Sabbat: um marco muito à frente do seu tempo
Resenha - History Of A Time To Come - Sabbat
Por Rodrigo Simas
Postado em 11 de maio de 2008
A nova edição de "History Of A Time To Come" tenta trazer um pouco de justiça a um dos clássicos absolutos do Thrash Metal europeu. O Sabbat, banda que mostrou ao mundo talentos como Martin Walkyier (mais tarde integrante do seminal Skyclad) e Andy Sneap (produtor renomado e extremamente requisitado dentro do estilo), dava os primeiros passos rumo a uma posição consolidada dentro do cenário da época. Pioneiros em muitos sentidos, o impacto causado por seu lançamento em 1987 pode ser sentido até hoje em várias bandas, até nas mais extremas.

Composto por nove faixas (entre elas uma introdução e uma instrumental, "A Dead Man’s Robe"), "History Of A Time To Come" foi gravado em um mês na Alemanha, com o produtor Roy Rowland, que já havia trabalhado com outras bandas como o Kreator (no disco "Terribly Certainty"). Além dessas, a nova edição traz cinco músicas bônus, gravadas ao vivo em Berlim, na turnê do subseqüente lançamento, "Dreamweaver", já em 1990.
O encarte é bastante informativo, traz uma biografia cobrindo todo o período até o lançamento do – em 1987 – vinil, com fotos ilustrativas, todas as letras e até mesmo fotos atuais, da turnê de reunião da banda. A qualidade sonora foi melhorada, mas ainda peca, ajudando "History Of A Time To Come" a soar estranhamente datado, mesmo sem perder sua importância histórica.
As letras do jovem Martin Walkyier já mostravam uma complexidade nunca antes vista no estilo. Longas e inteligentes, suas visões pagãs eram esmiuçadas pela primeira vez ao mundo. De críticas à igreja ("The Church Bizarre") a protestos anti-racistas ("I For Na Eye"), Martin caminhava a passos largos para se tornar o melhor letrista da sua geração. Sua voz ainda era bastante esganiçada, sem a potência que mais tarde iria se tornar sua marca registrada como nos primeiros anos com o Skyclad.
Instrumentalmente, a banda não seguia uma fórmula pré-definida, nem os padrões formais do Thrash Metal impostos naquela década. A guitarra de Andy Sneap, o baixo de Frazer Craske e a bateria de Simon Negus trabalhavam muito bem em conjunto, com difíceis - e na época originais e inovadoras – estruturas, quebras de ritmo e passagens, que mais tarde seriam "copiadas" por uma infinidade de outras bandas, como o próprio Cradle Of Filth.
"History Of A Time To Come" é um marco, talvez não tão conhecido como outros clássicos lançados no final dos anos 80, mas com certeza a frente de seu tempo. Talvez não compreendido ou mal interpretado, mas nem por isso menos reconhecido.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Tony Iommi posta foto que inspirou capa de "Heaven and Hell", clássico do Black Sabbath
O membro dos Titãs que foi convidado para entrar no Angra três vezes e recusou todas
O álbum do Iron Maiden que Bruce Dickinson adora e Steve Harris odeia
A música que nasceu clássica e Ronnie James Dio teve que engolir, embora a odiasse
A atitude que Max Cavalera acha que deveria ter tomado ao invés de deixar o Sepultura
Edu Falaschi anuncia Roy Khan e Veronica Bordacchini como cantores convidados de "MI'RAJ"
A música do Led com instrumental tão forte que Robert Plant acha que nem deveria ter cantado
Torture Squad substituirá Fear Factory no Bangers Open Air
O disco mais agressivo de todos os tempos, segundo o vocalista do Death Angel
Fear Factory cancela apresentação no Bangers Open Air por motivos de saúde
As duas músicas do Iron Maiden na fase Bruce que ganharam versões oficiais com Blaze
Max Cavalera passou a se interessar mais ainda por metal depois que ficou sóbrio
Os vários motivos que levaram Eric Clapton a não gostar das músicas do Led Zeppelin
Cachorro Grande retorna e anuncia novo álbum após hiato
As duas músicas do Black Sabbath que quase foram arruinadas por títulos ruins

"Eagles Over Hellfest" é um bom esquenta para o vindouro novo disco do colosso britânico Saxon
Ju Kosso renasce em "Sofisalma" e transforma crise em manifesto rock sobre identidade
Moonspell atinge o ápice no maravilhoso "Opus Diabolicum - The Orchestral Live Show"
Carach Angren - Sangue, mar e condenação no Holandês Voador
Testament - A maestria bélica em "Para Bellum"
Pink Floyd: The Wall, análise e curiosidades sobre o filme


