Sabbat: um marco muito à frente do seu tempo
Resenha - History Of A Time To Come - Sabbat
Por Rodrigo Simas
Postado em 11 de maio de 2008
A nova edição de "History Of A Time To Come" tenta trazer um pouco de justiça a um dos clássicos absolutos do Thrash Metal europeu. O Sabbat, banda que mostrou ao mundo talentos como Martin Walkyier (mais tarde integrante do seminal Skyclad) e Andy Sneap (produtor renomado e extremamente requisitado dentro do estilo), dava os primeiros passos rumo a uma posição consolidada dentro do cenário da época. Pioneiros em muitos sentidos, o impacto causado por seu lançamento em 1987 pode ser sentido até hoje em várias bandas, até nas mais extremas.

Composto por nove faixas (entre elas uma introdução e uma instrumental, "A Dead Man’s Robe"), "History Of A Time To Come" foi gravado em um mês na Alemanha, com o produtor Roy Rowland, que já havia trabalhado com outras bandas como o Kreator (no disco "Terribly Certainty"). Além dessas, a nova edição traz cinco músicas bônus, gravadas ao vivo em Berlim, na turnê do subseqüente lançamento, "Dreamweaver", já em 1990.
O encarte é bastante informativo, traz uma biografia cobrindo todo o período até o lançamento do – em 1987 – vinil, com fotos ilustrativas, todas as letras e até mesmo fotos atuais, da turnê de reunião da banda. A qualidade sonora foi melhorada, mas ainda peca, ajudando "History Of A Time To Come" a soar estranhamente datado, mesmo sem perder sua importância histórica.
As letras do jovem Martin Walkyier já mostravam uma complexidade nunca antes vista no estilo. Longas e inteligentes, suas visões pagãs eram esmiuçadas pela primeira vez ao mundo. De críticas à igreja ("The Church Bizarre") a protestos anti-racistas ("I For Na Eye"), Martin caminhava a passos largos para se tornar o melhor letrista da sua geração. Sua voz ainda era bastante esganiçada, sem a potência que mais tarde iria se tornar sua marca registrada como nos primeiros anos com o Skyclad.
Instrumentalmente, a banda não seguia uma fórmula pré-definida, nem os padrões formais do Thrash Metal impostos naquela década. A guitarra de Andy Sneap, o baixo de Frazer Craske e a bateria de Simon Negus trabalhavam muito bem em conjunto, com difíceis - e na época originais e inovadoras – estruturas, quebras de ritmo e passagens, que mais tarde seriam "copiadas" por uma infinidade de outras bandas, como o próprio Cradle Of Filth.
"History Of A Time To Come" é um marco, talvez não tão conhecido como outros clássicos lançados no final dos anos 80, mas com certeza a frente de seu tempo. Talvez não compreendido ou mal interpretado, mas nem por isso menos reconhecido.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A maior banda do Brasil de todos os tempos, segundo Andreas Kisser do Sepultura
Guns N' Roses anuncia valores e início da venda de ingressos para turnê brasileira 2026
As 3 bandas de rock que deveriam ter feito mais sucesso, segundo Sérgio Martins
As cinco melhores bandas brasileiras da história, segundo Regis Tadeu
Hall da Fama do Metal anuncia homenageados de 2026
James Hetfield deu o "sinal verde" para vocalista do Paradise Lost cortar o cabelo nos anos 90
Os melhores covers gravados por bandas de thrash metal, segundo a Loudwire
O fã que conheceu Ozzy Osbourne no Rock in Rio e iniciou uma amizade de 40 anos
Por que Eddie Vedder ainda evita ouvir Nirvana; "Eu detesto até falar sobre isso"
Queen considera retornar aos palcos com show de hologramas no estilo "ABBA Voyage"
Dream Theater lança "Quarantième: Live à Paris", mais um registro ao vivo
Liam Gallagher elogia fãs brasileiros após shows do Oasis no Brasil
Machine Head fará shows na Austália como um trio
Os cinco maiores guitarristas de todos os tempos para Neil Young
Bangers Open Air acerta a mão mais uma vez e apresenta line-up repleto de opções

"Ascension" mantém Paradise Lost como a maior e mais relevante banda de gothic/doom metal
Trio punk feminino Agravo estreia muito bem em seu EP "Persona Non Grata"
Svnth - Uma viagem diametral por extremos musicais e seus intermédios
Scorpions - A humanidade em contagem regressiva


