Nosferatu: gente talentosa e séria na cena
Resenha - Returning to the Slaughter - Nosferatu
Por Glauco Silva
Postado em 20 de maio de 2007
Nota: 7 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
Taí uma banda que vi há anos atrás, ao vivo, e não gostei nem um pouco... mas felizmente tem gente talentosa e séria na cena, e o quinteto campineiro optou por aprender ralando na estrada - o resultado não podia ser outro: evolução, identidade e presença de palco melhorando a níveis (com o perdão do trocadilho) assombrosos.

Dado que só atualmente conheci o som da banda, chega quase a ser sacanagem comentar uma demo editada em 2004... por outro lado, é a confirmação de que aproveitaram com plenitude seu potencial (então) latente. As 6 faixas são calcadíssimas na NWOBHM, em especial o Maiden dos 2 primeiros álbuns. De prima, o trabalho de Gustavo Lúcio nas 4 cordas chama a atenção - muita pegada e fraseados criativos, dando base firme e segurança ao competente Diego Xavier na batera. Sem dúvida, este baixista é uma revelação!
Andherson Némer às vezes exagera na dose quando solta agudos, mas sua voz em tom "normal" agrada aos ouvidos e casa bem com o instrumental. Hussein Salim e Anderson Frias dão um show de entrosamento e harmonia nas guitarras... nada genial ou cheio de originalidade nesta gravação, mas que já demonstrava coragem pra ousar/arriscar. Vale ressaltar que Hussein recentemente assumiu os vocais da banda também - com maestria, diga-se de passagem - e arrebenta ao vivo.
Quanto às faixas em si: boa qualidade de gravação, que alternam andamentos extremamente empolgantes ('Nosferatu', 'Night Walker'), refrões grudentos e belíssimos duetos de guitarras (a longa instrumental 'Warrior', com uma pegada lembrando 'Genghis Khan', do Iron). Mas eu destacaria mesmo a 3ª faixa, a ótima 'Execution', que resume todas as boas qualidades da banda.
Só acho que poderia haver mais capricho no encarte (inexistente) e na apresentação de informações sobre a banda: passei por uns 4 sites diferentes e não consegui descobrir a atual formação - fora os guitars e baixo, que continuam os mesmos. Mais atenção a esse detalhe, e o Nosferatu já demonstra ter dado passos o suficiente pra sair da categoria 'banda de garagem' a conquistar seu merecido espaço ao sol.
Em tempo: essa demo deve ser editada em vinil ainda esse ano via Dark Sun Records, em 500 cópias limitadas. Ótima iniciativa - mas dado o que presenciei ao vivo semanas atrás, demorou pra lançarem algo novo de estúdio, pois a banda hoje em dia se encontra MUITO melhor. Corra atrás!
Faixas:
1. Intro (2:08)
2. Night Walker (7:51)
3. Execution (6:29)
4. Warrior (4:28)
5. Full Moon Night (8:14)
6. Nosferatu (6:42)
Tempo total - 35:52
Contatos: [email protected]
Sites:
http://nosferatumetal.cjb.net
http://www.myspace.com/NosferatuBrazil
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O melhor livro de todos os tempos, segundo Robert Smith do The Cure
O tipo de banda que Joey Ramone odiava; "toda esta merda de nova fórmula de rock"
Sai Mario, entra Luigi: brasileiro assume temporariamente a bateria do Gojira
A obra-prima do rock anos 90 que foi gravada em uma mansão medieval assombrada na Inglaterra
Rick Wakeman anuncia detalhes de novo álbum, "Return to the Red Planet"
5 álbuns de rock que são maiores que a própria banda
5 músicas que fazem o metaleiro olhar para o amigo e dizer: "Agora ficou sério"
O melhor e o pior álbum do Iron Maiden de todos os tempos, segundo Nicko McBrain
Devin Townsend ainda não ouviu Angine de Poitrine para poder continuar os odiando
Guitarrista e baterista negam que o Venom seja projeto solo de Cronos
Brent Hinds vivia "escapando da morte", segundo baterista do Mastodon
A banda que reviveu estilo esquecido de metal e arrecadou R$705 mil em 37 minutos
Plebe Rude celebra "O Concreto Já Rachou" com relançamento e versão de "Até Quando Esperar"
Slipknot confirma produtor com o qual está trabalhando em novas músicas
Ghost anuncia "2 Big to Rig", registro ao vivo da "Skeletour" no México
O megahit sertanejo que tornou competição nas rádios desleal, segundo Tico Santta Cruz
Paul McCartney relembra o dia que Frank Sinatra rejeitou sua música
Por que Casagrande precisou de escolta de psicóloga para participar de programa de Gordo?

Brasileiro Puukkojunkkari faz ótimo punk/hardcore extremo cantando em finlandês
A Arquitetura da Fé e da Melodia - Michael Sweet Transmite Paz em "The Master Plan"
Headhunter DC - Death Metal como arma, identidade e resistência
Black Swan - Quando a experiência se transforma em poder de fogo
Hellacopters acerta (de novo) com seu rock n' roll visceral em "Cream Of The Crap! - Volume 3"
Yes - Seguindo firme e forte em "Aurora"
"Break The Silence" prova que o mainstream precisa do Beyond The Black
Há 40 anos o Queen lançava "A Kind of Magic", álbum que marcou a despedida de Freddie dos palcos
O melhor disco ao vivo de rock de todos os tempos



