Type O Negative: honrando com sobras a tradição
Resenha - Dead Again - Type O Negative
Por Maurício Gomes Angelo
Postado em 14 de dezembro de 2007
Nota: 8
Os nova-iorquinos do Type O Negative sempre foram uma das bandas, para ficar num termo adequado, mais "idiossincráticas" do metal. Longe de praticar uma melancolia modorrenta e insuportável (um mal de alguns nomes do "goth" e "doom") o Type descende da melhor fonte possível: Christian Death, Celtic Frost, Candlemass e Trouble, dentre outros.
Type O Negative - Mais Novidades
Peter Steele e seus asseclas sempre se caracterizaram pelo humor peculiar (a exemplo do título da coletânea "The Least Worst Of"), a profunda influência de Black Sabbath, o reconhecido toque punk de sua sonoridade, o vocal inconfundível de Peter e a atmosfera tensa e soturna, no sentido de rir-se, até, da própria agonia.
"Dead Again", portanto, honra com sobras a tradição do grupo, que, se nos últimos tempos tem mantido um intervalo de 3 a 4 anos entre um álbum e outro, acaba compensando em sua duração - uma hora e dezessete minutos - algo constante desde a estréia. Este aqui acaba funcionando como um compêndio do melhor já visto em obras como "Slow, Deep And Hard", "Bloody Kisses" e "October Rust".
A morte, tema corriqueiro para eles, aparece junto às reflexões angustiadas (e agora mezzo "religiosas") de Peter, sempre capaz de gerar polêmicas. O longo processo de composição e feitura do álbum, se reflete, naturalmente, em faixas como "Tripping A Blind Man", "The Profits Of Doom" e "September Sun", uma trinca de respeito que traz a banda em ótima forma, explorando com notável competência a força criativa de seus integrantes. As estruturas estão bem orgânicas, numa relação envolvente entre o instrumental e as linhas vocais, ainda que por vezes pequem pelo exagero e prolixidade.
O épico "These Three Things", de 14 minutos, no entanto, não se torna pesaroso de escutar, resumindo o clima pesado e nebuloso de sua discografia, reforçado pela produção propositadamente suja que o álbum teve. Destaque também para "Halloween In Heaven", excelente balada que traz o interessantíssimo contraponto da voz de Steele com a vocalista Tara Vanflower.
Desde a arte gráfica, seja com a lendária figura russa de Rasputin estampada, seja no encarte – que, aberto, forma uma cruz – além das letras invertidas e todo o tratamento que teve, até a contracapa, "Dead Again" é um exemplar puro – e inspirado – do Type O Negative. O verso, aliás, contém uma citação do imperdível comediante estadunidense Groucho Marx, que sintetiza perfeitamente o espírito do grupo: "o que quer que seja, nós somos contra". Nada mais Type O do que isto.
Formação:
Peter Steele (Baixo/Vocal)
Kenny Hickey (Guitarra/Vocal)
Johnny Kelly (Bateria)
Josh Silver (Teclados)
Site Oficial: www.typeonegative.net
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps