Metal Church: ode à pureza e identidade do estilo
Resenha - Light In The Dark - Metal Church
Por Maurício Gomes Angelo
Postado em 01 de julho de 2007
Nota: 8 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
Poderia uma banda de nome "Metal Church" ser ruim? Naturalmente que não. Trazendo o epíteto de uma alusão ao aspecto sacro-santo que o metal muitas vezes tem para seus fãs, temos aqui também, por extensão, uma espécie de ode à pureza e identidade do estilo.
Lançado ano passado lá fora, e chegando este ano no Brasil via Hellion Records, "A Light In The Dark" dá uma seqüência sólida à retomada definitiva da carreira da banda após a morte do vocalista David Wayne. E Ronny Munroe, como já demonstrando em "The Weight Of The World", faz um belo trabalho, equilibrando bem tons mais rasgados e agressivos com a placidez melódica de outras partes, deixando entrever em alguns momentos uma possível influência de Biff Byford, do Saxon.
Está tudo aqui: as cavalgadas e dobradinhas tão caras a Kurdt Vanderhoof, único remanescente da formação original, e um dos principais responsáveis por moldar o som do grupo, agora tem a companhia de Jay Reynolds na segunda guitarra, sendo muito satisfatório os riffs criados, além de solos sempre "ganchudos", começando e terminando no momento certo. Para quem gosta de guitarras como linha de frente da sonoridade, o Metal Church é nome obrigatório.
A faixa título já começa demonstrando com maestria tudo o que foi citado no parágrafo anterior. "Mirror Of Lies" é monstruosa (solos e uma potência soberba!), uma das melhores composições de heavy metal lançadas em 2006. "The Believer" vai na mesma toada e é outra inquestionável.
Mas os estadunidenses sempre gostaram de partes mais cadenciadas, com fade-outs engenhosos e retomadas impactantes. Geralmente acertadas, contribuem, às vezes, para uma queda de ritmo levemente mais acentuada que o ideal, como em "Temples Of The Sea" – embora abra mais espaço para a participação do baixo, o que é sempre saudável. A cozinha de Steve Unger e Jeff Plate, aliás, vai além do convencional, não raro conseguindo se destacar, a exemplo de "Blinded By Life".
A velocidade e o peso retornam numa seqüência impressionante com "Pill For The Kill", "Son Of The Son" e "More Than You Master", mostrando um Metal Church azeitado e sempre flertando com o thrash metal, outra característica clássica.
Para encerrar a celebração, "Watch The Children Pray" regravada em homenagem a David Wayne, assim como a capa e parte da arte interna, referências diretas ao primeiro LP. É respeitando o seu passado e sem perder o mesmo brilho que a banda impõe respeito no cenário atualmente. São mais do que bem vindos.
Site Oficial: www.metalchurch.com
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Ex-Arch Enemy, Alissa White-Gluz anuncia sua nova banda, Blue Medusa
O melhor guitarrista de todos os tempos, segundo o lendário Bob Dylan
A melhor banda de rock progressivo para cada letra do alfabeto, segundo a Loudwire
A cantiga infantil sombria dos anos 1990 que o Metallica tocou ao vivo uma única vez
Baterista do Matanza Ritual e Torture Squad é dopado e roubado após show do AC/DC
A atração do Rock in Rio que "as pessoas já viram 500 vezes"
10 álbuns essenciais do metal dos anos 70 que valem ter em vinil
Mamonas Assassinas: a história das fotos dos músicos mortos, feitas para tabloide
A joia cearense que gravou um clássico do rock nos anos 1970, segundo Regis Tadeu
Terra do Black Sabbath, Birmingham quer ser reconhecida como "Cidade da Música"
Lars Ulrich, do Metallica, acha que Bon Scott é o vocalista mais legal de todos os tempos
O melhor guitarrista dos anos 1980, segundo Ritchie Blackmore: "Ele é absurdo"
Zakk Wylde quebra jejum de 25 anos e toca "No More Tears" em tributo a Ozzy Osbourne
Jack Osbourne expõe "banda gigante" que exigiu quantia absurda no último show de Ozzy
Usando Pink Floyd como exemplo, Sammy Hagar diz não querer mais contato com Alex Van Halen
Kiko Loureiro: Afastamento do Angra começou antes do Megadeth
A banda em que Lars Ulrich se ofereceu para tocar bateria: "ele tem meu número"
A opinião de Luiz Schiavon, do RPM, sobre o ex-patrão Fausto Silva



Metal Church lança vídeo de "Brainwash Game", faixa de seu próximo disco
Iron Maiden: Em 1992 eles lançavam Fear Of The Dark



