Resenha - Move By Yourself - Donavon Frankenreiter
Por Ricardo Seelig
Postado em 21 de novembro de 2006
O americano Donavon Frankenreiter conseguiu bastante destaque aqui no Brasil com o seu auto-intitulado álbum de estréia, puxado pelo hit "Free" e por uma enorme influência do conterrâneo Jack Johnson (que não por acaso fazia uma participação especial na música citada). O surpreendente é que, ao invés de seguir o mesmo caminho fácil em seu segundo disco, Donavon conseguiu criar uma identidade musical bastante interessante em seu novo álbum.

"Move By Yourself" é despretensioso do início ao fim. A música título, que abre o CD, possui um balanço funk setentista delicioso. "The Way It Is", o primeiro single, tem um belo arranjo de cordas e vem carregada de influências da disco music, enquanto o apelo pop e o bom gosto marcam ponto na balada "By Your Side".
A influência de Jack Johnson só aparece no disco na quarta faixa, "These Arms" e ainda assim de forma tímida. O principal destaque desta canção é o solo de teclado, que dá um clima vintage à música, lembrando gigantes do passado como o Traffic.
Destaque também para o rock despretensioso de "That´s Too Bad (Byron Jam)" e "Girl Like You", além da acústica "Beautiful Day", que fecha o disco.
Cheio de personalidade, Donavon Frankenreiter mostra talento ao distanciar-se do havaiano Johnson e sua centena de clones, jogando todas as suas fichas na construção de um som carregado de influências do funk e da disco music, além de pitadas de gospel em uma ou outra faixa. Em vários momentos temos longas passagens instrumentais, dando um clima ainda mais "free" ao disco, com aquela aura de jam entre os músicos.
"Move By Yourself" vai surpreender muita gente. Quem espera um álbum similar a sua estréia pode até estranhar, mas o fato é que Frankenreiter distancia-se da surf music acústica tão em voga no momento, soando muito mais como um velho hippie dos novos tempos do que como mais uma carinha bonitinha no dial. Um belo trabalho, sem dúvida alguma.
Faixas:
1. Move By Yourself
2. The Way It Is
3. By Your Side
4. These Arms
5. Let It Go
6. Fool
7. Everytime
8. That´s Too Bad (Byron Jam)
9. Girl Like You
10. All Around Us
11. Beautiful Day
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Baterista do Arch Enemy afirma que saída de Alissa White-Gluz não foi uma surpresa
Daniel Erlandsson comenta a "treta" entre Kiko Loureiro e o Arch Enemy
O melhor álbum de metal de todos os tempos, segundo Gary Holt do Exodus
A banda nova de metal que Bruno Valverde está ouvindo: "Eles são diferenciados"
Max Cavalera revela o maior mal-entendido sobre sua saída do Sepultura
A pior música de "Appetite for Destruction", de acordo com o Loudwire
O disco que define o metal, na opinião de Amy Lee, vocalista do Evanescence
AC/DC chama público argentino de "melhor do mundo", segundo Brian Johnson
Marcelo Bonfá explica fim de projeto com Dado Villa-Lobos
Tecladista admite ter mentido de propósito sobre reunião do Journey com Steve Perry
Vocalista admite ter pedido demissão do Journey antes da atual turnê
O melhor disco de música pesada dos anos 1980, segundo o Loudwire
Daniel Erlandsson diz que retorno de Angela Gossow ao Arch Enemy não daria certo
Com brasileiros e lendas do rock, Eric Clapton anuncia cast do Crossroads Guitar Festival 2026
Kiko Loureiro e Edu Falaschi participarão de show que o Angra fará no Japão
Total Guitar: os 20 melhores riffs de guitarra da história
A resposta de Prince após Caetano Veloso o confrontar: "Escuta, isso é desagradável"
Marilyn Manson: vocalista revela suas estranhas fobias sexuais

Auri - A Magia Cinematográfica de "III - Candles & Beginnings"
Orbit Culture carrega orgulhoso a bandeira do metal moderno no bom "Death Above Life"
A todo o mundo, a todos meus amigos: Megadeth se despede com seu autointitulado disco
"Old Lions Still Roar", o único álbum solo de Phil Campbell
Death: Responsáveis por elevar a música pesada a novo nível



