Helloween: depois do frenesi dos "Keepers"
Resenha - Pink Bubbles Go Ape - Helloween
Por Rafael Carnovale
Postado em 19 de março de 2008
Nota: 8
O ano era 1991. O Helloween já havia passado todo o "frenesi" dos sensacionais "Keepers", e Kai Hansen já não integrava mais a banda, tendo sido substituído pelo igualmente talentoso Roland Grapow. O lançamento de CDs ao vivo ("Live In UK") e coletâneas ("The Best, The Rest, The Rare") deram um bom tempo para que a banda pudesse respirar fundo e retornar ao estúdio naquela que seria sua maior e mais arrojada tarefa: mostrar que os "Keeper Of The Seven Keys" não foram simples lampejos ocasionais, e que a saída de Hansen poderia ser contornada. Vale citar que a banda partiu com tudo, mudando inclusive a arte gráfica do encarte do CD, que trazia as abóboras com desenhos mais elegantes, mas menos divertidos.
Com o famoso Chris Tsangarides na produção, o Helloween lançou este bom CD, diferente de seus trabalhos anteriores, mas igualmente interessante. "Kids Of The Century" seguia o padrão Helloween de qualidade (notem que o baixo de Markus Grosskopf aparece bem mais do que o usual), seguida pela boa "Back On The Streets", ambas composições assinadas por Michael Kiske, que, se não monopolizou o processo criativo, esteve bem a frente do mesmo, assinando 7 das 11 faixas que integram o CD.
Este CD foi muito criticado por estar distanciando o Helloween de suas origens (leia-se o famoso "speed metal"), mas números como a hard "Number One" (assinada por Michael Weikath"), a cômica "Heavy Metal Hamsters" e a alegre "Goin´Home" não comprometem o trabalho. Há muito tempo Michael Weikath disse em entrevistas que Kiske queria ser o novo Elvis, e de fato esta faixa mostra um pouco de sua inclinação para tal.
Outros destaques ficam para a pesada "Mankind", o flerte "country" com "I´m Doin Fine, Crazy Man" e a excepcional "The Chance" (a que mais se aproxima do som anos 80 da banda, que ainda é tocada em algumas ocasiões). Esta versão se não vem em dois CD´s, traz lados-b interessantes, como uma versão para "Blue Suede Shoes" (Elvis, é claro!), a quase pop "Shit And Lobster" (escrita por Markus) e a obscura "You Run With The Pack".
Vejo este CD como uma transição para o que a banda viria a fazer em "Chameleon", e de fato aqui o Helloween ampliava seu espectro musical, distanciando-se do som que o consagrou nos anos 80, mas ainda assim mantendo um padrão muito legal, com um trabalho bem acima da média.
Helloween – Pink Bubbles Go Ape – Expanded Editon
Dynamo Records (NACIONAL – 2007)
Formação:
Michael Kiske – Vocais
Michael Weikath – Guitarras
Markus Grosskopf – Baixo
Roland Grapow – Guitarras
Ingo Schwichtenberg – Bateria
Faixas:
Pink Bubbles Go Ape (Intro)
Kids Of The Century
Back On The Streets
Number One
Heavy Metal Hammsters
Goin´Home
Someone´s Crying
Mankind
I´m Doin Fine, Crazy Man
The Chance
Your Turn
Blue Suede Shoes
Shit And Lobster
Les Hambourgeois Walkways
You Run With The Pack
Site Oficial: http://www.helloween.org
Outras resenhas de Pink Bubbles Go Ape - Helloween
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps