influências de Beatles continuam bem claras. Mas, temos também ecos de The Who, Rolling Stones (do final dos anos 60), Kinks, entre outras bandas dessa turma que você queira adicionar à lista.
A primeira faixa, "Bag It Up", com suas rufadas constantes de bateria e melodias pouco convencionais (para o padrão do Oasis) dão o tom de um álbum que não traz muito do "roll", mas não deixa de ser "rock". Quem curte essa vertente mais "paradona" do Oasis, vai se impressionar com as faixas "Waiting For The Rapture" e "(Get Off Your) High Horse Lady", ambas cantadas pelo guitarrista Noel e bastante influenciadas pelo blues rock. Ainda falando em músicas cantadas por Noel, temos o excelente rock acústico "Falling Down", sua melhor contribuição ao álbum.
Mas, é claro que o Oasis não deixaria seus fãs mais roqueiros na mão, por isso trazem quatro novos "arrasa quarteirões": "The Turning" (com pianos no verso e bastante peso no refrão), "The Shock of the Lightning" (primeiro single, e melhor faixa do álbum), "Ain't Got Nothin'" (2 minutos de puro rock 'n' roll) e "The Nature of Reality" (mais uma pérola de blues rock, composta pelo baixista Andy Bell).
Outra característica interessante é o fato de que, neste terceiro álbum com músicas compostas por todos os integrantes da banda, o Oasis finalmente atingiu um nível de homogeneidade em termos de qualidade musical. Pela primeira vez temos músicas dos outros integrantes que "batem de frente" com as composições de Noel, em todos os aspectos. O vocalista Liam Gallager se sobressai com suas excelentes baladas "I'm Outta Time" (que pode vir a se tornar uma das baladas mais clássicas da banda no futuro) e "Soldier On" (que fecha o álbum com um clima "estranho", mas totalmente de acordo com a proposta dele).
Porém, como nem tudo são flores, o destaque negativo se encontra na produção da faixa "To Be Where There's Life" (composta pelo guitarrista Gem Archer), em que a banda exagerou no experimentalismo ao ignorar totalmente as guitarras. O que poderia ser um excelente "rockão" elétrico, acabou virando um rock meio sem sal, que será esquecido após a boa impressão inicial gerada pela "criatividade" dos arranjos da música. Mas, isso não muda o fato desta ser uma ótima música em essência, o que também não prejudica tanto o álbum.
Quem esperava por um novo "Definitely Maybe" (1994), vai se decepcionar mais uma vez, porém ficará satisfeito por encontrar em "Dig Out Your Soul" uma concentração maior de "atitude rocker" nas músicas, algo que ficou meio perdido desde o "Morning Glory" (1995). Então, de qualquer forma, o álbum irá agradar à maioria dos fãs. E como Noel insiste em dar pistas de que sua banda não terá uma vida tão longa, pode-se dizer que, se acertarem a mão mais uma vez no próximo álbum, e este for o último da sua discografia, o Oasis terá cumprido sua missão no mundo do bom rock.
Músicas:
1. Bag It Up
2. The Turning
3. Waiting for the Rapture
4. The Shock of the Lightning
5. I'm Outta Time
6. (Get Off Your) High Horse Lady
7. Falling Down
8. To Be Where There's Life
9. Ain't Got Nothin'
10. The Nature of Reality
11. Soldier On
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Internautas protestam contra preços de ingressos para show do AC/DC no Brasil
A única música do "Somewhere in Time" do Iron Maiden que não usa sintetizadores
Os três melhores guitarristas base de todos os tempos, segundo Dave Mustaine
Como James Hetfield, do Metallica, ajudou a mudar a história do Faith No More
A banda que não ficou gigante porque era "inglesa demais", segundo Regis Tadeu
West Ham une forças ao Iron Maiden e lança camiseta comemorativa
A melhor banda de metal de todos os tempos, segundo Scott Ian do Anthrax
Os dois solos que, para Ritchie Blackmore, inauguraram a "guitarra elétrica inglesa"
A banda que mais pode repetir sucesso do Iron Maiden, segundo Steve Harris
Slash dá a sua versão para o que causou o "racha" entre ele e Axl Rose nos anos noventa
O "detalhe" da COP30 que fez Paul McCartney escrever carta criticando o evento no Brasil
Guitarrista do Blind Guardian comemora ao receber seu "CPF"
AC/DC anuncia terceiro show em São Paulo; ingressos estão à venda
A melhor música de cada disco do Metallica, segundo o Heavy Consequence
Ozzy Osbourne sugeriu gravar último álbum com Zakk Wylde, revela o guitarrista


O álbum dos anos 1970 que Oasis é tão importante quanto, segundo Noel Gallagher
As duas bandas que se reuniram após ex-esposas quebrarem membros no divórcio
Oasis: o grande sucesso da banda em "Wonderwall"
Oasis: o impacto da banda em seu álbum de estreia
Por que fenômeno das "boy bands" piorou com o tempo, segundo Noel Gallagher


